Bosques de Palermo: o pulmão de Buenos Aires
Bosques de Palermo: o pulmão de Buenos Aires
Buenos Aires é uma das cidades mais privilegiadas quando o assunto é áreas verdes. Não apenas pela tranquilidade que o local pode passar, mas também, é claro, pela qualidade de vida e pelo ar puro em meio a cidade. Mas há um lugar em específico, bem no coração de Buenos Aires, que se destaca como um dos lugares mais bonitos, encantadores e charmosos da capital: os Bosques de Palermo.
Bosques de Palermo
O Parque 3 de Febrero, nome original que foi inspirado pela batalha de Caseros, foi inaugurado em 1875 no cruzamento das avenidas Sarmiento e Del Libertador no bairro Palermo, por iniciativa do então presidente Domingo F. Sarmiento.
Sarmiento buscava construir um parque bem ao centro de Buenos Aires, como o famoso Central Park em Nova York. Entretanto, desde a sua construção inicial, o projeto passou então por diversas obras e construções até chegar ao formato atual.
Paisagismo
Para um design mais moderno, convocaram então o importante paisagista francês Carlos Thays, que selecionou e planificou cuidadosamente as espécies de vegetais plantados, além de todos os elementos decorativos como pontes, bancos, lagos, fontes, iluminação, criando novos e diferentes ambientes dentro do parque.
Durante esse período Carlos Thays também construiu o belíssimo Jardim Botânico (foto), que conta com mais de 10 mil espécies de plantas e árvores.
O resultado, como dito anteriormente, foi o que é hoje considerado uma das áreas mais bonitas e bem cuidadas de Buenos Aires, em um total de 40 hectares de puro verde. Com três lagos em sua extensão e uma ampla variedade de árvores e espécies de pássaros, o parque é muito procurado para passeios de bicicleta, caminhadas, piqueniques, esportes ou simplesmente para relaxar.
Rosedal
Dentro dos limites dos Bosques de Palermo, talvez a área mais procurada, principalmente na primavera, é o Rosedal, um belo e colorido jardim com mais de 18 mil roseiras de variadas espécies. Foi projetado pelo engenheiro agrônomo Benito Carrasco e inaugurado em novembro de 1914 e declarado Patrimônio Histórico Nacional em 2011.
Planetário
Há também o interessantíssimo Planetário Galileu Galilei, um observatório/museu/sala de espetáculos que recebe muitas atividades, inaugurado em 1966 como uma curiosa construção que se assemelha a um disco voador.
Temos um post exclusivo sobre o Planetário de Buenos Aires. Veja aqui!
Jardim Japonês
Outro atrativo encantador é o Jardim Japonês, um cantinho japonês em plena Buenos Aires. Lá dentro você certamente irá se encantar com o ambiente de harmonia e equilíbrio que o jardim propõe, com uma grande variedade de árvores e plantas japonesas. Assim como a cultura oriental, o jardim é um lugar cheio de simbolismos e misticismo, que somado à tranquilidade torna-se um dos lugares mais especiais da cidade.
Dica Aguiar
Os Bosques de Palermo são, portanto, um dos lugares mais importantes da cidade. Além de servir como um pulmão para a cidade, é um dos lugares preferidos dos portenhos como forma de relaxar, buscar conforto e tranquilidade. Se pensa em visitá-lo, tire pelo menos uma tarde inteira para passear sem pressa por toda sua área verde, certamente você irá sentir como é agradável a região.
Aos fins de semana o parque é bem mais requisitado, mas isso não muda em nada, pelo contrário, o governo portenho incentiva fazendo diversas e variadas programações dentro do parque, desde shows até cinema ao ar livre.
Veja agora nosso vídeo exclusivo sobre os Bosques de Palermo.
Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.