Zoológico de Luján: onde você interage com os animais
Zoológico de Luján: onde você interage com os animais
A cerca de 70 Km da capital Buenos Aires está a cidade Luján, um pequeno, porém importante município que guarda uma das maiores e mais procuradas atrações para os turistas na Argentina: o Zoológico de Luján.
Zoológico de Luján: onde você interage com os animais
Mas o Zoológico de Luján não é como um zoológico comum, como tantos outros que se pode encontrar em qualquer grande cidade. O Zoológico de Luján na verdade tem uma proposta bem diferente e até polêmica, visto que eles abrem suas jaulas para qualquer visitante poder entrar e, de certa forma, interagir com os animais, acariciando-os, tirando fotos e até alimentá-los com comida ou leite. Ou seja, realmente é uma experiência única ter um contato tão próximo com animais nos quais você nunca imaginaria nem chegar perto, muito menos fotografá-los.
Antes de prosseguirmos, vamos desde já tirar a dúvida que você provavelmente está pensando: Mas os animais não são selvagens e perigosos? Exatamente, eles são. O Zoológico de Luján possui um grande número de animais selvagens, como leões e tigres, que durante o período de visita permanecem calmos e pacíficos para as interações humanas.
É aí que reside a polêmica do zoológico. Há uma eterna discussão sobre o real motivo desses animais estarem tão confortáveis com a tão próxima presença humana. Alguns defendem dizendo que os animais cresceram assim, rodeados por humanos, e por isso não demonstram perigo a quem se aproxima. Outros criticam dizendo que os animais são dopados.
Nós, da Aguiar Buenos Aires, tivemos a oportunidade de contribuir com dois cursos da empresa brasileira Biologia em Foco realizado no Zoológico de Luján para estudantes e profissionais das áreas de Biologia e Veterinária. A experiência foi incrível e a resposta dos participantes melhor ainda. Na ocasião, foram esclarecidos, inclusive, temos relativos à adaptação dos animais no local. As discussões quanto ao tema seguem e, por isso mesmo, é importante sempre pesquisa e buscar informações atualizadas sobre o zoológico.
E se é perigoso? Há anos o Zoológico de Luján funciona dessa forma, e todos os dias centenas de pessoas interagem com os animais sem perigo algum. É claro, há normas a serem seguidas. Os instrutores sempre alertam para as formas que se deve agir uma vez dentro da jaula para que não haja nenhuma surpresa. Se você as seguir como alertado, você estará seguro para acariciar qualquer um desses belos animais.
O Zoológico de Luján funciona em uma espécie de fazenda de 15 hectares. O espaço não é tão grande, o que facilita para caminhar de uma jaula até a outra sem muitos problemas. O mais indicado é chegar cedo para evitar as filas das jaulas, que às vezes podem demorar até uns 15 minutos, assim você também fica mais livre para visitar quais jaulas quiser, na ordem que desejar. As mais visitadas, é claro, são as dos mais exóticos, como os leões e tigres. Se tiver sorte, no dia poderá ainda interagir com os seus pequenos filhotes.
Baixe agora nosso e-book grátis que conta um pouco mais sobre o zoológico de Luján
Como não poderia faltar, há ainda os ursos, pumas, macacos, elefantes, dromedários, diversos tipos de aves, cobras, lagartos e muito mais, por isso é sempre aconselhável tirar um dia inteiro (manhã e tarde) para fazer esse passeio. O passeio é para toda a família e há também espaços para as crianças poderem interagir com pequenos animais, como coelhos, bezerros, cabras, pôneis e outros.
O zoológico possui um restaurante e lanchonetes para quando você quiser fazer uma pausa e se alimentar. Há também áreas para piquenique para você poder descansar.
Zoológico de Luján: como chegar e valores
O Zoológico de Luján abre todos os dias do ano, a partir das 9h e a entrada ao parque custa 900 pesos argentinos (atualizado em março de 2019). É preciso planejar o transporte até o zoológico que é aconselhável ser feito de forma segura, já que o Zoológico de Luján fica fora da capital.
O ônibus da linha 57 que sai da Capital deixa bem próximo do Zoológico, mas demora aproximadamente 2 horas por trajeto (total 4 horas ida e volta). A parada de saída dessa linha é na Plaza Itália em Palermo (pode chegar até lá através da Linha D “Verde” do metrô). Lembrando que é preciso ter o cartão SUBE para usar o ônibus em Buenos Aires.
Aguiar Buenos Aires te leva com o melhor preço, incluindo traslado ida e volta para o seu hotel, guia credenciado bilíngue (espanhol e português) e uma visita opcional na belíssima Basílica de Luján, uma catedral estilo gótica característica do século XIII. Informações em: info@aguiarbuenosaires.com ou preenchendo o formulário abaixo.
Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.