O bairro Belgrano: requinte e diversidade
O bairro Belgrano: requinte e diversidade
Falar em requinte em Buenos Aires chega a ser redundante, já sabe que encontrará uma arquitetura de chamar a atenção e bairros muito elegantes. Hoje, destacamos o bairro de Belgrano.
Uma região tradicional que conta com repletas histórias e recheada de atrativos. Confira!
O bairro de Belgrano
Você não precisará ir muito longe para conhecer Belgrano, bairro da zona norte de Buenos Aires, cujo nome homenageia o Manuel Belgrano, o criador da bandeira argentina.
Vizinho do conhecido bairro de Palermo, ele já foi um povoado, uma cidade e até capital portenha (ainda que por um breve período).
De belíssima arquitetura, o bairro foi projetado por Carlos Thays, arquiteto franco-argentino. Não é à toa que está carregado de cultura, tradição e historia.
Em uma caminhada, seja breve ou não, é possível apreciar monumentos, museus, bibliotecas e diversas praças.
Atrativos em Belgrano
Tierra Santa
Tierra Santa é um parque temático religioso que reproduz a Jerusalém da época de Jesus Cristo. As atividades incluem dramatizações, shows musicais, oficinas para crianças, entre outras. Bastante procurado por turistas do mundo inteiro.
Endereço: Av. Rafael Obligado, 5790
Barrancas de Belgrano
Barrancas de Belgrano, uma espécie de parque, é um dos atrativos que valem a pena constar em seu roteiro. Revitalizado em 2016, atualmente é ainda mais bonito, abrigando eventualmente feiras e festivais a céu aberto. É bem comum encontrar bailarinos e simpatizantes de tango de diversas idades reunidos para dançar em seu antigo coreto (“glorieta”). Ali também se encontra uma réplica, em menor escala, da Estátua da Liberdade.
Endereço: Mariscal Antonio José de Sucre, 1683.
La Redonda
Um dos símbolos de Belgrano, localizada no coração do bairro, é a Parroquia de la Inmaculada Concepción, popularmente conhecida como La Redonda. A magnífica cúpula hemisférica atinge quase 40 metros de altura e é semelhante à da Catedral de San Carlos, em Milão, e pode ser vista de diversos pontos do bairro.
Endereço: Vuelta de Obligado, 2042.
Dica Aguiar: Em uma das laterais da igreja, está localizado uma das cafeterias mais tradicionais da cidade: o Café Watson. Aberto durante todo o dia, o local é um pedacinho de Roma em Buenos Aires.
Museu de Arte Espanhol Enrique Larreta
O Museu Larreta foi a residência do escritor Enrique Larreta, atualmente é um espaço para a cultura, onde possui um jardim incrível com 5000 m² e uma mansão neocolonial, que virou o Museu de Arte Espanhola. Ali é possível também fazer uma parada para um cafezinho, um lanche ou até mesmo um almoço no belíssimo Croque Madame.
Endereço: Av. Juramento, 2291
Dica Aguiar: No bairro também estão localizados o Museu Yrurtia e o Museu Sarmiento.
Belgrano R
Belgrano R é considerado um dos bairros não oficiais de Buenos Aires. A região é residencial, repleta de árvores, ruas de paralelepípedo, casarões impressionantes e um ar de tranquilidade. Ali encontramos a Avenida Melián (foto), umas das mais lindas da cidade, com ruas de pedras e o céu coberto pelas árvores. E caminhando, é possível apreciar a arquitetura das casonas que pertenceram aos aristocratas da época.
No passeio por essa zona, aproveite para conhecer o Palacio Hirsch (foto), a belíssima Livraria Kel e as ruas ao seu entorno, e o diferente Santuário Schoenstatt. Por ali encontramos também varias opções gastronômicas super charmosas para todos os gostos. Separe umas horinhas no seu roteiro para passear tranquilamente por essa região.
Mercado de Belgrano
No bairro não faltam opções gastronômicas. Ali, encontramos esse mercado emblemático, recentemente renovado e com novas ofertas gastronômicas. O Mercado de Belgrano conta com um pátio externo, terraço ao ar livre e uma variedade de produtos de extrema qualidade. Vale a pena visitá-lo em um passeio pelo bairro.
Endereço: Juramento, 2527.
Costanera Norte
Costanera Norte é uma avenida que contorna o Río de la Plata entre os bairros de Belgrano, Palermo e Recoleta, local onde está o aeroporto Jorge Newbery, conhecido como Aeroparque.
Durante o dia, o passeio é ideal para apreciar a vista do rio, correr, andar de bicicleta e fazer exercícios. E à noite, aproveitar os bares, boates e restaurantes da zona.
Endereço: Av. Rafael Obligado s/n
Estádio Monumental River Plate
Estádio Monumental River Plate esse você já conhece, tenho certeza. É um clássico, já que é o estádio de umas das equipes argentinas mais reconhecidas, o River Plate. O nome oficial do estádio é Antonio Vespucio Liberti. Aproveite para conhecer também o Museu do River.
Endereço: Av. Figueroa Alcorta, 7597
Barrio Chino
Chamado de “barrio chino”, como em qualquer grande cidade, um bairro que abriga os imigrantes chineses em Buenos Aires. É possível encontrar desde de restaurantes orientais até as lojinhas, onde há absolutamente de tudo, principalmente diversos alimentos típicos, já que o local conta com grande variedade de produtos do mundo inteiro.
Endereço: Rua Arribeños, 2100.
Dica Aguiar
Agora que já conhece os principais atrativos do bairro de Belgrano, anote tudo e inclua em seu roteiro. Aproveite, os diversos pontos que valem muito a pena conhecer em Buenos Aires.
Além disso, não deixe de conferir os demais posts do Blog. São mais de 1000 matérias com muita informação valiosa.
CONFIRA A NOSSA LISTA DE 14 PONTOS TURÍSTICOS IMPERDÍVEIS DE BUENOS AIRES
Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.