Bodegones de Buenos Aires: os dez mais

Bodegones de Buenos Aires: os dez mais

Como toda cidade, a capital portenha tem certas coisas que são bem a cara do local. No quesito gastronomia, todo turista devia conhecer pelo menos um dos típicos bodegones de Buenos Aires. Os bodegones são restaurantes simples, geralmente em alguma casa antiga de esquina, muitas vezes com ambientes amplos e que oferecem uma grande variedade de comidas.

Bodegones de Buenos Aires

Nesses locais, impera um clima festivo e descontraído. A comida, por sua vez, costuma ser farta e relativamente barata – apesar de que, com o passar dos anos e a inflação do país, muitos têm perdido essa característica. Em geral, os bodegones de Buenos Aires vêm de uma longa tradição familiar, com receitas que passam de geração em geração e têm gostinho de comida caseira.  Não espere, portanto, por pratos gourmet e muito menos por um ambiente requintado.

A decoração desses lugares costuma ser uma atração à parte, com paredes cheias de fotografias, camisas de times de futebol, bandeirolas e enormes patas de jamón (presunto inteiro, ainda com osso) penduradas no teto. Listamos aqui alguns dos melhores desses bodegones de Buenos Aires, espalhados em diversos bairros da cidade. A ordem é completamente aleatória. Escolha o seu e bom proveito.

Importante: muitos não aceitam reserva e é comum ter que fazer fila para entrar, portanto, é recomendável chegar cedo e preparado para uma eventual espera. Na maioria dos casos também, só aceitam pagamento em dinheiro.

1 – El Café de García

Um dos clássicos da cidade, El Café de García destaca-se principalmente pela picada – o nosso tira-gosto. Aqui, a picada é servida como menú único e consta de nada menos que 20 variedades de tira-gostos, servidos em 13 passos. Ou seja, os garçons vão trazendo os itens aos poucos, de maneira que você pode desfrutar de cada um sem pressa.

Além de ser um dos mais antigos bodegones de Buenos AiresEl Café de García foi também declarado pelo governo portenho um dos bares notáveis da cidade. As três mesas de bilhar e a decoração do enorme salão dão um toque perfeito ao lugar.

Dica Aguiar: A picada é um clássico para os portenhos. É quase obrigatório pedir algo para “picar” antes do prato principal.

Endereço: Rua Sanabria, 3302 (Villa Devoto).

2 – Manolo

Considerada a terceira melhor milanesa de Buenos Aires, o bodegón Manolo, localizado em San Telmo, está pertinho do Parque Lezama e da Plaza Dorrego, onde ocorre a Feirinha de San Telmo. Aqui, o lema é “comer como em casa”. O ambiente é acolhedor e bem tradicional portenho, com pratos generosos e preço justo. Uma das excelentes opções do bairro.

Endereço: Rua Bolívar, 1299 (San Telmo).

Monte seu roteiro por San Telmo com essas dicas valiosas

3 – El Spiagge di Napoli

No bairro de Boedo, encontra-se a nossa terceira dica: El Spiagge di Napoli – como o próprio nome sugere, uma típica cantina italiana. Já na quarta geração da mesma família, é conhecida pela qualidade de suas massas caseiras, a abundância de seus pratos e a rapidez no atendimento, o que é importante, já que quase sempre há fila para entrar, especialmente à noite.

O destaque da cozinha é o fusilli al fierrito com molho Scarparo (foto). As entradas também são irresistíveis, como as rabas ou o jamón crudo (presunto cru) com ensalada rusa (salada de batata e cenoura cozidas com ervilha e maionese).

Endereço: Avenida Independencia, 3527 (Boedo).

4 – El Imparcial

buenos aires-comida

No bairro de Monserrat, microcentro da capital portenha, está El Imparcial, outro destaque em meio aos bodegones de Buenos Aires, cujas portas estão abertas desde 1860. Aqui é o local certo para provar o puchero, uma espécie de cozido clássico da cozinha espanhola-portenha.

O forte do cardápio são, sem dúvida, os pratos da tradicional cozinha espanhola, como a paella, os camarões fritos, os escargots e frutos do mar condimentados. De sobremesa, natilla (sobremesa tradicional da culinária espanhola feita à base de maisena, leite, açúcar e gelatina) ou arroz com leite. Mas há também variadas opções da cozinha internacional, como massas, carnes e peixes.

Endereço: Avenida Hipólito Yrigoyen, 1201 (Microcentro).

5 – El Antojo

Este restaurante ganhou, por mais de uma vez, o título de melhor milanesa de Buenos Aires. Ou seja, vale a pena experimentar! El Antojo possui 3 filiais na capital portenha. Ao melhor estilo bodegón, o ambiente é simples, porém acolhedor, e os pratos são fartos.

Endereço: Av. Pedro Goyena, 583 (Caballito)/ Rua Manuel Ugarte, 1699 (Núñez)/ Rua Tinogasta, 3174 (Villa del Parque).

Saiba porque incluir o bairro de Caballito no seu roteiro

6 – Cantina Chichilo

Embora leve o nome cantina, as massas não são necessariamente o carro-chefe do local. Sem dúvida, os sorrentinos marplatenses (os sorrentinos são como os ravioles, só que maiores) não vão decepcionar os amantes das massas.

Mas a Cantina Chichilo destaca-se por uma infinidade de outras iguarias, como o mondongo a la italianao conejo al vino blanco, o cordero patagônico, e a trucha a la manteca. De sobremesa, tiramisú calabrés (sobremesa de origem italiana, feito em camadas, com queijo mascarpone, leite condensado, biscoito champagne, ovos, café, licor e chocolate).

Endereço: Rua Camarones, 1901 (Paternal).

7 – El Español

Localizado no bairro de Balvanera, as mesas de El Español vivem lotadas, especialmente à noite, como costuma acontecer nos bons bodegones de Buenos Aires. Conhecido por ser generoso nas porções, talentoso nos sabores e eficiente no atendimento, El Español tem preços acessíveis, especialmente se você pedir pratos para dividir com mais alguém. Destaque para as opções a base de carnes e mariscos.

Nossas sugestões: ojo de bife a la parrilla com salada completa; bife de chorizo com fritas e saladas de rúcula, tomate e cebola; cazuela de mariscos (espécie de sopa ou guisado de mariscos, com diversos ingredientes); fritura de Mar (com cornalitos, que é um tipo de peixe pequeno; polvo e lula); e trucha salmonada com crema de camarones y papas españolas.

Endereço: Rincón, 196. Balvanera.

8 – El Federal

No coração do bairro San Telmo, está o café El Federal, uma das mais antigas e grandes testemunhas de uma época na cidade. Funcionando em uma casa construída em 1864, é sem dúvida um dos mais tradicionais, autênticos e emblemáticos bodegones de Buenos Aires. Ambientado todo em madeira, a decoração fica a cargo de fotos e objetos que remontam uma história desde os anos 20. Além do café, oferece deliciosos pratos e vinhos.

Endereço: Rua Carlos Calvo, 595 (San Telmo).

Saiba agora como montar o melhor roteiro por San Telmo

9 – Bar de Cao

Um antigo armazém feito bar, o Bar de Cao é uma excelente opção dentre os bares notáveis ​​do bairro de San Cristóbal. A especialidade da casa são as picadas e os pães caseiros. Recomendamos também as tortillas a la española, as milanesas e o bife de chorizo ​​com batatas fritas na grelha. Os preços são bem acessíveis e os pratos são fartos, para dividir. Tudo delicioso e com sabor caseiro.

Endereço: Av. Independencia 2400 (San Cristóbal). 

10 – Cantina a los amigos

E aqui vai nossa última dica entre tantos bodegones de Buenos Aires: Cantina a los amigos, tão boa nas massas, quanto na comida espanhola e no churrasco argentino. Também tem pratos abundantes e muitos podem servir duas pessoas. O garçom certamente saberá indicar.

Como entrada, a lengua a vinagreta (para quem come língua, claro) é uma boa pedida. Se preferir, peça um Platobandejinha de tira-gosto composta de queijos, linguiça e pimentão vermelho assado, servido sem pele. Como prato principal, o Pollo Antello, especialidade da casa. Você pode escolher entre pata muslo (coxa e sobrecoxa) ou pechuga (peito). Servido já sem osso, com um delicioso molho de creme com limão e acompanhado de papas españolas. Para a sobremesa, escolha uma porção de cheesecake. Você não vai se arrepender!

Endereço: Rua Loyola, 701 (Villa Crespo).

Dica Aguiar

onde comer em Buenos Aires

Experiências gastronômicas fazem parte de qualquer viagem! Quando se tem mais informação, esse universo pode ser ainda mais amplo e, claro, facilitar muito sua vida. Além de saber quais os melhores bodegones de Buenos Aires, temos várias outras recomendações de restaurantes na capital portenha. Já pode preparar sua lista!

Acesse o super completo Guia: Onde comer em Buenos Aires

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.

Tem alguma dúvida?

[contact-form-7 id="18493" title="Formulário do Blog"]
Posts relacionados
Passeios em oferta
Dicas de Buenos Aires
Roteiros digitais
Tem alguma dúvida?
Contact Form Demo
Luana Pereira
Carioca da gema, tricolor. Ama o Rio, samba, praia, dançar, música e viajar. Ama Buenos Aires e, hoje, não vive mais sem vinho argentino, asado e uma boa provoleta. Tem como meta de vida seguir conhecendo o mundo. Coordena a equipe de comunicação da Aguiar e assina os principais posts do blog.
Compartilhe!
Segue a gente!