curiosidades-sobre-a-comida-argentina-carne-argentina

8 curiosidades sobre a comida argentina

8 curiosidades sobre a comida argentina

Cada país tem suas particularidades e com a Argentina não poderia ser diferente. Listamos aqui 8 curiosidades sobre a comida argentina ou sobre o hábito de comer que são típicas dos hermanos. Você vai gostar de saber delas antes de ir a um restaurante argentino.

Costumes gastronômicos

avenida-caseros-restaurante-thepizza

Você gosta de comida com muito ou pouco sal? Costuma acrescentar molhos na hora de comer? Não vive sem um feijão com arroz? Talvez tenha o costume de dar um pouco mais de gorjeta se considera que o garçom merece?

Cada pessoa tem seus próprios valores culinários e com os argentinos não seria diferente. Conheça agora 8 curiosidades sobre a comida argentina ou sobre o hábito de comer que são típicas dos hermanos.

 Pouco sal

curiosidades-sobre-a-comida-argentina-sal

Muito antes de virar tendência, os argentinos já costumavam cozinhar com pouco sal. É muito comum nos restaurantes daqui ver os brasileiros acrescentando sal diretamente no prato.

Isso vale também para temperos em geral, a comida argentina, geralmente é de sabor suave, se comparada à brasileira.

 Pão e batata

curiosidades-sobre-a-comida-argentina-papa

O argentino come muito pão e muita batata, em inúmeras variações e tudo junto. A dupla é definitivamente a campeã no gosto deles quando se trata de escolher o acompanhamento para o prato principal.

No caso da batata, pode ser frita, assada, feito torta, na salada de maionese, como for. A “papa” e o pão, estão no paladar e no coração de 9 entre 10 argentinos.

 Arroz nas refeições

curiosidades-sobre-a-comida-argentina-arroz

O arrozinho básico do brasileiro não é muito popular por aqui. A maioria dos pratos que tem como acompanhamento opções de saladas ou algum tipo de batata. Mas se você quiser muito comer arroz, fique tranquilo. Pode tentar trocar o acompanhamento ou pedir uma porção à parte.

Tem feijão?

Já com relação ao feijão a história é diferente. Essa leguminosa tão amada pelos brasileiros é praticamente ignorada pelos argentinos.

Simplesmente não faz parte da cultura. Melhor aproveitar para desfrutar de outras delícias em terras argentinas que você não terá ao voltar para casa.

 Conheça o chimichurri

O chimichurri é um ótimo exemplo de tempero bem argentino. Trata-se de um molho à base de salsinha, alho, orégano, vinagre, azeite de oliva, pimenta moída e um pouco de sal.

Fica bem até para acompanhar o pãozinho da entrada, mas é usado principalmente com tradicional “asado” (churrasco) argentino.

Soda e água com gás

curiosidades-sobre-a-comida-argentina-soda

É algo que só existe na Argentina e está tão enraizado na cultura local quanto o mate, por exemplo. Tanto nas casas quanto nos restaurantes, a soda está sempre presente na mesa.

Nada mais é do que água com gás, mas armazenada num recipiente desenhado especialmente para “turbinar” a bebida.

Veja detalhes das bebidas típicas Argentinas

Cubiertos e serviço de mesa

Outra “novidade” para o brasileiro na mesa argentina é o cubierto. É uma taxa extra, cobrada nos restaurantes por cada pessoa que se senta para comer. O valor varia de acordo com o local e deve estar informado no cardápio.

Importante saber que não é o que normalmente chamamos de couvert, aquela cestinha com pães acompanhada de algum patê ou manteiga, que no Brasil é cobrado a parte. Na Argentina, está incluso no preço dos pratos, nem adianta recusar os pãezinhos. Você terá que pagar o cubierto do mesmo jeito.

 Propina é diferente do Brasil

curiosidades-sobre-a-comida-argentina-propina

Na Argentina, propinaé a nossa gorjeta, ela não vem incluída na conta. E como não é oficial, não existe um percentual especificado para a gorjeta.

Em geral, pode ser entre 10% e 15% do total da conta, mas é claro que isso depende de cada um, bem como da qualidade do serviço oferecido pelo garçom.

Dica Aguiar

E as curiosidades não param por ai. Tem mais alguns segredinhos:

  • O vinho tinto Malbec, o mate, o doce de leite, a empanada e o “asado” são considerados Patrimônio Cultural e Gastronômico Argentino;
  • É um costume local no dia 29 de cada mês comer “Ñoquis” e colocar um bilhete em baixo do prato para atrair mais dinheiro;

Gostou das dicas? Comente e nos marque no Instagram.

Conheça os 5 vinhos Malbec para experimentar

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.

Tem alguma dúvida?

[contact-form-7 id="18493" title="Formulário do Blog"]
Posts relacionados
Passeios em oferta
Dicas de Buenos Aires
Roteiros digitais
Tem alguma dúvida?
Contact Form Demo
Adriana Albuquerque
Piauiense de nascimento, cearense de coração e casada com um portenho, Adriana adotou Buenos Aires há 9 anos. Ela é formada Comunicação Social e mãe de uma adolescente e de um filho pequeno. Uniu-se à equipe da Aguiar para produzir posts para o blog e já soma centenas de textos. Provavelmente você já leu e anotou uma dicas que ela passou. Apaixonada pelo Brasil, aprendeu a amar também Buenos Aires. Já não pode viver sem mate, o chimarrão local. Adora ler, comer e viajar.
Compartilhe!
Segue a gente!