Cabildo em Buenos Aires: testemunha da história

A Praça de Maio e seu entorno formam um dos primeiros passeios que o turista costuma fazer quando vem a Buenos Aires pela primeira vez. Além da Casa Rosada e da Catedral, o Cabildo em Buenos Aires é um dos pontos turísticos mais próximos da praça.

Cabildo em Buenos Aires: testemunha da história

Na época em que a Espanha dominava várias colônias, costumava-se chamar Cabildo ao grupo de pessoas encarregado de administrar e governar um município, formado geralmente por um prefeito e vários vereadores. Hoje utiliza-se o mesmo nome para designar o local em que se reunia o Cabildo em Buenos Aires.

Museu Histórico Nacional do Cabildo e da Revolução De Maio

O Cabildo em Buenos Aires hoje abriga o Museo Histórico Nacional del Cabildo y de la Revolución de Mayo. Esse edifício simples, pintado de branco e em estilo colonial encerra muitos anos de história. Entre suas paredes, muitas decisões foram tomadas. Decisões que foram fundamentais para a independência do país, cujo processo começou em 1810, com a chamada Revolução de Maio.

A Plaza de Mayo também é palco de grandes revoluções como a das Abuelas e Madres de Mayo. Conheça aqui a história dessas lutadoras

Cabildo em Buenos Aires: de volta ao passado

O Cabildo em Buenos Aires foi aberto ao público como museu em 1939. Naquela época, só era possível visitar as salas do 1º andar. Hoje em dia, além de conhecer as diversas salas do edifício, pode-se ver de perto documentos, pinturas e objetos dos séculos XVII a XX, como o Estandarte Real e a Arca de Caudales, onde eram guardadas as moedas usadas pelos cidadãos para pagar os impostos ao Cabildo.

Museu interativo

Em 2010, ano do Bicentenário da Revolução de Maio, foram feitos trabalhos de reformas no prédio.  Também foram incorporados sistemas de comunicação interativos, com telas tácteis, que incentivam a participação do público. Uma delas conta com a imagem do quadro Cabildo Abierto del 22 de Mayo e a outra, com os principais pontos geográficos da cidade em 1810 e sua localização em 2010.

Cabildo em Buenos Aires: o início

Apesar de ter passado por diversas reformas ao longo dos anos, o edifício do Cabildo em Buenos Aires encontra-se no mesmo lugar desde 1580. Não se sabe muito até 1608, quando surgem os primeiros registros acerca do lugar. Naquela época, era uma construção de paredes de tijolos de barro e teto de palha, com apenas duas salas, uma para reuniões e a outra usada como cárcere.

Demolição e reformas

Aos poucos, o Cabildo em Buenos Aires foi ganhando melhorias, como telhas, varandas e torres de madeira e barro. Mas em 1725 a situação do edifício era tão precária que foi demolido. Em seu lugar, começou a ser erguido um novo prédio, com projeto do italiano Andrés Blanqui. O edifício conheceu seu maior esplendor por volta de 1810, mas continuou sofrendo alterações em seu desenho por diversas razões, como dar passagem a ruas e avenidas, por exemplo.

Visitas guiadas

Em 1933, o edifício do Cabildo em Buenos Aires foi declarado Monumento Histórico Nacional. A última reforma importante no prédio foi realizada em 1940, quando o arquiteto Mario Buschiazzo resgatou parte do desenho original. As visitas ao local podem ser feitas com ou sem guia. Os dias e horários podem ser conferidos logo abaixo.

Serviço:

Endereço: Bolívar, 65.

Visitas para o público em geral: terças, quartas e sextas, das 15h30. Quintas 15h30 e 18h.

Sábados, domingos e feriados: 11h, 12h30, 14h00, 15h30 e 16h45.

Menores de 12 anos e aposentados não pagam.

Ingresso: Contribuição de 15 pesos (não obrigatória)

Idioma: Espanhol

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.

Tem alguma dúvida?

Nome

Email

Mês da viagem

Duvida

Deseja receber nossas ofertas?

By |2018-04-17T16:34:47+00:00abril 2nd, 2016|Categories: ARTE + CULTURA, Blog, PASSEIOS + PONTOS TURÍSTICOS, ROTEIROS + DICAS|Comentários desativados em Cabildo em Buenos Aires: testemunha da história

About the Author:

Adriana Albuquerque
Piauiense de nascimento, cearense de coração e casada com um portenho, Adriana adotou Buenos Aires há 9 anos. Ela é formada Comunicação Social e mãe de uma adolescente e de um filho pequeno. Uniu-se à equipe da Aguiar para produzir posts para o blog e hoje é a nossa redatora mais ativa. Provavelmente você já leu e anotou uma dicas que ela passou. Apaixonada pelo Brasil, aprendeu a amar também Buenos Aires. Já não pode viver sem mate, o chimarrão local. Adora ler, comer e viajar.