Os bairros menos conhecidos de Buenos Aires que valem uma visita
Os bairros menos conhecidos de Buenos Aires que valem uma visita
Palermo, Recoleta, Puerto Madero e San Telmo estão no roteiro de qualquer turista que visite a capital portenha. No entanto, os bairros menos conhecidos de Buenos Aires escondem agradáveis surpresas que fazem valer a visita.
Boedo
Bem próximo ao Microcentro de Buenos Aires, o tranquilo bairro residencial Boedo tem uma relação muito forte com um dos principais símbolos da cultura argentina: o tango. Não é por acaso que seus cafés históricos têm sido campos propícios para o encontro de novos músicos do gênero. Destaque para a famosa Esquina Homero Manzi, um dos berços do tango na cidade.
Dica Aguiar: No estilo boêmio dos artistas do bairro, não deixe de conhecer o centenário Café Margot, uma das Cafeterias Notáveis da cidade que valem uma visita.
Villa Devoto
Esse bairro residencial e tranquilo está repleto de casarões luxuosos e de agradáveis surpresas. Como, por exemplo, a belíssima arquitetura da Basílica San Antonio de Padua, do Palácio Ceci e do Seminário Metropolitano de Villa Devoto. Esses últimos dois contam com visitas guiadas que permitem conhecer suas belíssimas instalações.
Dica Aguiar: No passeio pelo bairro, não deixe de visitar o Cafe de Garcia, um clássico bodegón da cidade, onde se destaca a picada – o nosso tira-gosto. Servida como menu único, consta de 20 variedades de tira-gostos, servidos em 13 passos.
E em breve começará a se desenvolver o Distrito do Vinho em Buenos Aires, cujo centro será a Plaza Arenales de Villa Devoto. O objetivo é criar um polo que gire em torno da bebida nacional. Ali encontraremos bares, vinotecas, adegas e restaurantes; pontos de venda; centros de treinamento e capacitação relacionados ao setor; áreas de recreação e degustação e um Museu do Vinho com exposições.
Mataderos
No século 19 o bairro era conhecido como “Nova Chicago”, devido a sua semelhança com a cidade norte-americana. Hoje, o bairro é mais conhecido pela sua famosa feira. Nascida há três décadas, a Feira de Mataderos se transformou num passeio clássico de domingo para os que querem se conectar com as tradições argentinas relacionadas com o campo.
São 700 postos de venda, com ofertas que vão de artesanato a queijos e salames, passando por ponchos de lã e facas de todos os tipos. Em meio a tudo isso, muita música, dança, comidas típicas de diferentes regiões da Argentina e ainda espetáculos de laço, corrida de cavalos e doma de potros.
Coghlan
Você sabia que existe um segundo Obelisco em Buenos Aires? Pelo menos é assim que os moradores de Coghlan chamam a torre de tijolos do bairro que se eleva como um farol de ventilação, com altura de 35 metros.
Esse bairro de estilo inglês tem seu nome originado pela belíssima estação ferroviária de Coghlan. O bairro tem a forma de um pentágono e embora muitas casas tenham jardins próprios, oferece também praças pitorescas, que garantem o clima bucólico da região.
Parque Chas
Parque Chas mais parece um povoado com casas antigas, comércios que parecem parados no tempo e um ritmo de vida tranquilo, característico de cidades pequenas. No entanto, o bairro é mais conhecido como o labirinto portenho.
Com ruas de formas circulares e nomes de cidades europeias, o bairro está no imaginário urbano da cidade. Representado em alguns livros argentinos, diz-se que sair dali é impossível, pois sempre que se tenta contornar uma quadra, aparece em qualquer outro lugar do bairro.
Once
Os paulistas têm a 25 de março, os cariocas tem o Saara e os porteños tem o Once, bairro de compras populares da cidade. Once é um dos bairros não oficiais de Buenos Aires, pertencente ao bairro Balvanera.
Os bairros não oficiais da cidade de Buenos Aires são áreas que formalmente pertencem a um dos 48 bairros oficiais da cidade, mas que por sua vez recebem outros nomes específicos.
Perto do Microcentro e de fácil acesso desde os principais bairros da cidade, ali você vai encontrar de tudo e a preços bem mais econômicos que os praticados em outras partes da cidade.
Importante: Como na maioria dos bairros de compras populares de grandes cidades, é necessário ter atenção redobrada aos seus pertences para não ser surpreendido.
Agronomía
Agronomia, além de ser um centro universitário, abriga outro bairro não oficial de Buenos Aires, o bairro Rawson, também conhecido como bairro Cortázar, por ser o último local onde o famoso escritor viveu em Buenos Aires.
Compreendido em uma espécie de triângulo, a região é bastante tranquila, ideal para caminhar sem pressa, aproveitando o ritmo calmo e apreciando as lindas casas.
Como é de se imaginar, o bairro está repleto de referências a Julio Cortázar. Em frente ao edifício em que viveu, há uma agradável pracinha com uma mini biblioteca popular chamada “La Maga”.
Essa é uma das muitas referências ao seu livro mais conhecido “Rayuela”, que quer dizer amarelinha em espanhol. Em frente a praça encontramos também uma amarelinha pintada no chão e um bar com o mesmo nome do livro.
Bônus
Apesar de não ser um bairro de Buenos Aires, pelo tamanho, proximidade e quantidade de atrativos turísticos, Vicente López merece estar nessa lista. Colado ao bairro de Nuñez, casa do famoso time de futebol River Plate, e à beira do Rio de la Plata, o município está repleto de atrações imperdíveis.
Desde apreciar a belíssima arquitetura das suas mansões, tomar um café no clássico Cafe de Paris, aproveitar o movimento cultural na Fundação Raggio, ou passear à beira do rio pelo Paseo de la Costa.
Descubra San Isidro: o município vizinho a Buenos Aires que é puro charme
Outros bairros menos conhecidos de Buenos Aires
Apesar de serem bairros menos conhecidos dos turistas, os vizinhos Chacarita, Colegiales, Villa Crespo e Caballito são bastante frequentados por moradores locais devido aos seus parques, a sua excelente oferta gastronômica e por serem importantes circuitos culturais e artísticos da cidade.
Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.