Guerra das Malvinas: conheça a história
Guerra das Malvinas: conheça a história
A Guerra das Malvinas, disputada entre Argentina e Reino Unido, deixou mortos e uma ferida aberta dos dois lados até os dias de hoje. Acompanhe o post pois iremos te contar tudo sobre essa história!
Guerra das Malvinas
A guerra das Malvinas foi um conflito armado que ocorreu entre a Argentina e o Reino Unido pela disputa das ilhas Malvinas, localizada no oceano Atlântico, a aproximadamente 400 km do território argentino.
Durante os 74 dias que duraram as batalhas, foram mortos 650 combatentes argentinos e 255 britânicos, além de três civis.
História
As ilhas Malvinas estavam ocupadas pelo Reino Unido desde 1833 e a Argentina vinha insistindo na reivindicação soberana das ilhas, por herança da coroa espanhola e por proximidade geográfica.
No entanto, em abril de 1982, a junta militar que governava a Argentina enviou tropas armadas para ocupar Stanley, a capital das ilhas Malvinas.
Em resposta, o governo britânico enviou uma grande força expedicionária que, após 74 dias de guerra, expulsou as forças argentinas. A vitória britânica precipitou a queda da ditadura argentina.
Atual situação das Ilhas Malvinas
Embora a guerra tenha terminado há mais de 35 anos, o conflito territorial continua aberto e a Argentina não cessou sua reivindicação de soberania sobre as ilhas. As Nações Unidas, por sua vez, continuam a considerar os três arquipélagos com suas águas circundantes como territórios em disputa.
Influência na cultura popular
A Guerra das Malvinas influenciou músicas, livros e filmes, tanto do lado argentino, quanto do lado britânico. O livro mais famoso da literatura argentina que fala sobre o tema se chama Los Pichiciegos de Rodolfo Fogwill.
Aproveite e descubra outros livros argentinos super importantes
A guerra teve influência até no futebol, quando Maradona, no Mundial de 1986 fez um gol de mão, bastante conhecido e celebrado na Argentina como “la mano de Dios”, justamente contra a Inglaterra, e diz que “foi uma vingança pelas Malvinas”.
Feriado na Argentina
No ano 2000, o governo argentino estabeleceu o dia 02 de abril como o Dia do Veterano e dos Caídos (mortos) na Guerra das Malvinas. Este feriado tem diferentes objetivos: honrar os soldados mortos na guerra, conhecer os feitos históricos relacionados com as Malvinas e informar sobre a situação atual da ilha.
Homenagens em Buenos Aires
Espalhados pela cidade, vemos algumas referências à guerra, como nomes de praças, escolas e monumentos. O mais famoso desses monumentos se encontra no bairro Retiro, mais especificamente na Plaza San Martín, e se chama Monumento a los Caídos en Malvinas.
Também no bairro de Retiro, encontramos um presente britânico que, devido à Guerra das Malvinas e ao fim da aliança entre os dois países, hoje é chamada de Torre Monumental. Apesar de ainda ser conhecida popularmente como Torre de los ingleses.
Já no bairro de Nuñez, bem próximo ao estádio Monumental do River Plate, encontramos o Museu Malvinas que tem como um de seus objetivos conscientizar a população sobre a soberania argentina sobre as Ilhas Malvinas.
Dica Aguiar
Quer conhecer mais sobre a cultura argentina e descobrir várias dicas e curiosidades incríveis sobre a capital portenha? Não deixe de conferir os demais posts do Blog. São mais de 1000 matérias com muita informação valiosa.
Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.