Agenda cultural de Buenos Aires em 2017: motivos para voltar à cidade!

Agenda cultural de Buenos Aires em 2017: motivos para voltar à cidade!

Miró, Yves Klein, Diane Arbus, Xul Solar, Vivian Maier, Gisele Freund. A programação de arte de Buenos Aires em 2017 está estupenda, especialmente para os apaixonados por fotografia. Confira neste post a agenda detalhada dos principais museus e centros culturais da cidade este ano. Compre já a sua passagem!

 

AGENDA CULTURAL DE BUENOS AIRES EM 2017

 

BUENOS AIRES EM 2017: MUSEU NACIONAL DE BELAS ARTES

A partir de fevereiro, o Museu Nacional de Belas Artes (que completou 120 anos) traz uma grande exposição dedicada a Alejandro Xul Solar (1887-1963), um artista – injustamente – pouco conhecido dos brasileiros. Pintor, escritor, inventor de linguagens, visionário, vanguardista e grande amigo de Jorge Luis Borges, ele merece ser descoberto, e esta é uma boa oportunidade. A exposição será montada em parceria com a Fundación Pan Klub e a abordará seu vínculo com a pintura, música, arquitetura e as questões esotéricas.

xul-solar-piai-buenos-aires-2017

A partir de maio, o Museu programou uma mostra do pintor, ceramista e escultor nascido em Rosario, Lucio Fontana (1899-1968), e, em julho, uma exposição dedicada ao maestro Luis Felipe Noé.  Em outubro se poderá ver “Miró: la experiencia de mirar“, um conjunto de pinturas, esculturas e desenhos das duas últimas décadas da vida do artista (1963-1983), pertencentes à coleção do Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia, de Madri. Miró dispensa apresentações!

 

miro-buenos-aires-2017

Leia nosso post específico sobre o MNBA

 

BUENOS AIRES EM 2017: FUNDACIÓN PROA

yves-klein-buenos-aires-em-2017

De março a junho de 2017, a Fundación Proa exibe pela primeira vez na Argentina uma retrospectiva do francês Yves Klein (1928-1962), considerado um dos maiores expoentes da arte contemporânea do século XX. O pintor Yves Klein flertou com as mais diversas manifestações artísticas. Da pintura à literatura, da fotografia à música, ele experimentou tudo. E isso talvez seja a principal característica de sua obra. Propondo novas formas de fazer arte, ele anunciou a pós-modernidade com alguns anos de antecedência.

A mostra vai exibir 30 obras, entre elas seus primeiros trabalhos monocromáticos, de 1995, e– esperamos – “Saut dans le vide” (fotografia), nome de uma das obras mais conhecidas da carreira (breve, mas produtiva) de Yves Klein. O salto no vazio que o artista se propõe resume um pouco a forma de pensar desse que foi um dos precursores da arte conceitual e das performances artísticas.

yves-klein-azul

Sua forma de fazer arte se resume em três palavras: cor, corpo e imaterial. Seu trabalho com cores teve basicamente três fases: Dourado, Azul e Rosa. Desses trabalhos, os que possuem maior destaque são, sem dúvidas, os coloridos com a famosa cor patenteada pelo pintor com o nome de “Azul Klein” ou “Azul Klein Internacional”. Creio que é a mesma mostra que esteve na Tate Gallery, em Londres, em 2016.

Descubra AQUI a Fundación Proa!

 

BUENOS AIRES EM 2017: MALBA

No dia 24 de março, o Malba inaugura a primeira retrospectiva na América Latina do coletivo canadense General Idea –  um dos primeiros a incorporar o tema da Aids em sua obra. A partir de julho, chegam mais de 100 fotografias da mostra “En el principio“, de Diane Arbus, proveniente da coleção do Museu Metropolitano de Nova Iorque. E para o fechamento do calendário, em 3 de novembro, “México Moderno (1900-1950)” mostrará um amplo panorama da vanguarda mexicana, com 140 obras chaves de artistas como Diego Rivera, Frida Kahlo, David Alfaro Siqueiros, Rufino Tamayo, José Clemente Orozco e outros.

diane-arbus-twins-buenos-aires-em-2017

Ainda não conhece o Malba? Saiba mais sobre ele neste post!

 

BUENOS AIRES EM 2017: FOLA – FOTOTECA LATINOAMERICANA

A Fototeca Latinoamericana (FoLa) confirmou que a partir de março trará uma exposição surpreendente da nova-iorquina Vivian Maier (1926-2009), uma mulher que trabalhou toda a sua vida como babá e que morreu em extrema pobreza. Após a sua norte foram descobertas 100 mil fotos sem revelar! Todas de beleza alucinante.  A Fola programou ainda uma exposição chamada “Fotografía Contemporánea Mexicana” e apresentara mais de 100 imagens do arquivo Harry G. Olds, recuperadas por Alfredo Srur, um norte-americano que milhares de instantâneas da Argentina e do Chile durante os 40 anos que viveu no continente.

 

Vivian Maier Self-Portrait

 

BUENOS AIRES EM 2017: MAMBA – MUSEU DE ARTE MODERNA DE BUENOS AIRES

Museu de Arte Moderno de Buenos Aires apresenta, entre diversas mostras, uma exibição de fotos da alemã Gisele Freund (1908-2000), pioneira da fotografia colorida e única mulher entre os fundadores da Agencia Magnum de fotojornalismo. Está marcada para 26 de outubro.

Confira a agenda completa de exposições de Buenos Aires em 2017 nesta matéria da Agência Telám.

Posts relacionados
Passeios em oferta
Dicas de Buenos Aires
Roteiros digitais
Tem alguma dúvida?
Contact Form Demo
Gisele Teixeira
Jornalista, gaúcha de nascimento e do mundo por opção, vive em Buenos Aires há 10 anos. É editora do blog Aquí me Quedo, declarado de interesse cultural pela Legislatura Portenha em 2015. Das coisas que mais gosta na vida: dançar tango, escrever, fotografar e viajar. É casada com o Edu e tem dois gatos, a Tita e o Polaco.
Compartilhe!
Segue a gente!