Tudo o que você precisar saber sobre como se locomover em Buenos Aires

Para os planos de uma viagem é essencial pensar como organizar o roteiro já estando no local de destino. Se você está de malas prontas e a pergunta é como se locomover em Buenos Aires, trazemos todas as respostas. Acompanhe!

Como se locomover em Buenos Aires: caminhada

Caminhar pela capital portenha é uma delícia, justamente por este motivo não poderia ficar fora da lista de como se locomover por Buenos Aires. E se pensa que o atrativo maior é a beleza da cidade, complementamos com outro destaque: a cidade é muito plana. O que, obviamente, contribuí e propicia conhecê-la caminhando. Nossa dica é ter à postos sapatos confortáveis e separar o roteiro por bairros. Um dia recorrer Puerto Madero, no outro dia a Recoleta e, assim, de acordo com seu perfil turístico. Vale à pena!

Bicicleta

Argentina possuí uma rede de ciclovias que alcança a marca de  mais de 181 kilómetros, conectando alguns dos pontos mais importantes da cidade. As faixas exclusivas para bicicletas estão instaladas estrategicamente em ruas secundárias, justamente pensado para desafogar as regiões de muito trânsito. É uma excelente opção para quem é animado e quer aproveitar as longas extensões de ciclovia portenhas. A dica de ouro é aproveitar a EcoBici, transporte público de bicicletas, que funciona todos os dias, 24h.

Transporte público: ônibus

Está achando muito cansativo essa história de caminhada e bicicleta? Já está ai se perguntando onde está o transporte público (aquele motorizado)? Eis que aqui está o ônibus ou “colectivo”, como é chamado em Buenos Aires.
Com grande oferta e vasto número de linhas que atendem toda a cidade, o transporte é bem econômico, se comparado aos padrões brasileiros, por exemplo. Veja:

          Distância                         Valor da passagem

 Até 3 km                                     $ 9,00

De 3 km a 6km                           $ 9,25

De 6 km a 12 km                        $ 9,50

   De 12 km a 27 km                      $ 10,25

   Más de 27 km                             $ 10,75

Uma das principais dicas sobre como se locomover em Buenos Aires diz respeito ao pagamento da tarifa do transporte público. Não é aceito pagamento em dinheiro. Para uma viagem em ônibus é necessário adquirir um cartão de pagamento eletrônico de passagem, a “tarjeta SUBE”.

Quem saber mais sobre como se locomover em Buenos Aires com o cartão SUBE? Acesse!

Trem

As linhas de trem, em geral, são mais utilizadas pelos moradores da Argentina, principalmente no que diz respeito a locomoção entre capital (essa parte turística e mais conhecida) e as regiões que compõem a chamada Gran Buenos Aires. Em geral, não é tão utilizado por turistas. Vale lembrar que as estações geralmente estão localizadas em locais de grande fluxo de pessoas. Assim, em caso de utilização deste meio de transporte, o cuidado deve ser redobrado. Ah, o boleto ou a passagem custa 16 pesos, caso compre sem o cartão SUBE (esse que falamos acima).

Metrô

O metrô de Buenos Aires é icônico. Em 1913 foi inaugurada a linha A, do chamado subte, a primeira linha subterrânea da América Latina. Hoje, opera com número recordes, são mais de 30 milhões de usuários por mês. Isso porque o transporte, que hoje oferece seis linhas, faz conexão com toda Buenos Aires. O que facilita e muito a vida de turistas que querem conhecer a capital, de maneira, rápida e econômica.

Confira o funcionamento: de segunda a sábado da 5h às 23h. Aos domingos e feriados, das 8h até cerca das 22h, também de acordo com a linha. o valor é de 7,50 pesos argentinos, mas quanto mais usar a SUBE, mais barato sai a passagem, pois há um plano de descontos de acordo com a quantidade de vezes que você utiliza o metrô durante o mês.

Para saber tudo sobre o metrô de Buenos Aires acesse a nossa matéria completa AQUI!

Como se locomover em Buenos Aires de metrô é mesmo uma pergunta recorrente. Para facilitar, fizemos um post exclusivo que te conta tudo o que precisa saber para conseguir o subte da melhor maneira.

Transporte urbano: táxi

Você já deve ter em mente a imagem do táxi portenho. Preto e amarelo ele já faz parte do cenário da capital. Buenos Aires conta com uma frota grande de veículos. Assim, se está em uma grande avenida ou mesmo em um local turístico, seguramente encontrará oferta de transporte. No entanto, vale fazer constar que nem todos os veículos aceitam cartão de crédito. Por isso, é sempre bom perguntar, caso essa seja sua forma de pagamento. Tem dúvida sobre o valor? Fica fácil com o site Taxista Virtual. Você informa a origem e o destino e é feita uma simulação de tarifa. Prático, não é?

Ainda tem dúvida de como se locomover em Buenos Aires de taxi? Confira este post com todas as dicas!

Uber

Sim, o mais polêmico para o final, o Uber. Na verdade, hoje, nem tão polêmico assim. Como em todo o mundo, a aplicação já caiu no gosto popular, seja de moradores ou de turistas. Em Buenos Aires, na atualidade, funciona normalmente.

Diversos turistas, os mais cautelosos, preferem sempre usar a aplicação, devido à segurança, para se locomoverem. Vale lembrar que à parte do valor da corrida, será cobrado IOF (Imposto Sobre Operações Financeiras), devido à transação internacional no cartão de crédito.

Ficou na dúvida entre táxi e uber? A gente te ajuda com ESSE post!

Finalmente, como se locomover em Buenos Aires não é tarefa difícil, ainda mais com tantas opções. Já dá para se organizar para caminhadas, usar o transporte público ou mesmo otimizar o tempo com táxi ou Uber. Aproveite e monte seu roteiro com todos os atrativos!

Confira aqui os principais passeios para fazer em Buenos Aires!

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.

Tem alguma dúvida?

Nome

Email

Mês da viagem

Duvida

Deseja receber nossas ofertas?

About the Author:

Rachel Oliveira
Diretamente de Belo Horizonte, ela gosta mesmo é de uma prosa. Rachel é comunicóloga e pós-graduada em Marketing e Comunicação. Na Aguiar, coordena a equipe de marketing e atendimento, sempre com novas ideias e projetos. Apaixonada por cachorros, ela ama comida mineira e o vinho portenho é dono de seu coração. Cruzeirense, curte esportes e tenta ser fitness. Bem - humorada e fã de uma boa piada, é dona de uma gargalhada de muitos decibéis.