Reais ou dólares na Argentina: o que é melhor?

 

É melhor levar reais ou dólares pra Argentina? Essa é uma pergunta que recebemos diariamente e que é muito difícil de responder, pois depende de vários fatores que vamos te explicar a seguir. É por isso que criamos esse post: para ajudar na hora de definir qual moeda trazer. Reais ou dólares na Argentina? Te ajudamos agora!

 

Reais ou dólares na Argentina: o que é melhor?

 

 

reais ou dólares na Argentina_01

 

É muito difícil definir se é melhor real ou dólar na Argentina para quem visita o país, pois tudo depende de por quanto o turista conseguirá comprar o dólar no Brasil (que pode variar de cidade para cidade) e quanto está a cotação para comprar pesos aqui na Argentina (que varia diariamente). Se você tem como comprar dólar a uma excelente cotação ou se já tem seus dólares guardados, não pense duas vezes. Traga dólares.

 

 

Reais ou dólares na Argentina

 

câmbio_em_Buenos_Aires_montagem_02

 

Na verdade, o assunto câmbio é complicado de opinar, pois depende da situação política e econômica do Brasil no momento da troca. Durante quase todo o primeiro semestre de 2017 o real estava super valorizado com relação ao peso argentino e na prática não estava valendo a pena comprar dólares e trazer para trocar por pesos. Bastava trazer o real e fazer a troca diretamente no aeroporto em sua chegada.

 

Reais ou dólares na Argentina: 

fazendo contas

 

câmbio_em_Buenos_Aires_casa_de_câmbio_montagemjpg

 

Mas com os escândalos envolvendo o atual presidente no Brasil, o real se desvalorizou no mundo e hoje, julho de 2017, essa situação mudou um pouco. Veja nossas contas:

 

1 real =  3,47 dólares (pesquisa realizada em julho de 2017)

1000 reais = compram 288 dólares

288 dólares = compram 4.668 pesos*

1000 reais = compram 4.200 pesos*

 

* Pesquisa realizada considerando a troca no Banco de La Nación Argentina. Com essa análise, o dólar é considerado a melhor moeda no momento. Caso compre pesos no câmbio paralelo, essa conta pode ser diferente e, talvez, trazer reais seja uma ótima opção, tudo dependerá da cotação que você encontrar fora do âmbito oficial.

 

 

Reais ou dólares na Argentina: câmbio

 

câmbio_em_Buenos_Aires_aeroporto

 

Mas qual o melhor lugar para fazer câmbio de reais ou dólares na Argentina? Uma recomendação que sempre fazemos é que o turista troque seu dinheiro ainda no aeroporto. Tanto em Ezeiza quanto no Aeroparque o Banco de la Nación funciona 24 horas, fechando apenas quando fica dinheiro disponível – o que não é comum.

 

Se for preciso voltar a trocar, prefira os locais de câmbio oficiais – bancos e casas de câmbio reconhecidas pelo Banco Central Argentino. É provável que você pague um pouco mais, mas vai operar com muito mais segurança – evitando receber notas falsas, por exemplo – e a operação fica devidamente registrada – o que lhe permite reclamar, caso haja algum problema.

 

Veja aqui mais detalhes sobre o câmbio em Buenos Aires

 

 

Reais ou dólares na Argentina: cuidado com as notas falsas

 

Nota_Falsa_em_Buenos_Aires_Billetes-falsos

 

Na Argentina é preciso ter muito cuidado para não receber notas falsas. Em qualquer situação, desde a hora de fazer câmbio até uma simples corrida de táxi ou o pagamento de uma conta, você pode ser vítima desse golpe. Mas esse alerta não tem intenção de assustar ninguém. A maioria dos turistas vem e vai embora sem receber nenhuma nota falsa. Nossa ideia é só diminuir ainda mais a possibilidade de que você seja enganado.

 

O Banco Central Argentino toma diversas medidas de segurança para tentar evitar a falsificação. Por exemplo, todas as notas de peso argentino têm a mesma medida: 155 mm de largura e 65 mm de altura. São produzidas com papel de fibra de algodão isento de fluorescência à luz ultravioleta, impressas em offset, calcografia (relevo sensível ao tato) e tipografia. Também apresentam uma marca d’água, que pode ser observada a contraluz, onde se vê a imagem do personagem correspondente a cada valor.

 

Veja nesse post como reconhecer uma nota falsa

 

Reais ou dólares na Argentina: 

tenha pesos na carteira

 

Gorjeta_em_Buenos_Aires

 

Você provavelmente já ouviu falar que muitos locais aceitam reais ou dólares na Argentina. E é verdade. Mas a maioria deles não. É por isso que você vai precisar sim levar PESOS na carteira.

 

Em lugares turísticos como o Caminito ou a Calle Florida, por exemplo, não terá problemas em fazer pagamentos com real ou dólar (nesse caso, saiba que cada comércio adota a cotação a seu bel prazer). Mas fora do circuito turístico, ou se precisar pegar taxi, ônibus ou metrô, ou ainda fazer compras em farmácias, você só vai poder usar pesos argentinos.

 

 

Reais ou dólares na Argentina: Plano B

 

Como sacar dinheiro em Buenos Aires_elpuntodeequilibriocom

 

O cartão de crédito é uma boa alternativa para quem está viajando, mas só para tê-lo como plano B. O ideal é não depender muito dele e usá-lo só em casos de grande necessidade, até porque muitas lojas e restaurantes aceitam somente dinheiro ou cobram 10% extra pelo uso do cartão.

 

Como se não fosse pouco, ao usá-lo, você estará pagando a valores do câmbio oficial, muito acima do que pagaria se fosse a dinheiro. E se tudo isso ainda não foi suficiente para convencê-lo, tenha em conta que você pagará também o IOF – um imposto cobrado por transações no exterior, que poderá ser assustador quando receber a sua fatura no mês seguinte!

 

Por isso, reforçamos, o melhor mesmo são reais ou dólares na Argentina.

 

 

Reais ou dólares na Argentina: gastos

 

reais ou dólares na Argentina_02

 

É muito difícil calcular quanto se gastará em uma viagem. Isso depende de muitas variáveis. Por exemplo, quanto tempo você vai ficar; se vem sozinho, em casal ou a família completa; que tipo de meio de transporte vai usar; se fará passeios com agências de viagem; se a diária do hotel inclui café da manhã; e muitas outras.

 

Para ter uma ideia de custos, é importante também montar seu roteiro. Assim fica mais fácil saber em qual momento você vai precisar se locomover, em que dia irá àquele restaurante super falado que você anotou para visitar, ou ao imprescindível show de tango, além das compras e lembrancinhas para amigos e família. Certamente você também fará passeios com agências de turismo, o que pode ser um custo à parte.

 

Ou seja, só você é quem pode tentar chegar a um número aproximado de quanto pode gastar em pesos, reais ou dólares na Argentina.

 

 

Reais ou dólares na Argentina: tentando calcular os gastos

 

reais ou dólares na Argentina_03

 

Para ajudá-lo a ter uma ideia de custos, você pode acessar o post Gastos em Buenos Aires 2017 (atualizado). Além de dicas sobre gastos e valores médios de hospedagem, transporte, alimentação, passeios e compras, traz também uma super dica: o site Quanto Custa Viajar, que ajuda a calcular os gastos de viagem para diversas cidades do mundo, considerando três categorias de turistas (baixo custo/ mochileiro, econômico e conforto).

 

 

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e  dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.

 

Leia Mais:

Cartão SUBE: indispensável em Buenos Aires

Como sacar dinheiro em Buenos Aires

Dinheiro em Buenos Aires – Baixe o E-Book Grátis

 

By | 2017-07-10T12:03:37+00:00 julho 10th, 2017|Categories: Blog, COMER + BEBER, COMPRAS + DINHEIRO|0 Comments

About the Author:

Adriana Albuquerque
Piauiense de nascimento, cearense de coração e casada com um portenho, Adriana adotou Buenos Aires há 7 anos. Ela é formada Comunicação Social, e mãe de uma adolescente e de um filho pequeno. Uniu-se à equipe da Aguiar para produzir posts para o blog e hoje é a nossa redatora mais ativa. Provavelmente você já leu e anotou uma dicas que ela passou. Apaixonada pelo Brasil, aprendeu a amar também Buenos Aires. Já não pode viver sem mate, o chimarrão local. Adora ler, comer e viajar.