Feirinha de Artesanato da Recoleta é diversão e arte

 

 

Buenos Aires é uma cidade ampla, verde e extremamente “plástica”. Um lugar que nos convida à contemplação, a longas caminhadas e a paradas estratégicas, seja para tirar fotos ou para curtir a paisagem enquanto repomos as energias com um alfajor ou um cafezinho. Dois desses lugares estão pertinho um do outro e chegam a confundir-se: a Plaza Francia e a Plaza Intendente Alvear, duas áreas verdes cheias de vida e beleza no coração da Recoleta.

 

 

FEIRINHA DE ARTESANATO DA RECOLETA É DIVERSÃO E ARTE

 

feirinha de artesanato da recoleta

 

 

PLAZA FRANCIA

 

Plaza_Francia_02_Flickr

 

 

A Plaza Francia encontra-se no cruzamento das avenidas Del Libertador e Pueyrredón, na Recoleta. Foi desenhada pelo famoso paisagista Carlos Thays. O escultor francês Edmond Peynot foi o responsável pelo seu monumento central, chamado “Francia a la Argentina” (“França à Argentina”), um presente da comunidade francesa ao país por ocasião do Centenário da Revolução de Maio (1910).

 

“FRANCIA A LA ARGENTINA”

 

 

DSC_7331

 

 

As figuras em mármore de Carrara no centro do monumento representam a Ciência, a Indústria, a Agricultura e as Artes. Em bronze, quatro baixos-relevos evocam fatos históricos importantes: “La Primera Junta de Gobierno Criollo” (“A Primeira Junta do Governo Crioulo”) e “El Paso de los Andes” (Passagem dos Andes), na Argentina; e a “Tomada da Bastilha” e “A Declaração da Independência”, na França.

 

A duas nações estão representadas no topo do monumento por duas figuras femininas, guiadas por um anjo que personifica a Glória. Há ainda placas que recordam personalidades de origem francesa: o granadeiro Domingo Porteau, falecido durante o combate de San Lorenzo na luta pela Independência argentina, e o escritor e jornalista Émile Zola. Uma escultura realizada por Djibilian Lazaro representa Louis Braille, criador do sistema braille para cegos.

 

PLAZA INTENDENTE ALVEAR

 

Plaza_Intendente_Alvear

 

Em frente à verdadeira Plaza Francia, atravessando a Avenida Del Libertador, está a Plaza Intendente Alvear, confundida por muitos com a primeira. A feirinha de artesanato da Recoleta que hoje está nesta praça, acontecia originalmente na Plaza Francia. Quando a feira se mudou à Plaza Intendente Alvear, continuou sendo chamada de Feria de Plaza Francia, ou como todos conhecem hoje em dia, feirinha de artesanato da Recoleta, daí a confusão com os nomes das praças.

 

Veja aqui nosso post completo sobre o Bairro de Recoleta e todos seus atrativos!

 

MONUMENTO A TORCUATO DE ALVEAR

 

monumento_torcuato_de_alvear

 

Trata-se de uma homenagem ao primeiro intendente de Buenos Aires, Torcuato de Alvear, inaugurado em 1900. O busto do homenageado está na parte inferior de uma coluna dórica, adornada com uma figura alada de bronze que simboliza “A Glória” (“La Gloria”). A base traz baixos–relevos que representam a abertura da Avenida de Mayo, a pavimentação da Cidade e a parquização da Recoleta. Foi realizado por A. Jons e Juan Lauer.

 

FEIRINHA DE ARTESANATO DA RECOLETA

 

francia

 

 

A Feirinha de Artesanato da Recoleta foi inaugurada há mais de 30 anos. A qualidade dos trabalhos justifica a fama da feira, assim como a variedade de produtos, que vão desde pequenos objetos de arte a bijouterias e acessórios de moda, artigos de couro, prata, vidro, madeira e cerâmica, entre outros.

 

recoleta

 

 

É um passeio agradável e rico em atrações, muito frequentado pelos portenhos e por turistas de variadas nacionalidades. Funciona nos feriados e nos fins de semana, quando o espaço é tomado pelas barracas dos artesãos, o ar se enche de música com shows ao vivo e as crianças se divertem no gramado e seu entorno. Há também espetáculos de artistas locais, como malabaristas, teatro de bonecos, mímicos, palhaços e estátuas vivas.

 

Conheça as principais feiras de Buenos Aires nesse post.

Saiba mais:

Aproveite o dia na Recoleta para ir ao Centro Cultural da Recoleta.

Flor Metálica na Recoleta, conheça sua história.

Passeios em Buenos Aires: Ofertas e descontos.

Ofertas de Shows de Tango com desconto.

By | 2015-10-07T14:49:12+00:00 outubro 7th, 2015|Categories: ARTE + CULTURA, Blog, COMPRAS + DINHEIRO, DORMIR + BAIRROS|0 Comments

About the Author:

Adriana Albuquerque
Piauiense de nascimento, cearense de coração e casada com um portenho, Adriana adotou Buenos Aires há 7 anos. Ela é formada Comunicação Social, e mãe de uma adolescente e de um filho pequeno. Uniu-se à equipe da Aguiar para produzir posts para o blog e hoje é a nossa redatora mais ativa. Provavelmente você já leu e anotou uma dicas que ela passou. Apaixonada pelo Brasil, aprendeu a amar também Buenos Aires. Já não pode viver sem mate, o chimarrão local. Adora ler, comer e viajar.