Buenos Aires iluminada: conheça o projeto do fotógrafo Fernando Gronski
Buenos Aires iluminada: conheça o projeto do fotógrafo Fernando Gronski
Fernando Gronski é um fotógrafo argentino de longa exposição. Com seu novo projeto, ele nos mostra fotos espetaculares de uma Buenos Aires iluminada. Fizemos uma entrevista super especial onde ele nos conta um pouco mais sobre essa nova proposta. Confira!
O artista
Nascido em Buenos Aires, Fernando Gronski começou na fotografia em 2019, quando comprou sua primeira câmera reflex (que se pode trocar a lente). Depois de realizar um curso básico, começou a buscar seu estilo. Passou por diferentes tipos de fotografia (jornalística, de paisagem, macro, nudistas), até provar a fotografia de longa exposição, pela qual ficou fascinado. Sobre isso ele nos contou:
“Era uma estrada de mão única. A partir daí, comecei a pesquisar diferentes tipos de luzes para usar em minhas fotos. Gosto de construir meus próprios elementos e também comprar lâmpadas, leds, tudo que possa servir para desenhar e iluminar com luz. Achei a maneira certa de mostrar muitas coisas que me aconteceram por dentro e não sabia como expressá-las.”
Inspiração
Fer tem como uma de suas principais referências o fotógrafo canadense Eric Pare, especializado em light painting, técnica usada em suas fotografias. A ideia do projeto Iluminando Buenos Aires surgiu durante a pandemia, em 2020, e Fer nos conta sobre.
“Em casa praticava muito com as luzes, fazia muitos experimentos e analisava os resultados. De toda essa experiência, e dos vários cursos que fiz no Photoshop, resolvi dar uma volta pela cidade para mostrar o que aprendi.”
Iluminando Buenos Aires
O projeto fotográfico “Iluminando Buenos Aires” está focado em contar a história das pessoas da cidade usando as técnicas de light painting que Fer aprendeu durante a quarentena. A ideia é fazer retratos em locais escuros da cidade, tanto ao ar livre, quanto em ambientes fechados.
Quando perguntamos o porquê do projeto ser em Buenos Aires, Fer nos explicou.
Nasci e atualmente moro em Buenos Aires. Parece uma cidade maravilhosa com pessoas incríveis. A noite de Buenos Aires tem algo mágico, difícil de explicar.
Pontos turísticos fotografados
Neste projeto incrível, vários pontos turísticos da cidade foram fotografados. Dentre eles: o Parque Centenário, as tradicionais Pasajes (vielas) de Palermo, o Centro Cultural Kirchner, a Ponte da Mulher em Puerto Madero, o Planetário, o Teatro Colón, a Plaza Mitre e o MALBA.
Em interiores, Fer nos conta que teve a honra de fotografar também dentro do Palácio Barolo, do Cemitério da Recoleta (foto), do Centro Cultural San Martín e da belíssima Livraria El Ateneo Grand Splendid.
Seus objetivos
Fer nos contou seus objetivos com o projeto.
Tenho vários objetivos. O primeiro é reivindicar a técnica de lightpainting, para mostrar que fotografias interessantes podem ser criadas com essa técnica. Outro objetivo da minha arte é criar imagens visualmente deslumbrantes e contar histórias de pessoas que inspirem outras pessoas a perseguir seus sonhos. Ouse criar, não tenha medo do fracasso.
Projetos futuros
Por agora, Fer nos conta que está muito satisfeito e focado no projeto Iluminando Buenos Aires, buscando novos lugares e pessoas para fotografar. No entanto, o fotógrafo gostaria de aplicar este projeto em outras cidades, como por exemplo, Roma, Paris, Barcelona e Rio de Janeiro.
Como nos disse Fer na entrevista, sonhar não custa nada!
Dica Aguiar
Agora que você conheceu a Buenos Aires iluminada pelos olhos do fotógrafo Fernando Gronski, que tal conhecer ainda mais sobre a cultura argentina e descobrir outras curiosidades sobre a capital portenha? Não deixe de conferir os demais posts do Blog. São mais de 1000 matérias com muita informação valiosa.
Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.