Tribunales e Plaza Lavalle: o coração de Baires

Quem diria que um dos primeiros bairros a serem povoados em Buenos Aires, ao longo de sua história, acumularia tantos encantos e particularidades de encher os olhos. É tanta história que da gosto de ver. Acompanhe no post as minúcias do bairro Tribunales, que, na verdade, não existe oficialmente em Buenos Aires. Ficou curioso? Acompanhe no post.

A região

Estrategicamente central, esta zona (em bom espanhol) abriga o Obelisco, o Teatro Colón, a rua Corrientes e a Plaza Lavalle, que merece destaque também. Pelo menos de alguém destes você já deve ter ouvido falar. Não é “coisa pouca, não”! É, de fato, uma importante região de Buenos Aires, cujo nome real não é Tribunales. Já te contamos sua verdadeira denominação.

APROVEITE PARA SABER TUDO SOBRE O TEATRO COLÓN

O bairro/ região chamados por todos de Tribunales, foi batizado oficialmente como San Nicolás, nome esse recebido devido à uma igreja, a Iglesia de San Nicolas de Bari, que se encontrava no local onde hoje está localizado o Obelisco.  Fundada em 1733, por don Domingo de Acasusso.

CONHEÇAS AS CURIOSIDADES SOBRE O OBELISCO

O nome Tribunales

Em história tudo tem explicação, não é verdade? Ainda que nem sempre seja possível verificar. No entanto, para o nome Tribunales, não é necessário ir muito longe. Quem já foi a Buenos Aires já deve ter a resposta e o motivo pelo qual o bairro recebe este nome.
É que nele está localizada nada mais nada menos que a Corte Suprema de Justicia de la Nación (CSJN), também conhecida como Palácio de Tribunales. Um edifico de sete andares, de estilo neoclásico e influência greco-romana. É uma atrativo à parte conhecê-lo pela exuberância de sua arquitetura.

O Palácio de Tribunales, a Corte, fica a um quarteirão da Avenida Corrientes, do lado do Metro Talcahuano e muito próximo ao Obelisco. Independentemente de temas relativo à justiça, o Palácio é uma ponto turístico à parte. Projetado no ano 1889 pelo arquiteto Norberto Maillart, a obra demorou a ser finalizada. Segundo os relatórios históricos, a construção teria começado em 1905, mas a inauguração só aconteceu mesmo em 1942. Tardou, mas não falhou. Vale a pena conhecer!

DICA AGUIAR

Você pode participar de uma visita guiada e conhecer a parte interna e externa do Palácio de Tribunales

Onde: Talcahuano 550 – Ciudad Autónoma de Buenos Aires
Tel: (54 11) 4370-4600

COMO AGENDAR A VISITA

Acesse aqui portal de visitas guiadas de Buenos Aires.

Vale lembrar que nem sempre existe agenda aberta para visitação. Mas é sempre bom tentar!

Plaza Lavalle

Tribunales é uma região com vários destaques, dentre deles a Plaza Lavalle: uma das 240 praças espalhadas por Buenos Aires. Se você curte uma plaza, a capital dos portenhos, definitivamente, não deixa a desejar.
Essa belezura ocupa três quarteirões, compreendidos entre as ruas Libertad, Lavalle, Talcahuano e a avenida Córdoba. Até o princípio do século XIX, a região era um terreno baldio (imagina que terreninho, heim!). Na época,  o local abrigava o Parque de Artilharia, um quartel militar.

Com o tempo, o local se transformou em passeio público e foi chamado de Plaza del Parque. Por volta de 1857 foi inaugurada nas suas imediações a Estación del Parque, de onde partiu a locomotiva La Porteña, protagonista da primeira viagem do ferrocarril (trem) da Argentina. Em 1878, a praça obteve o nome atual em memória a Juan Lavalle, militar e político argentino. É importante ou não é?

Vale muito a experiência de conhecer a região e aproveitar todos esses seus encantos históricos. De fácil acesso por meio do transporte público, a região conta com a estação de metrô Tribunales. Utiilize a linha D para aproveitar os encantos do local!

COMO CHEGAR AO BAIRRO DE TRIBUNALES: CONHEÇA AS LINHAS DE METROS DE BUENOS AIRES

Mirador Massue

Já falamos da belíssima arquitetura do bairro, com destaque ao Palácio de Tribunales e Teatro Colón. Mas vai aí nossa dica extra. Para os amantes de obras arquitetônicas, não poderíamos deixar de citar o Mirador Massue, hoje com nome oficial de Tribunales Plaza. Originalmente, em 1903, construído ao melhor estilo de art nouveau, em frente a Plaza Lavalle e assinado pelo arquiteto francés Alfred Massue. Demolido em 1989, a construção, curiosamente, teve sua  torre, com um espécie de mirante, mantida. Em sua volta, foi  edificado um prédio de vidro, um representante do estilo pós-moderno. Hoje, quem caminha por aí, tem o prazer de se deparar com uma viagem ao tempo. É um misto de antiguidade e modernidade. Prepare sua lentes!

Agora que você já sabe que Tribunales é oficialmente San Nicolás já pode chamá-lo corretamente. Neste caso, chame o de Tribunales mesmo, afinal de contas até mesmo os portenhos o conhecem assim. Já tem também bons pontos de partida para conhecer a região como o Teatro Colón, a Plaza Lavalle, o Obelisco e o intrigante Mirador Massue. Linha D do metrô garantida?. Então, está muito fácil. Inclua o bairro de Tribunales em seu roteiro, vale a pena conhecer!

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.

Tem alguma dúvida?

Nome

Email

Mês da viagem

Duvida

Deseja receber nossas ofertas?

By | 2018-03-03T18:34:27+00:00 março 3rd, 2018|Categories: ARTE + CULTURA, Blog, PASSEIOS + PONTOS TURÍSTICOS, ROTEIROS + DICAS|Tags: , |Comentários desativados em Tribunales e Plaza Lavalle: o coração de Baires

About the Author:

Rachel Oliveira
Diretamente de Belo Horizonte, ela gosta mesmo é de uma prosa. Rachel é comunicóloga e pós-graduada em Marketing e Comunicação. Na Aguiar, coordena a equipe de marketing e atendimento, sempre com novas ideias e projetos. Apaixonada por cachorros, ela ama comida mineira e o vinho portenho é dono de seu coração. Cruzeirense, curte esportes e tenta ser fitness. Bem - humorada e fã de uma boa piada, é dona de uma gargalhada de muitos decibéis.