Restaurantes de San Telmo: conheça cinco clássicos

Está todo mundo falando “dele”, de San Telmo, tradicional bairro portenho, sempre em mutação e sempre interessante. A novidade agora é o boom gastronômico, que trouxe novos sabores ao sul da cidade. Novidades como Saigón, restaurante especializado em cozinha vietnamita, convivem com clássicos como La Brigada e El Baqueano. A gente já fez um post com algumas novidades do bairro, agora é a vez dos clássicos.

 

RESTAURANTES DE SAN TELMO:

SHOKUDO

RESTAURANTES DE SAN TELMO SHOKUDO

 

Escondido no segundo andar de um prédio na esquina de Defensa e Estados Unidos, a uma quadra da Plaza Dorrego, está um dos restaurantes mais clássicos da comunidade japonesa. Shokudo é pequeno e simples, fiel ao estilo japonês, mas tudo por lá é delicioso.  Além de sushi e sashimi, servem deliciosos nigiris e vegetais com carne de porco, além das sopas, que são ótimas. Para quem gosta de sobremesas, a dica é arriscar e provar os sorvete gengibre, de chá verde ou de wasabi.  O Shokudo segue o mesmo estilo de cozinha tradicional que seu parente Comedor Nikkai, outra referência da cidade. Ao meio dia eles servem menu executivo.

Endereço: Defensa, 910.

 

Leia nosso post sobre a Feira de San Telmo

 

RESTAURANTES DE SAN TELMO:

CASAL DE CATALUNYA

 

RESTAURANTS DE SAN TELMO casal de calaluyna SALAO

RESTAURANTES DE SAN TELMO catalunya

 

Em um edifício super lindo de San Telmo funciona a casa portenha da coletividade catalã, o Teatro Margarita Xirgu e este restaurante de alta gama. Para começar, o salão é precioso, com vitrais, azulejos e outros detalhes com muita história. À noite eles oferecem sempre um menu fixo (entrada, aperitivo, prato principal, vinho, sobremesa e café) e ao meio-dia uma proposta executiva. Para petiscar, a opção é tomar um vinho e provar “pintxos e tapas” no bar.  Obviamente, o Casal de Catalunya é um dos melhores lugares de Buenos Aires para comer paella e parrillada de mariscos.

Endereço: Chacabuco, 863. Site: www.casal.org.ar

 

Leia nosso post sobre os Cafés de San Telmo

 

RESTAURANTES DE SAN TELMO:

LA BRIGADA

RESTAURANTES DE SAN TELMO LA BRIGADA

O La Brigada é caro, já vou avisando! Mas oferece um dos melhores cortes de carnes de Buenos Aires, o que não é pouco. Ou seja, é lugar para ir quando a gente não quer errar.  Deixe o bife de chorizo de lado e peça um bom ojo de bife, que eles servem na textura perfeita. É frequentado por turistas, celebridades e estrangeiros. A decoração conta com centenas de camisas de futebol autografadas. Se você for fã de vinhos, aproveite e visite a bodega no subsolo.

Endereço: Estados Unidos, 465. Site: http://www.parrillalabrigada.com.ar

Leia nosso post sobre o bairro de San Telmo

 

RESTAURANTES DE SAN TELMO:

CASEROS

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Este restaurante fica na badalada avenida Caseros, onde nos últimos anos foi se instalando um pólo gastronômico de alta qualidade. Mas o Caseros, entre os pioneiros, ainda é uma das melhores opções. Fica a passos do Parque Lezama e, por sua ambientação e menú, muitas vezes é chamado de bodegón chic. O salão tem toques retrô, pratos do tempo da vovó (comprados no mercado de San Telmo) e lindas frutas decorando as mesas, o que dá um toque sofisticado ao restaurante que serve pratos típicos portenhos, mas com alma de chefe. Ao meio-dia há um menú especial.

Endereço: Av. Caseros, 486.

 

Onde tomar cervejas artesanais em San Telmo

 

RESTAURANTES DE SAN TELMO:

LA PETANQUE

RESTAURANTES DE SAN TELO LA PETANQUE

Este restaurante é para quem gosta de comida francesa tradicional. Está há anos numa esquina charmosa do bairro, em Defensa e México. A decoração tem piso de mosaico e paredes brancas, e um enorme balcão antigo, com espelhos ao fundo. Na chegada, a gente é recebido com um aperitivo (pode ser kir royal ou um pastis – de anís). Do princípio ao fim o menu é clássico: sopa de cebola ou terrine para começar, para citar algumas opções, e depois confit de pato, boeuf bourguignon, gigot de cordero, confit recheado com tomates secos ou file a la Bearnaise. Para fechar, peça a degustação de sobremesas, para dividir, que vem com profiteroles, crème brûlée e mousse de três chocolates.

Endereço: Defensa, 596. Site: www.brasseriepetanque.com

 

OUTRAS SUGESTÕES

Bacán: Av. Caseros 499

Café Rivas: Estados Unidos 302

Club Social De Luxe: Av. Caseros 454

Coffee Town: Bolívar 976

El Banco Rojo: Bolivar 866

Hierbabuena: Av. Caseros 454

La Cresta: Bolívar 865

Los Infernales: Carlos Calvo 492

Mercadito Latino: Carlos Calvo 488

Mercí: Carlos Calvo 455

Saigón: Bolívar 986

The Market Burger: Carlos Calvo 455

Leia mais:

Cabaña Las Lilas: uma das melhores carnes de Buenos Aires
Choripán em duas versões: tradicional e gourmet
Restaurantes com varandas e terraços para curtir a primavera
7 Deliciosos Restaurantes de Comidas Rápidas em Buenos Aires
L’adesso: O restaurante que o Chef te recebe na porta

By |2018-01-30T11:06:02+00:00março 15th, 2017|Categories: Blog|Tags: , , , |Comentários desativados em Restaurantes de San Telmo: conheça cinco clássicos

About the Author:

Gisele Teixeira
Jornalista, gaúcha de nascimento e do mundo por opção, vive em Buenos Aires há oito anos. É editora do blog Aquí me Quedo, declarado de interesse cultural pela Legislatura Portenha em 2015. Das coisas que mais gosta na vida: dançar tango, escrever, fotografar e viajar. É casada com o Edu e tem dois gatos, a Tita e o Polaco.