Turismo Religioso em Buenos Aires: pluralidade
Turismo Religioso em Buenos Aires: pluralidade
A religião e os costumes muitas vezes ligados a ela são um tema de grande interesse para muitas pessoas e podem resultar em uma forma inovadora e interessante de conhecer uma cidade. Traçamos aqui um roteiro especial para você que gostaria de fazer turismo religioso em Buenos Aires.
Pluralidade
Você sabia que a Argentina tem a maior comunidade judaica da América Latina? Atualmente, há cerca de 200 mil judeus no país, 85% está em Buenos Aires. Muitos deles vivem de maneira ortodoxa a religião e os costumes de seu povo. Outra comunidade muito forte na capital portenha é a dos muçulmanos. Embora não haja dados oficiais, calcula-se que cerca de 1 milhão deles vivem em todo o país.
Nosso roteiro de turismo religioso em Buenos Aires inclui também pontos turísticos ligados à Igreja Católica, muitos dos quais já falamos aqui no blog.
Igrejas
No que diz respeito às igrejas, há diversas realmente belíssimas, mas como são tantas e certamente você quer tirar o máximo proveito de seu tempo, listamos doze delas pra você visitar.
Tour do Papa
O circuito papal ou Tour do Papa, é bastante procurado pelo turismo religioso em Buenos Aires. Há um passeio gratuito que pode ser feito de ônibus e que passa por diversos locais que marcaram a vida do Papa Francisco.
Como a Basílica de San José de Flores, frequentada pelo sumo pontífice desde a infância e onde ele afirma que descobriu sua vocação, a casa onde viveu seus primeiros anos, o colégio onde estudou e até a barbearia onde costumava cortar o cabelo.
Nossa dica: consulte a disponibilidade antecipadamente.
Terra Santa
O Parque Temático Tierra Santa é outro passeio recomendado para quem quer fazer turismo religioso em Buenos Aires. O parque leva o visitante em uma viagem ao início da era cristã.
A cidade cenográfica reproduz vários lugares importantes na vida de Jesus Cristo e está ambientada com música e atores vestidos a caráter. As culturas judaica, romana e árabe também estão presentes, especialmente no museu da religiosidade.
Onde fica? Av. Costanera Rafael Obligado, 5790 (Belgrano)
Leia nosso post completo sobre o Parque Temático Tierra Santa.
Turismo Judaico
A comunidade judaica possui diferentes correntes e tradições e pode-se dizer que Buenos Aires está bem equipada de espaços voltados para suas necessidades.
A começar por hotéis e restaurantes kosher, isto é, aptos para oferecer serviços dentro das exigências da religião judaica no que se refere à alimentação, descanso sabático e festividades em geral.
Como não poderia deixar de ser, há uma grande quantidade de templos e sinagogas na capital portenha. A Sinagoga de la Congregación Israelita Argentina, ou simplesmente Templo Libertad, fica em um dos mais belos edifícios da comunidade judaica na capital portenha e foi declarado Patrimônio Arquitetônico da Cidade no ano 2000.
Onde fica? Rua Libertad, 785 (Centro histórico)
O Gran Templo Paso é uma das sinagogas mais belas da América Latina e destaca-se por sua intensa atividade cultural. Foi construído em 1929 e também declarado Patrimônio Arquitetônico da Cidade.
No local, foi instalado o primeiro Talmud Torá (casa de estudos religiosos) de Buenos Aires, fundado em 1894.
Onde fica? Rua Paso, 423 (Balvanera)
O Templo Or Torah é outra bela sinagoga portenha e conta com janelas arredondadas, mosaicos e um pátio no estilo andaluz.
Os templos judeus podem ser reformistas ou ortodoxos e a roupa com que as mulheres devem frequentá-los varia de acordo com essa característica. De uma maneira geral, você deve se vestir de maneira simples, de preferência um vestido claro, longo e sem decote. Se o templo é ortodoxo, deve cobrir a cabeça com um lenço.
Onde fica? Rua Brandsen, 1444 (Barracas)
Além disso, a cidade conta ainda com livrarias especializadas, que além de publicações variadas, vendem também diferentes objetos religiosos e artigos judaicos.
Entre os museus, destaque para o Museo Ana Frank (Superí, 2647), o Museo del Holocausto (Montevideo, 919) e o Museo Judío de Buenos Aires Salvador Kibrick (Libertad 769).
Veja aqui a lista dos espaços voltados para a comunidade judaica em Buenos Aires.
Turismo Halal
A presença muçulmana na Argentina é também visivelmente forte e há belas mesquitas que merecem uma visita. O turismo halal que em árabe quer dizer o que é permitido, admissível e saudável para o ser humano de acordo com as leis islâmicas, tem crescido em todo o mundo e na Argentina não é diferente.
Nossa primeira sugestão é conhecer a Mezquita Al-Ahmad, primeiro templo de arquitetura islâmica da capital portenha e da Argentina. O dia mais frequentado é sexta-feira, no horário do almoço, quando muitos fiéis comparecem ao local para fazer a oração mais importante da semana.
Onde fica? Rua Alberti, 1541 (San Cristóbal)
O belo prédio do Centro Cultural Islámico Custódio de las dos Sagradas Mezquitas Rey Fahd, inaugurado em setembro de 2000, abriga a maior mesquita de Buenos Aires, com capacidade para 1500 homens no térreo e 500 mulheres no primeiro andar.
Conta com biblioteca, sala de exposições, auditório e também um colégio.
Onde fica? Av.Bullrich, 55 (Palermo)
Outro local que você pode gostar de visitar é a Mezquita At-Tauhid. Fundada em outubro de 1983, o edifício se caracteriza por uma construção simples, mas interessante, que reflete o estilo islâmico na fachada.
Importante: as mulheres que visitem os centros islâmicos devem usar saia longa ou calça comprida folgada, blusa de manga comprida e um lenço para cobrir a cabeça.
Onde fica? Rua Felipe Vallese, 3614 (Floresta)
Dica Aguiar
O turismo religioso em Buenos Aires é muito importante, assim como qualquer outro passeio, por isso, merece todo respeito.
Se quiser saber mais sobre outros locais para visitar, veja em nosso BLOG, as mais de 1000 matérias com dicas e curiosidades!
Nossa dica: consulte antecipadamente os locais que deseja visitar, para saber dias e horários de funcionamento, assim como a necessidade de reserva.
Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.