Embaixada do Brasil em Buenos Aires
Embaixada do Brasil em Buenos Aires
A capital portenha é internacionalmente conhecida pela beleza arquitetônica de seus clássicos edifícios ao estilo europeu. Neste post abordaremos um desses edíficios que está entre os mais lindos da cidade: a Embaixada do Brasil em Buenos Aires. Vale a pena passar por ali para uma foto.
Embaixada do Brasil em Buenos Aires
A Embaixada do Brasil em Buenos Aires é um excelente exemplo dessa arquitetura francesa herdada pela capital portenha no começo do século XX, que se destaca não só pela beleza, mas também por pertencer à nossa nação.
Endereço: Rua Adjacente Cerrito, 1350 (Microcentro)
Localizado na rua paralela à Avenida 9 de Julio, uma das mais largas do mundo e também local onde há uma grande concentração desses tais edifícios arquitetônicos ao redor da região do Microcentro.
Visto também que se encontra na divisa entre o bairro Recoleta e Retiro e na esquina com a Avenida Alvear, conhecida por ser uma das avenidas mais glamorosas de Buenos Aires, com diversos palácios e imponentes edifícios, como Palacio Duhau, Palacio Ortiz Basualdo e muitos outros.
O majestoso e deslumbrante edifício conhecido como a Embaixada do Brasil em Buenos Aires foi encomendado para ser originalmente a residência de um rico proprietário de terra chamado Celedonio Pereda, quem chamou um renomado arquiteto francês Louis Martin para desenhá-la inspirado no Museu Jacquemart-André de Paris, um importante edifício do século XVIII na França.
O palácio possui três andares e mais de 50 cômodos de muito luxo e abundância, decorados com ouro e pedras da melhor qualidade.
A inspiração foi levada a sério e tanto a fachada quanto a decoração interior foram fortemente baseadas no desenho-exemplo francês.
Em 1919 começaram as obras e devido a desentendimentos entre Pereda e Martin, em 1920 foi chamado outro arquiteto chamado Julio Dormal para continuá-las.
Para a decoração interior, Pereda também não poupou gastos. Encomendou uma série de ostentosas pinturas e murais do célebre pintor catalão José Maria Sert, que realizou as pinturas de acordo com a maquete do palácio, até hoje é considerado uma de suas melhores obras particulares e um complemento indispensável para o charme e elegância do palácio.
As pinturas são de inspiração veneziana, oriental, mediterrânea e hispânica, recriando cenas mitológicas ou populares.
Celidonio Pereda veio a falecer em 1941 e seus herdeiros colocaram o seu palácio à venda. Visto que pouquíssimos anos antes o então presidente do Brasil Getúlio Vargas visitou Buenos Aires e foi hospedado no edifício, o governo brasileiro resolveu adquirir o palácio em 1945 para a sua sede diplomática.
Logo em frente à Embaixada do Brasil em Buenos Aires, no lado oposto da Avenida 9 de Julio, se encontra também o Consulado Brasileiro de Buenos Aires, um importante endereço para os brasileiros na cidade, uma vez que qualquer trâmite e urgência em terras argentinas deverá ser feito ali.
Endereço: Rua Carlos Pellegrini, 1363 – 5º andar (Microcentro)
A Embaixada do Brasil em Buenos Aires ainda mantém toda a elegância que a residência de Pereda almejava intacta, com móveis e decoração original preservada.
Selfie Tour
Inclusive, é um dos pontos de visita do nosso Selfie Tour, o tour exclusivo da Aguiar Buenos Aires que passa pelos principais pontos turísticos, uma forma rápida e divertida de conhecer a cidade, com guia brasileiro, 100% em Português. Quer saber mais? Veja o nosso vídeo do passeio e se interessar entre contato com a gente.
RESERVE SEU PASSEIO COM DESCONTO AQUI
Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.