Está em Buenos Aires? Curta a Noite dos Museus!
Está em Buenos Aires? Curta a Noite dos Museus!
Que tal aproveitar sua estadia em Buenos Aires para fazer um passeio diferente? No sábado, 29 de outubro, a cidade promove A Noite dos Museus, quando diversos espaços culturais da cidade abrem das 20h às 3h com entrada livre e gratuita.
Está em Buenos Aires?
Curta a Noite dos Museus!
A Noite dos Museus é uma iniciativa que acontece em várias cidades do mundo há anos. Nessa noite, o público tem uma infinidade de programas culturais para escolher, todos totalmente gratuitos, com atrações e programações especiais. O horário oficial é das 20h às 3h da manhã, mas varia um pouco de acordo com o local.
Em Buenos Aires, a Noite dos Museus é promovida desde 2004 e a cada edição mais instituições aderem à iniciativa, com um público também crescente. No ano passado, foram 900 mil pessoas visitando os diferentes espaços.
Escolha seu trajeto
Este ano, 240 museus e espaços culturais participam da Noite dos Museus. Há alguns percursos sugeridos pelos organizadores, mas nós também trouxemos algumas dicas que podem ajudar. O ideal é você dar uma checadinha na página oficial do evento e decidir os locais que quer visitar com antecedência para aproveitar melhor a noite.
A Noite dos Museus no Distrito das Artes
Uma das principais atrações da programação é o Distrito das Artes, no sul da capital portenha, em uma zona de tradição artística e turística que estava esquecida e foi revitalizada. Ocupa parte dos bairros de La Boca, San Telmo e Barracas e tem como destaques o Museu de Arte Moderna, a Fundação Proa, a Usina da Arte e o Museu do Cinema.
A Noite dos Museus
de San Telmo a La Boca
Outra sugestão dos organizadores é partir do Museu de Arte Moderna de Buenos Aires, em San Telmo, para a Usina da Arte, em La Boca, incluindo no percurso o Centro Cultural Recoleta, o Museu de Arte Hispanoamericano Isaac Fernández Blanco, o Museu Evita e o Museu de Artes Plásticas Eduardo Sívori, entre outros.
A Noite dos Museus
de Puerto Madero a La Boca
Uma terceira opção é o percurso que começa em Puerto Madero e vai até La Boca, incluindo lugares como o Museu de Arte Contemporânea de Buenos Aires, a Usina da Arte, o Museu do Cinema, o Museu do Humor, o Museu de Arte Moderna de Buenos Aires e o Museu de Belas Artes de La Boca Benito Quinquela Martín, entre outros.
Museu Beatles
Para quem curte os Beatles, nossa sugestão é visitar o Museu Beatles (Avenida Corrientes, 1660). O local expõe documentos, roupas, autógrafos, programas e outras peças e raridades ligadas aos quatro garotos de Liverpool. A partir das 21h30, haverá apresentações musicais a cada meia hora em homenagem ao quarteto.
Museu Argentino de Fantoches
Para a criançada, o Museu Argentino de Fantoches (Museo Argentino del Títere) é pura diversão. Traz exposições de bonecos de todo o mundo, bonecos argentinos e bonecos latino-americanos. Das 20h às 3h, programou para a Noite dos Museus apresentações de titiriteros, palhaços e clowns. Fica na rua Estados Unidos, 802.
Centro Ana Frank Argentina
Outro lugar interessante para visitar é o Centro Ana Frank Argentina (Superí, 2647), uma reprodução do esconderijo da judia adolescente Anne Frank, autora do famoso diário que virou livro. O local traz as seguintes exposições: Ana Frank, una historia vigente; De la dictadura a la democracia, la vigencia de los Derechos Humanos; Libertad de Ser; Free2Choose, dilemas de libertades. Para a Noite dos Museus, as atividades programadas são a visita Conociendo los derechos humanos (das 20h às 3h); o documentário La corta vida de Ana Frank (das 20h às 3h, de hora em hora); e o testemunho de um sobrevivente do holocausto, às 21h30.
Museo de Sitio ESMA
Para render homenagem à memória das vítimas da Ditadura Militar argentina, vale a visita ao Museo de Sitio ESMA – Ex Centro Clandestino de Detención, Tortura y Exterminio (Av. del Libertador, 8571).
A cada hora e meia, a partir das 20h, haverá visitas às salas de Contexto, Habitabilidad, Capucha, Capuchita, Pañol, Pecera, Sótano e Dorado. Não é permitida a entrada a menores de 12 anos. De doze a quinze anos devem estar acompanhados por um adulto. A cada meia hora, as visitas recorrem apenas as salas Contexto, Habitabilidad, Dorado e Sótano.
Transporte gratuito
Durante a Noite dos Museus, o transporte público é gratuito. Serão 79 linhas de ônibus e 8 pedágios para entrar à cidade – no caso de quem não está hospedado na capital – com passe livre. Os que queiram usar as Ecobici poderão retirá-las durante 2 horas.
da programação para fazer o download no celular.
Veja mais:
MALBA: tesouros latino-americanos em Palermo
Museus em Buenos Aires: 5 opções para conhecer