Torre de los Ingleses: polêmica britânica em Buenos Aires

Torre de los Ingleses: polêmica britânica em Buenos Aires

Não é mesmo maravilhoso render-se aos encantos de cada detalhe que uma viagem pode proporcionar? É uma pergunta retórica, já que todos nós sabemos muito bem a resposta. Repleta de história, a Torre de los Ingleses é uma destes locais que valem muito a pena conhecer. Acompanhe mais sobre este monumento centenário de Buenos Aires.

Presente histórico

Passeios ao ar livre

Buenos Aires é repleta de marcas de diversos imigrantes, o que também é evidenciado em sua arquitetura. A Torre Monumentalex Torre de los Ingleses, inaugurada em 1916, que continua sendo chamada por muitos pelo antigo nome, é um destes exemplos de mescla cultural. Alguns detalhes chamam a atenção: a torre está localizada na Plaza Fuerza Aérea Argentina (antiga Praça Britânica). Isso mesmo: temos a antiga Torre de los Ingleses na antiga Praça Britânica. Mas qual o motivo das mudanças de nomes?

Torres de Los Ingleses na inauguração

Enquanto aliados históricos (Argentina e Reino Unido), os britânicos, em homenagem a Revolução de Maio que levou à independência da Argentina, decidiram presentear o país com a construção de uma coluna monumental.  No entanto, o que era pra ser uma coluna evoluiu para uma imponente torre com mais de 60 metros de altura.

De amigos a inimigos de guerra

A situação entre amigos que se presenteiam mudou bastante por uma razão: a Guerra das Malvinas. O conflito armado entre a Argentina e o Reino Unido ocorrido, nas Ilhas Malvinas, em junho de 1982. Disputa essa pela soberania do arquipélagos já dominados pelos ingleses. Como era de se esperar, em meio à hostilidade, mortes e prisões, a “amizade” entre os dois países chegou ao fim.

Guerra das Malvinas: conheça a história

Mas como a Guerra das Malvinas é assunto longo, voltemos ao assunto deste post, a Torre Monumental (a famosa ex Torre de los Ingleses). Ah, agora você já sabe a razão de toda a troca de nomes. O motivo de a Torre Monumental ser ex Torre de los Ingleses e estar situada na Plaza Fuerza Aérea Argentina, antiga Praça Britânica.  Foi tudo devido ao desentendimento militar envolvendo os dois países.

Curiosidades sobre a Torre de los Ingleses

Relógio da Torre de Los Ingleses

Além de toda beleza que já é exposta a quem simplesmente passa pelo monumento, a Torre de los Ingleses guarda algumas curiosidades. Confira:

  • Os relógios que se encontram nas quatro laterais da torre, não só lembram o relógio do Big Ben. Na verdade, são réplicas, menores, é claro, do famoso e mundialmente conhecido relógio londrino
  • Antes de ser construído o Obelisco, atual símbolo portenho, a Torre de los Ingleses foi tida com a marca de Buenos Aires por 20 anos.
  • Apenas a areia e água utilizadas para construção da torre são argentinas. Tijolos, cimento e demais materiais foram trazidos da Inglaterra. Inclusive os operários que trabalharam na construção também eram ingleses
  • A torre esteve fechada por muitos anos, devido aos estragos causados por ataques no pós Guerra das Malvinas. Sua restauração só foi possível com base nas fotos da época, pois o projeto original estava na Inglaterra. Neste momento Argentina e Inglaterra  não mantinham relações diplomáticas.

A torre atualmente

Mesmo com a troca de nome e todo o conflito histórico, a Torre Monumental (ex Torre de los Ingleses) continua no mesmo lugar. E que lugar! No bairro Retiro, mais precisamente na Avenida del Libertador, 49.

Saiba tudo sobre o bairro Retiro em Buenos Aires

áreas verdes em buenos aires no pós quarentena

A boa notícia é que quem a visita, além de ter contato com esse mar de histórias, pode aproveitar para conhecer diversos outros pontos turísticos importantes de Buenos Aires. Já pode colocar na lista: Plaza San Martín, localizada no cruzamento da avenida Leandro Além e a da rua Maipú, com seus diversos atrativos, a famosa Florida, elegante rua comercial e queridinha de muitos brasileiros, além do próprio Retiro, bairro considerado um dos mais elegantes da cidade.

Mirante e visitação

A torre hoje conta com um elevador mais moderno, que ainda utiliza os mesmos mecanismos de seu exemplar, o original inglês. Por aí é possível acessar o sexto andar, onde estão diversas relíquias da época. Com destaque para o mirante, de onde é possível apreciar uma vista única do bairro Retiro e do porto de Buenos Aires.

Na visita, é possível ver mais de perto os detalhes da torre, como os brasões do Reino Unido e da República Argentina.

Confira aqui os horários e valores atualizados para visitação 

A Torre Monumental fecha todas as terças-feiras e nos seguintes dias: Sexta-feira Santa, Dia do Trabalho (1º de maio), Natal (25 de dezembro) e Ano Novo (1º de janeiro).

Dica Aguiar

Agora que você já sabe mais sobre a belíssima Torres de los Ingleses, que tal planejar os passeios na cidade? A Aguiar Buenos Aires, claro, tem as melhores experiências. Para saber mais detalhes dos serviços oferecidos, como datas, horários e valores promocionais, entre em contato através do nosso WhatsApp clicando AQUI. Ele funciona de segunda à sábado de 8h às 21h, com atendimento 100% em português.

Confira agora os passeios e shows de tango promocionais da Aguiar

Aguiar

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos acompanhar nosso blog onde encontrará dicas, lista de restaurantes, hoteis e muitos passeios. E não deixe de nos SEGUIR NO INSTAGRAM para ver nossos posts diretamente de Buenos Aires.

Posts relacionados
Passeios em oferta
Dicas de Buenos Aires
Roteiros digitais
Tem alguma dúvida?
Contact Form Demo
Brunna Brok
Diretora da Aguiar Buenos Aires e completamente apaixonada pela cidade. Brunna Brok é paulista, mas já vive há mais de 12 anos em Buenos Aires com os dois filhos pequenos. Assina diversos posts do blog, é apresentadora do canal do youtube, gerencia o Instagram, assina a coluna Mis Favoritos do blog e coordena as ações de marketing da Aguiar. Passa metade do dia sonhando e a outra planejando como realizá-los. Apesar do seu vício por trabalho, também ama viajar, jogar futebol, café e chocolate!
Compartilhe!
Segue a gente!