Costanera Sul: mil e uma atrações!

 

A Costanera Sul é um dos locais de Buenos Aires mais legais para curtir a Natureza e experimentar passeios bem argentinos, seja com as crianças, em casal ou com um grupo de amigos. Siga nossas dicas e divirta-se!

 

Costanera Sul: 

mil e uma atrações 

 

Costanera Sul_balneário_Gobierno

Durante a primeira metade do século XX, a Costanera Sul foi o local de lazer preferido dos portenhos nos finais de semana. A região contava com um balneário, diversos restaurantes e cervejarias. Os dias eram regados a banhos nas águas do Río de la Plata, enquanto à noite, músicos e artistas da época atraíam o público para as mesas desses locais, entre os quais se destacava a Cervecería Munich – onde hoje funciona o Centro de Museos de Buenos Aires e o Museo del Humor.

Hoje a região não só recuperou a importância que teve antigamente como aprimorou sensivelmente a oferta de entretenimento, graças a um processo de recuperação que durou vários anos e, especialmente, à criação de uma área de proteção ambiental, a Reserva Ecológica de Buenos Aires. 

 

 

A Reserva Ecológica da Costanera Sul

 

Reserva_Ecológica_Página_Oficial

A Reserva Ecológica de Buenos Aires, na Costanera Sul, é uma imensa área de proteção ambiental em plena metrópole. Pode ser visitada a pé ou de bicicleta e é o local perfeito para estar em contato com a natureza, caminhar, fazer exercícios e diminuir um pouco o ritmo, em geral frenético, que levamos no dia a dia.

Há também algumas opções de passeio com guias, como o de observação de aves em liberdade e as visitas noturnas à luz da lua cheia. O espaço fica aberto ao público das 8h às 17h.

 

 

A nova praia da Reserva Ecológica

 

Costanera Sul_inauguracion_rambla_playa

Foi inaugurada recentemente (em maio de 2017) uma praia na Reserva Ecológica da Costanera Sul, em uma área que estava coberta de escombros. Com uma vista espetacular para o Río de la Plata, o local também recebeu árvores e plantas nativas, mesas, bancos e cestos de lixo para viabilizar a realização de piqueniques, além de uma esplanada de madeira que proporciona uma vista panorâmica da cidade.

 

Costanera Sul_inauguracion_rambla

Nessa mesma área, foi feita a recuperação da calçada conhecida no passado como Paseo de la Rambla, uma área muito popular antigamente, mas que havia caído em desuso.

.

 

Passeio pelo Rio de la Plata

 

Humberto M 7

Se a ideia é ter vistas privilegiadas da paisagem nos arredores da Costanera Sul uma ótima opção é o passeio ao longo do Río de la Plata com o navio Humberto M. A embarcação sai bem do início da Costanera Sul e o passeio dura duas horas. Você pode obter mais informações escrevendo para o email info@aguiarbuenosaires.com.

 

 

SAIBA MAIS SOBRE O PASSEIO NESSE POST!

 

 

Diversão na Costanera Sul

 

carritos-costanera3

Fora da Reserva Ecológica, a Costanera Sul tem outros atrativos, como a própria vista para o rio e para a cidade e as opções de diversão ao longo do calçadão. A criançada pode andar de bicicleta alugada, ver alguma apresentação de artistas “a la gorra” (passando o chapéu, para contribuições voluntárias), brincar ao longo dos parques, entre outros.

Você vai encontrar também providenciais quiosques e barraquinhas para venda de comida, que oferecem os típicos sanduíches portenhos, como o choripán (pão com linguiça churrascada) e o sanduíche de bondiola (corte de carne de porco), entre outras delícias simples e super portenhas. Não deixe de experimentar!

 

 

Paseo de la Gloria

 

_juan_manuel_fangio_paseo_gloria_980

Também na Costanera Sul, encontra-se o Paseo de la Gloria, uma homenagem em forma de estátuas aos atletas argentinos mais consagrados ao longo dos tempos. São atletas como o jogador de basquete Emanuel Ginóbili; os tenistas Guillermo VilasGabriela Sabatini; o campeão de Fórmula 1 Juan Manuel Fangio; a jogadora de hockey Luciana Aymar; o golfista Roberto de Vicenzo; entre outros.

 

 

Museu do Humor

 

Costanera Sur_museo_del_humor980_2

Outra atração muito divertida na Costanera Sul é o Museu do Humor. Inaugurado em 2012, fica no edifício onde antigamente funcionou a Cervejaria Munich, uma das mais concorridas na época. Reúne mais de 100 obras de grandes artistas dedicados ao desenho, à ilustração e à caricatura. No Museu do Humor finaliza o Paseo de la Historieta, um percurso que tem início em San Telmo e rende homenagem a distintos personagens dos quadrinhos argentinos.

 

 

Surf Urbano

 

Costanera Sul_Surf Urbano

 Quem for maior de 13 anos e pesar no máximo 95 quilos pode conhecer a Costanera Sul de uma forma diferente e divertida: de patinete elétrico. A visita dura 90 minutos e inclui a Reserva Ecológica, o Paseo de la Gloria e dois monumentos de enorme beleza arquitetônica: a Fonte das Nereidas e a Ponte da Mulher. A última parada é na Doca Norte de Puerto Madero. O passeio é feito em espanhol e sai às terças e quintas, às 9h45, 12h45 e 14h45 e é gratuito. As reservas são feitas pela web, aqui.

 

 

Feira Paseo de Retiro

 

Costanera Sul_Feira_03

Outro programa interessante na Costanera Sul é a feirinha Paseo de Retiro, que atrai turistas e portenhos nos finais de semana e feriados. São mais de 300 postos que oferecem uma grande variedade de produtos, como antiguidades, artesanatos, livros, roupas e acessórios de designers independentes, entre outros. Há também os que se dedicam à parte gastronômica, com os clássicos choripanes, empanadas, tortas etc. A feira acontece na Avenida Calabria, entre Dellepiane e Rosario Verá, próximo a Puerto Madero.

  

Puerto Madero

 

fragata-sarmiento

 Vizinho à Costanera Sul encontra-se o bairro de Puerto Madero, um dos metros quadrados mais caros de Buenos Aires atualmente. Mas nem sempre foi assim. Durante muito tempo, os armazéns abandonados do porto davam um aspecto bastante decadente ao local, que passou a ser um dos mais belos e disputados depois da reforma iniciada na década de 1990. Restaurantes, lojas, salas comerciais e edifícios residenciais de luxo, junto a belas áreas verdes, fazem desse um dos locais mais agradáveis da cidade.

 

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e  dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.

 

Leia Mais:

O que fazer em Puerto Madero

Um passeio pela Costanera Norte de Buenos Aires

Choripán em duas versões: tradicional e gourmet

 

By | 2017-08-24T08:00:41+00:00 agosto 24th, 2017|Categories: ARTE + CULTURA, Blog, COMER + BEBER, PASSEIOS + PONTOS TURÍSTICOS|0 Comments

About the Author:

Adriana Albuquerque
Piauiense de nascimento, cearense de coração e casada com um portenho, Adriana adotou Buenos Aires há 7 anos. Ela é formada Comunicação Social, e mãe de uma adolescente e de um filho pequeno. Uniu-se à equipe da Aguiar para produzir posts para o blog e hoje é a nossa redatora mais ativa. Provavelmente você já leu e anotou uma dicas que ela passou. Apaixonada pelo Brasil, aprendeu a amar também Buenos Aires. Já não pode viver sem mate, o chimarrão local. Adora ler, comer e viajar.