Chacarita em Buenos Aires: muito além do cemitério

Chacarita em Buenos Aires: muito além do cemitério

Desde seu famoso cemitério até a arte urbana do bairro, Chacarita tem muito para percorrer e desvendar. Hoje vamos descobrir alguns dos seus muitos tesouros escondidos.

Chacarita

Fora do tradicional circuito turístico, Chacarita é um dos bairros mais escolhidos para viver e passear, graças às suas propostas gastronômicas alternativas e à sua cultura. Cheio de contrastes, mantém o espírito de bairro, mas sempre dando espaço a criatividade e as novidades.

Como chegar

Por ali passam a linha de trem Urquiza (estação Federico Lacroze) e também a linha San Martín (estação Villa Crespo-Chacarita). Além da linha B do metrô (estações Dorrego e Federico Lacroze) e várias linhas de ônibus.

O bairro faz fronteira com Palermo, Villa Crespo e Colegiales. Ou seja, é possível ir caminhando de qualquer um desses bairros, curtindo os atrativos pelo caminho. Agora que já sabe que é super fácil chegar em Chacarita, vamos conhecer seus atrativos?

Cemitério de Chacarita

Obras de arte arquitetônica, esculturas, arqueologia, história e gente famosa são algumas das características do Cemitério da Chacarita, o maior do país e uma das atrações imperdíveis no bairro. 

Sua entrada é majestosa, formada por colunas imponentes e uma bela alegoria do Juízo Final. Dentro você pode encontrar uma reprodução de La Piedad de Michelangelo.

CEMITERIO DA CHACARITA

Um dos seus cantos mais visitados é o túmulo de Carlos Gardel. Há uma estátua do famoso cantor sorridente, onde os visitantes colocam cigarros acesos entres os dedos da escultura.

Para conhecer as lendas, mitos e histórias do Cemitério, você pode participar das visitas guiadas gratuitas.

Conheça também o Cemitério da Recoleta

Parque los Andes

Bem pertinho do Cemitério de Chacarita está o Parque los Andes, especialmente lindo na primavera, quando se pinta de lilás, graças as flores dos tradicionais jacarandás que colorem Buenos Aires nessa época do ano. Excelente opção para descansar e contemplar a natureza no seu passeio pelo bairro.

Livrarias

A Livraria Falena (Rua Charlone, 201) é um dos locais mais aprazíveis para os amantes da literatura. O local mais parece uma casa super aconchegante. Ali, você pode sentar no sofá, ler um livro e tomar uma taça de vinho enquanto explora os diversos títulos que a livraria oferece.

Livraria Falena: tesouro escondido em Buenos Aires

Voltada para o público infantil, a Livraria e Biblioteca La Nube (Rua Jorge Newbery, 3537) encanta desde a sua fachada. Com um mural super colorido da artista Agatha Ruiz, foi a primeira biblioteca dedicada aos pequenos em Buenos Aires.

O amplo espaço contém diversos livros infantis, jogos e muitas surpresas. Por ali rolam também diversos eventos, clube de leitura, exposições, visitas temáticas e até um cineclube. 

Aproveite e descubra os museus para crianças em Buenos Aires

Arte urbana

Repleto de arte, o bairro reserva gratas surpresas para os admirados do grafite. Destaque para a garagem do ônibus 176, entre as ruas Fitz Roy e Castillo, com paredes enormes e muito coloridas. Outro mural que chama a atenção é o da banda Soda Stereo (foto) do artista Kiki, localizado na Plaza Céspedes.

Descubra outros murais de Buenos Aires impressionantes

Arte e cultura

No antigo Bar Palacio, o fotógrafo Alejandro Simik, criou o Museu Fotográfico Simik (Av. Federico Lacroze, 3901) com aproximadamente 3000 objetos de sua coleção. Hoje funciona como um bar temático, onde também rolam mostras de fotografia, apresentações de jazz e diversos cursos. Ah, a entrada é gratuita!

A loja Facon (Rua Jorge Newbery, 3584) merece estar nessa lista por ser uma verdadeira viagem artesanal pelo país. Com objetos requintados, o foco é contar histórias do país por meio dos seus produtos. Desde artesanatos do Norte argentino e sua cultura andina, até fotografias do Sul Patagônico. 

Artesanato em Buenos Aires: onde comprar

Bem pertinho da loja Facon, está a Central Newbery (Rua Jorge Newbery, 3599). Antigamente era uma confeitaria, que foi reformada para abrigar uma das maiores galerias de arte de Buenos Aires, com 400 metros quadrados. Neste amplo espaço, com tetos altos e grandes janelas, ocorrem exposições e venda das mais variadas expressões artísticas.

Arquitetura

O Mirador Comastri (Rua Bonpland, 1001) é um dos segredos arquitetônicos do bairro. Escondido no alto e rodeado por um exuberante bosque de enormes magnólias, palmeiras e oliveiras, destaca-se uma cúpula de vidro única. Hoje, apesar de não possuir o mesmo glamour de antes, ainda chama a atenção de quem passa por ali. 

Já a Casa Amarilla (Rua Olleros, 3900) é um tesouro da arquitetura espanhola do início do século XX. De paredes amarelo ocre, apresenta em seu interior passarelas, um pátio andaluz de azulejos pretos e brancos e até uma fonte. Por suas características, já foi utilizada muitas vezes como set de filmagem. 

Saiba mais sobre a arquitetura dos bairros de Buenos Aires

Polo gastronômico

Hoje o bairro possui um polo gastronômico bastante interessante. A maior parte das propostas concentra-se entre as avenidas Dorrego e Jorge Newbery e as ruas que as atravessam.

Em frente ao Cemitério da Chacarita, está a El Imperio de la Pizza (Av. Corrientes, 6891), que já foi considerada a melhor pizza da Avenida Corrientes! Já o restaurante Alegra (Rua Olleros, 3891) é um dos mais famosos do bairro. Localizado em uma esquina, o ambiente é super aconchegante, ideal para aproveitar o ritmo tranquilo do bairro. Com uma cozinha simples, oferece uma boa seleção de vinhos. 

Para os amantes de doce, a Fábrica de Churros Olleros (Rua Olleros, 4167) é uma boa opção. Não deixe de provar os churros recheados com doce de leite. Ainda sobre gastronomia típica argentina, o bar Sifón (Av. Jorge Newbery 3881) possui uma proposta especial: os lanches e bebidas incluem soda, bebida muito consumida em Buenos Aires. Ideal para um fim de tarde ou um brunch. 

Veja outras bebidas típicas Argentinas

Bares

Em relação aos bares, recomendamos a Birreria Funes (Rua Olleros, 3750). Este bar-fábrica é ideal para os amantes de cerveja. Sua antiga casa te faz viajar no tempo, com uma estética que tem a ver com Buenos Aires e sua história: o bar de mármore dos antigos açougues e assentos de ônibus fazem parte da experiência que Funes oferece.

Já o bar La Fuerza (Av. Dorrego, 1409) já foi eleito pela revista Time como um dos 100 grandes lugares para visitar no mundo. Sua especialidade: vermute (vinho fortificado, parte da família de vinhos “aromatizados”, com sabor de ervas e especiarias aromáticas).

Dica Aguiar

Com tantas opções deu para perceber que vale a pena incluir o bairro Chacarita no roteiro, não é mesmo? Quer conhecer ainda os outros bairros de Buenos Aires e descobrir várias dicas e curiosidades incríveis sobre a capital portenha? Não deixe de conferir os demais posts do Blog. São mais de 1000 matérias com muita informação valiosa.

Aguiar

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.

Tem alguma dúvida?

[contact-form-7 id="18493" title="Formulário do Blog"]
Posts relacionados
Passeios em oferta
Dicas de Buenos Aires
Roteiros digitais
Tem alguma dúvida?
Contact Form Demo
Luana Pereira
Carioca da gema, tricolor. Ama o Rio, samba, praia, dançar, música e viajar. Ama Buenos Aires e, hoje, não vive mais sem vinho argentino, asado e uma boa provoleta. Tem como meta de vida seguir conhecendo o mundo. Coordena a equipe de comunicação da Aguiar e assina os principais posts do blog.
Compartilhe!
Segue a gente!