A casa de uma antiga e importante família e hoje parte do patrimônio da Unesco é o assunto do dia. Aqui você verá a importância histórica e cultural que o museu Villa Ocampo tem para a Argentina.

Museu Villa Ocampo: história

Villa Ocampo

Em 1973, Victoria decidiu, ainda em vida, doar sua casa com o propósito de “servir em um espírito vivo e criador para promover o estudo e desenvolvimento de atividades culturais, literárias, artísticas e de comunicação social e paz entre os povos”. Palavras ditas pela própria na ata de doação do local, onde viveu até sua morte.

 Conheça 5 museus imperdíveis pra visitar em Buenos Aires.

 

Patrimônio Unesco

Villa Ocampo

A antiga casa de Victoria Ocampo foi convertida em museu, patrimônio da Unesco, de acordo com seu desejo expressado ainda em vida. A escritora se dedicava à educação, literatura e a promover o diálogo e a diversidade entre culturas. Hoje o local tem a missão de atualizar o legado de Victoria para colaborar ativamente com o desenvolvimento cultural da sociedade. Sendo assim, em consonância com o objetivo de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas.

Acesse aqui uma lista de museus gratuitos em Buenos Aires!

Victoria Ocampo: uma importante figura

Villa Ocampo

Victoria foi uma mulher muito à frente do seu tempo. Além de ser a fundadora da importante revista “Sur”, com edição mensal ou bimestral. A publicação foi considerada uma ponte cultural entre a Argentina e o resto do mundo. Além disso, foi a primeira mulher a ser admitida na Academia de Letras. Contrariando os costumes da época, também foi a primeira a tirar carteira de motorista no país, fumava em público e usava calças quando não era nada usual para a época.

A Revista Sur foi criada em 1931 e teve seu último exemplar publicado em 1992. Hoje em dia é possível adquirir exemplares na loja do Museu.

Villa Ocampo

Biblioteca

Villa Ocampo

A biblioteca localizada no último andar de Villa Ocampo, tornou-se patrimônio do mundo na América latina. A coleção contém mais de 12 mil livros. Inúmeros exemplares estão assinados pelos célebres autores, muitos deles amigos pessoais de Victoria. Sur contou com a colaboração de figuras de todas as partes do mundo. Homens e mulheres como Borges, Sartre, Gandhi, Cortázar, entre outros foram também parte de algumas edições da revista.

O acervo constitui um patrimônio único do que se considera uma das revistas literárias mais importante de língua espanhola do século XX.  

 

Villa Ocampo

Bistrô e Jardins

Villa Ocampo

O Museu Villa Ocampo está localizado num terreno muito arborizado e repleto de área verde. Além disso, um charmoso bistrô com varanda e mesas dispostas ao ar livre valem muito a visita. Para almoços, se pede para reservar para horários definidos. Porém, a partir das 14h se pode almoçar sem reservar antes. A casa tem um menu especial no segundo sábado de cada mês a partir das 20h30 (com reserva prévia). Trabalham também com eventos sociais e corporativos. O local está aberto de sexta a domingo e feriados, das 12h30 às 19h.

Villa Ocampo

Serviço

Villa Ocampo

Esse incrível local está localizado em Béccar, Buenos Aires. Você pode chegar facilmente pela linha Mitre do trem. Veja aqui como chegar.

O museu está aberto de sexta a domingo e feriados das 12h30 às 19h. Porém, caso deseje realizar a visita guiada, que é muito válida, não é necessário reservar. Mas se recomenda chegar com cerca de 40 minutos de antecedência para garantir vaga. É possível realizar às 14h, 16h e 17h. Para grupos somente com reserva.

Onde fica? Elortondo 1837, Béccar, Buenos Aires. Mais informações no site do local.

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.

Tem alguma dúvida?

Mês da viagem

Nome

Email

Duvida

Deseja receber nossas ofertas?