Jardim Japonês: natureza e cultura em Buenos Aires
Jardim Japonês: natureza e cultura em Buenos Aires
Buenos Aires é uma cidade cercada de verde, relaxantes oásis em meio à selva de pedra típica das grandes metrópoles. O Jardim Japonês de Buenos Aires é um desses locais, ideal para desfrutar da natureza e conhecer um pouco mais da milenar cultura do Japão.
Jardim Japonês: história
Inaugurado em maio de 1967, por ocasião da visita à capital portenha do então príncipe-herdeiro do Japão, hoje imperador Akihito, o Jardim Japonês de Buenos Aires é um local de extrema beleza e tranquilidade. Hoje, abriga também um restaurante, uma casa de chá, um viveiro de plantas, uma sala de leitura, uma lojinha de artesanatos e lembrancinhas japonesas e até um espaço para eventos.
Japão em Palermo
O projeto é do paisagista Yasuo Inomata, que lançou mão dos típicos elementos dos jardins japoneses para recriar em Palermo um pedaço daquele país. A combinação de lagos, pontes, portões, caminhos, pedras, pontes e areia, além da grande variedade de plantas, forjam um ambiente calmo e de beleza indescritível.
Autofinanciamento
Administrado pela Fundación Cultural Argentino Japonesa, não recebe nenhum tipo de subvenção dos governos do Japão ou da Argentina. Mantêm-se com a receita gerada pelas atividades desenvolvidas no espaço e pelos ingressos vendidos aos visitantes.
Restaurante
O restaurante do Jardim japonês, onde o sushi é preparado diante do público, funciona das 10h às 18h, de quarta a segunda. Volta a abrir, das 19h30 à 00h. Às sextas-feiras e nos finais de semana, é necessário fazer reservas. O local permanece fechado às terças-feiras. O e-mail de contato é restaurant@jardinjapones.org.ar.
Viveiro Kadan
No viveiro é possível comprar bonsais, azaléias, orquídeas e até mesmo peixes koi (espécie de carpa), bem como alimento balanceado para dar às carpas do local. Funciona de segunda a domingo, das 10h às 18h.
Lojas
O visitante pode encontrar uma grande variedade de artesanatos e souvenirs referentes à cultura japonesa nas duas lojinhas do Jardim Japonês. Elas também funcionam das 10h às 18h, de segunda a domingo.
Descubra quais são nossos souvenirs favoritos de Buenos Aires
Casa de chá
Este espaço foi criado para a realização da tradicional cerimônia do chá. Seu interior, confeccionado artesanalmente, conta com elementos tradicionais importados diretamente do Japão, em alguns casos com mais de cem anos. O visitante do Jardim Japonês de Buenos Aires pode participar da cerimônia, que é considerada uma síntese dos elementos fundamentais da cultura japonesa: o respeito pela natureza, a exaltação da humildade e o silêncio.
Sala de leitura Tokushima Ken
A história do Japão e a cultura japonesa podem ser melhor conhecidas na Sala de Leitura do Jardim Japonês, que conta com uma ampla bibliografia em espanhol e Inglês. O horário de atendimento é de segunda a domingo, das 10h às 18h.
Falando em leitura, aproveite para conhecer os escritores argentinos mais famosos
Visitas guiadas
O Jardim Japonês de Buenos Aires oferece o serviço de visita guiada, fornecendo informações adicionais acerca da história e da cultura japonesas, enquanto fazem o percurso. As visitas acontecem aos sábados, domingos e feriados, às 11h e devem ser previamente agendadas. O e-mail para contato é informes@jardinjapones.org.ar.
Descubra outras visitas guiadas super interessantes em Buenos Aires
Mais informações
A visita ao Jardim vale super a pena, não é mesmo? Para saber mais informações sobre a programação do Jardim, bem como os valorizados atualizados, recomendamos verificar diretamente em sua página oficial. Bom passeio!
Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.