5 museus gratuitos em Buenos Aires
5 museus gratuitos em Buenos Aires
Você sabia que existem diversos museus gratuitos em Buenos Aires? Muita gente pensa que são locais acessíveis apenas para quem pode gastar com isso. Entretanto, na capital argentina, muitos são gratuitos. E aqui essa é uma atividade que já está no cotidiano e na cultura dos portenhos.
Buenos Aires cultural
A capital argentina tem, inegavelmente, uma oferta cultural muito grande. Além disso, engana-se quem pensa que são programas caros. Os valores costumam ser bastante acessíveis, principalmente se comparado a outras capitais mundiais. Assim sendo, listamos os museus gratuitos em Buenos Aires.
Dica Aguiar: Muitos museus da cidade não abrem pela manhã. Portanto, dê preferência para visitá-los à tarde. Confira no site de cada um o horário de funcionamento para cada dia.
1 – Museu de Arte Decorativo
O Museu de Arte Decorativo se encontra em um dos palácios mais bonitos da cidade. A sua coleção tem cerca de 4 mil peças, entre móveis, pinturas, esculturas, tapetes e objetos de arte decorativa. Logo em sua entrada se encontra a cafeteria Croque Madame, que também possui filiais em outros museus e mansões da cidade. Na lateral direita do museu, está a passagem para o seu belíssimo jardim.
Endereço: Av. del Libertador, 1902 – Palermo.
2 – Museu Nacional de Belas Artes
Bem próximo ao Cemitério da Recoleta e da Flor Metálica, o Museu Nacional de Belas Artes é um dos mais importantes da América Latina e o que conta com o maior patrimônio artístico da Argentina. Lá é possível encontrar obras de renomados pintores como Picasso, Rodin, Rembrandt, entre outros pintores argentinos muito prestigiados.
Endereço: Avenida del Libertador, 1573 – Recoleta.
Descubra também os 10 museus menos conhecidos de Buenos Aires
3 – Museu Histórico Nacional do Cabildo
Da Plaza de Mayo se vê essa construção de estilo colonial que chama atenção de todos. Ali já funcionou a prefeitura da cidade e importantes decisões foram tomadas. No segundo andar do Cabildo é possível avistar a Casa Rosada. Com entrada e visitas guiadas gratuitas, é um passeio imperdível para quem quer entender um pouco mais da história da cidade.
Endereço: Bolivar, 65 – Centro.
4 – Museu Histórico Nacional
Localizado no belíssimo Parque Lezama e quase em frente a Avenida Caseros (um dos novos polos gastronômicos de Buenos Aires), o Museu Histórico Nacional possui um acervo dedicado à história argentina, exibindo objetos relacionados à Revolução de Maio e à Guerra de Independência do país.
Endereço: Defensa, 1600 – San Telmo.
5 – Museu Quinquela Martín
O Museu Quinquela Martín contém obras do artista, um dos mais famosos do país, além de outros pintores argentinos importantes. No terceiro andar é o mesmo local onde viveu e pintou Quinquela. Com móveis, fotografias, roupas e pinturas do artista. No terraço, encontra-se uma das mais importantes coleções de esculturas de artistas argentinos e uma bonita vista para o rio. Dali é possível ver de cima o Caminito e de longe o estádio La Bombonera.
Endereço: Av. Don Pedro de Mendoza, 1835 – La Boca.
Outras dicas
A cidade também conta com diversos centros culturais interessantes e repletos de programações gratuitas. Separamos alguns deles para você incluir no seu roteiro.
Centro Cultural Recoleta
Também com entrada gratuita, temos aqui um Centro Cultural muito versátil. Até mesmo a fachada, de tempos em tempos, ganha uma nova roupagem. Além de salas com exposições e salas de teatro, o Centro Cultural Recoleta recebe mostras de artes visuais e diversos tipos de espetáculos.
Endereço: Rua Junín, 1930 – Recoleta.
Veja aqui a programação do local!
Dica Aguiar: Aproveite para visitar o local durante o final de semana. Assim, é possível aproveitar a Feira de Artesanato da Plaza Francia, em frente ao Centro.
Centro Cultural Kirchner
Declarado Monumento Histórico Nacional em 1997, o Centro Cultural Kirchner, referência na cidade e um dos mais completos do mundo, tem salas e ambientes voltados para distintas atividades. A construção imponente por si só já chama atenção durante o dia. À noite, a iluminada cúpula azul embeleza mais ainda a arquitetura do edifício.
Endereço: Rua Sarmiento, 151 – Centro.
Usina del Arte
A Usina del Arte leva esse nome pois é uma verdadeira usina de experiências: musicais, teatrais, visuais, gastronômicas e muito mais. Em seu prédio imponente há salas para diversas atividades como: auditório, pátio central, onde ocorrem muitas atividades agradáveis ao ar livre, e espaço cultural para crianças. São alternativas para não ficar sem opção.
Endereço: Agustín R. Caffarena, 1 – La Boca.
Dica Aguiar
Agora que você já conferiu os museus gratuitos de Buenos Aires, que tal planejar os passeios na cidade? A Aguiar Buenos Aires, claro, tem as melhores experiências. Para saber mais detalhes dos serviços oferecidos, como datas, horários e valores promocionais, entre em contato por meio do: info@aguiarbuenosaires.com.
Confira agora os passeios e shows de tango promocionais da Aguiar
Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.