Jardins dos museus de Buenos Aires: natureza e cultura

Jardins dos museus de Buenos Aires: natureza e cultura

Apesar de ser uma das principais metrópoles do mundo, a capital argentina oferece muitos espaços verdes super bem cuidados. Muitos deles estão meio escondidos em locais inusitados. Como é o caso dos jardins dos museus de Buenos Aires.

Jardins dos museus de Buenos Aires

Seja para descansar, praticar exercícios, passear ou apenas contemplar a sua beleza natural, as áreas verdes de Buenos Aires são um verdadeiro oásis na cidade. Dentre praças, parques e bosques, os jardins se destacam pelas suas belas paisagens que criam um clima super romântico. 

Veja aqui os jardins mais bonitos de Buenos Aires

E quando podemos encontrar esses jardins meio escondidos em museus incríveis da cidade, o combo é perfeito! 

Descubra também as cafeterias dos museus de Buenos Aires

Museu de Arte Decorativo

O Museu de Arte Decorativo se encontra em um dos palácios mais bonitos da cidade. A sua coleção tem cerca de 4 mil peças, entre móveis, pinturas, esculturas, tapetes e objetos de arte decorativa. Logo na entrada do museu se encontra a cafeteria Croque Madame, que também possui filiais em outros museus e mansões da cidade.

O que muitos não sabem, é que na lateral direita do museu, está a passagem para o seu jardim. De estilo clássico francês, possui uma fonte no centro e está repleto de flores e plantas. Dá para ficar sentado em seus banquinhos contemplando o jardim com a vista para o palácio. 

Endereço: Av. del Libertador, 1902 – Palermo.

Museu Larreta

O Museu Larreta, em Belgrano, pertinho do Bairro Chino, está localizado em uma mansão neocolonial. O acervo é constituído principalmente por esculturas e pinturas dos períodos renascentista e barroco.

Neste museu também se encontra uma filial da cafeteria Croque Madame. 

Mas o destaque, certamente, é o seu jardim andaluz, que foi desenhado segundo a tradição Hispano-islâmica, como local de meditação. Como uma espécie de labirinto, o jardim está repleto de plantas, árvores, palmeiras, fontes de água, azulejos e esculturas.

Endereço: Av. Juramento, 2291 – Belgrano. 

Museu Casa Yrurtia

Se você visitar o Museu Larreta, a poucos quarteirões de distância, você pode descobrir o Museu Casa Yrurtia, dedicado às obras do escultor argentino Rogelio Yrurtia.

O seu jardim possui caminhos de lajes, fontes de água e uma galeria coberta de plantas. Ideal para relaxar e desfrutar da tranquilidade do local. O pátio conta ainda com uma  escultura imperdível do autor.

Endereço: Rua O’Higgins, 2390 – Belgrano. 

Veja o que mais fazer no sofisticado bairro Belgrano

Museu de Arte Hispanoamericano

O Museu de Arte Hispanoamericano, localizado num prédio de arquitetura neocolonial no bairro Retiro, traz uma interessante coleção do período colonial da Argentina.

Um dos pontos altos da visitação, seguramente fica por conta do jardim. Recentemente restaurado, possui estilo andaluz e está decorado no seu centro com uma grande fonte de cerâmica azul. Os bancos cobertos de majólica são ideais para sentar e apreciar as diferentes árvores que compõem esse recanto de tranquilidade.   

Endereço: Rua Suipacha, 1422 – Retiro.

Descubra a Calle Arroyo: a rua francesa no bairro de Retiro

Museu Ricardo Rojas

Em Recoleta, o Museu Casa de Ricardo Rojas é outra inspiração neocolonial. Esta casa museu é um fiel reflexo do universo eclético de seu criador e da convivência entre as culturas européia e inca. Perceptível principalmente no seu pátio central, que embora não tão grande, nos convida a observar seus detalhes.

Já na parte de trás da casa, encontramos o jardim de inverno. Revestido de azulejos trazidos de Espanha, este jardim coberto abre caminho para o pátio das laranjeiras: um jardim ao ar livre onde se podem admirar laranjeiras e jasmins que conduzem a uma fonte por meio de um caminho.

Endereço: Rua Charcas 2837 – Recoleta.

Museu Sívori

No meio dos Bosques de Palermo, em frente à ponte do Rosedal, está o Museu de Artes Plásticas Eduardo Sívori que abriga um incrível acervo de mais de 4000 peças de arte argentina dos séculos XX e XXI. Além disso, possui também exposições temporárias junto a obras de artistas contemporâneos.

O coração do museu é justamente o seu jardim. Que ocupa um lugar central e é uma atração por si só. Conta com um pátio de esculturas, bancos de madeira para sentar e descansar, além do Café Sívori, onde é possível almoçar, lanchar ou apenas tomar algo debaixo das sombras das árvores. 

Endereço: Av. Infanta Isabel, 555 (em frente a ponte Rosedal) – Palermo.

Saiba tudo sobre os Bosques de Palermo

Dica Aguiar

A apenas 30 minutos de Buenos Aires está a Villa Ocampo, uma casa-museu localizada em Beccar. Visitar a mansão e seu jardim, que pertenceu à escritora Victoria Ocampo é uma boa maneira de conhecer uma parte da história argentina e reviver os anos da belle époque. Você pode percorrer a casa por meio de visitas guiadas, ou até mesmo desfrutar de um sofisticado chá da tarde no restaurante do local.

Endereço: Elortondo, 1837 – Béccar.

Saiba tudo sobre o Observatório Villa Ocampo: Patrimônio da Unesco

Aguiar

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.

Tem alguma dúvida?

[contact-form-7 id="18493" title="Formulário do Blog"]
Posts relacionados
Passeios em oferta
Dicas de Buenos Aires
Roteiros digitais
Tem alguma dúvida?
Contact Form Demo
Luana Pereira
Carioca da gema, tricolor. Ama o Rio, samba, praia, dançar, música e viajar. Ama Buenos Aires e, hoje, não vive mais sem vinho argentino, asado e uma boa provoleta. Tem como meta de vida seguir conhecendo o mundo. Coordena a equipe de comunicação da Aguiar e assina os principais posts do blog.
Compartilhe!
Segue a gente!