Observatório Villa Ocampo: Patrimônio da Unesco
Observatório Villa Ocampo: Patrimônio da Unesco
A casa de uma antiga e importante família e hoje parte do patrimônio da Unesco é o assunto do dia. Aqui você verá a importância histórica e cultural que o museu Villa Ocampo tem para a Argentina.
Museu Villa Ocampo: história
Em 1973, Victoria decidiu, ainda em vida, doar sua casa com o propósito de “servir em um espírito vivo e criador para promover o estudo e desenvolvimento de atividades culturais, literárias, artísticas e de comunicação social e paz entre os povos”. Palavras ditas pela própria na ata de doação do local, onde viveu até sua morte.
Conheça 5 museus imperdíveis pra visitar em Buenos Aires.
Patrimônio Unesco
A antiga casa de Victoria Ocampo foi convertida em museu, patrimônio da Unesco, de acordo com seu desejo expressado ainda em vida. A escritora se dedicava à educação, literatura e a promover o diálogo e a diversidade entre culturas. Hoje o local tem a missão de atualizar o legado de Victoria para colaborar ativamente com o desenvolvimento cultural da sociedade. Sendo assim, em consonância com o objetivo de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas.
Victoria Ocampo: uma importante figura
Victoria foi uma mulher muito à frente do seu tempo. Além de ser a fundadora da importante revista “Sur”, com edição mensal ou bimestral. A publicação foi considerada uma ponte cultural entre a Argentina e o resto do mundo. Além disso, foi a primeira mulher a ser admitida na Academia de Letras. Contrariando os costumes da época, também foi a primeira a tirar carteira de motorista no país, fumava em público e usava calças quando não era nada usual para a época.
A Revista Sur foi criada em 1931 e teve seu último exemplar publicado em 1992. Hoje em dia é possível adquirir exemplares na loja do Museu.
Biblioteca
A biblioteca localizada no último andar de Villa Ocampo, tornou-se patrimônio do mundo na América latina. A coleção contém mais de 12 mil livros. Inúmeros exemplares estão assinados pelos célebres autores, muitos deles amigos pessoais de Victoria. Sur contou com a colaboração de figuras de todas as partes do mundo. Homens e mulheres como Borges, Sartre, Gandhi, Cortázar, entre outros foram também parte de algumas edições da revista.
O acervo constitui um patrimônio único do que se considera uma das revistas literárias mais importante de língua espanhola do século XX.
Bistrô e Jardins
O Museu Villa Ocampo está localizado num terreno muito arborizado e repleto de área verde. Além disso, um charmoso bistrô com varanda e mesas dispostas ao ar livre valem muito a visita. Para almoços, se pede para reservar para horários definidos. Porém, a partir das 14h se pode almoçar sem reservar antes. A casa tem um menu especial no segundo sábado de cada mês a partir das 20h30 (com reserva prévia). Trabalham também com eventos sociais e corporativos. O local está aberto de sexta a domingo e feriados, das 12h30 às 19h.
Serviço
Esse incrível local está localizado em Béccar, Buenos Aires. Você pode chegar facilmente pela linha Mitre do trem. Veja aqui como chegar.
O museu está aberto de sexta a domingo e feriados das 12h30 às 19h. Porém, caso deseje realizar a visita guiada, que é muito válida, não é necessário reservar. Mas se recomenda chegar com cerca de 40 minutos de antecedência para garantir vaga. É possível realizar às 14h, 16h e 17h. Para grupos somente com reserva.
Onde fica? Elortondo 1837, Béccar, Buenos Aires. Mais informações no site do local.
Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.