Museu Bellas Artes de Buenos Aires: um passeio pela história da arte
Museu Bellas Artes de Buenos Aires: um passeio pela história da arte
Bem ali, no coração do bairro Recoleta, entre o Cemitério da Recoleta e a Flor Metálica, se encontra um edifício que é destino obrigatório para os amantes de arte que passam pela cidade. O belíssimo Museu Nacional de Bellas Artes é um dos mais importantes da América Latina e conta com o maior patrimônio artístico da Argentina.
Museu Bellas Artes de Buenos Aires
Apesar de hoje ser um dos pontos mais chamativos da região, o Museu Belas Artes de Buenos Aires nem sempre esteve por ali. Foi inaugurado primeiramente em 1896, com apenas 163 obras, no edifício Bon Marché na Calle Florida, hoje conhecido como as Galerias Pacífico. Idealizado por Eduardo Schiaffino, o museu pretendia fazer uma leitura da história da arte através de sua coleção.
Após diversas aquisições e doações, o patrimônio do museu havia se multiplicado por vinte e o espaço já era insuficiente. Então, em 1909, foi transferido para o edifício Pabellón Argentino, na Plaza San Martin, onde permaneceu por duas décadas.
Novamente o museu precisava de mais espaço e decidiram reutilizar, após diversas obras, o espaço que antes era a casa de bombeamento e água potável da cidade, tornando-se a sede atual e definitiva no bairro Recoleta, inaugurada em 1933.
Obras
O Museu Belas Artes de Buenos Aires passou por diferentes curadores e gestões, o que trouxe ao museu diversas e variadas obras do mundo inteiro, desde importantíssimas obras internacionais, obras nacionais contemporâneas, até esculturas.
Fato é que hoje o museu ainda segue a ideia original de seu fundador, fazendo um percorrido na arte desde a idade média até o século XXI, divididos em escolas, períodos, estilos e autores, contabilizando em mais de 2 mil obras.
Entre os mais importantes é possível citar Picasso, Monet, Van Gogh, Renoir, Francisco de Goya, Manet, Rodin, Rembrandt e muito mais.
Além, é claro, dos importantes artistas argentinos como Benito Quinquela Martin, Cándido Lopez, Lino Enea Spilimbergo, Prilidiano Pueyrredón, Fernando Fader, Antonio Berni, Carlos Alonso e Antonio Seguí.
Mais informações
O Museu Belas Artes de Buenos Aires está também sempre renovando suas exibições, seja em pinturas ou fotografias em uma extensa programação.
Há também cursos, atividades para crianças e uma biblioteca com mais de 150 mil exemplares sobre arte. Ou seja, se gosta de arte e deseja visitá-lo, é bom que vá com tempo para poder percorrer o máximo que possa.
Endereço: Avenida Del Libertador, 1473 (Recoleta).
O que fazer próximo
O Museu de Belas Artes está localizado em um ponto estratégico de Recoleta. Você pode aproveitar para visitar o Cemitério da Recoleta, a Feirinha que acontece nos finais de semana e feriados, além do Centro Cultural Recoleta e da belíssima La Isla da região. Sem contar com as diversas praças e demais opções artísticas e culturais. Também está próximo a Universidade de Direito e a Flor Metálica, ícones do bairro.
Bem atrás do Museu, encontramos também o Bellas Artes Bar, um dos complexos gastronômicos mais agradáveis da cidade. O local foi pensado para atender a todos os tipos de público, assim como o museu. Localizado no coração da Recoleta, é composto por La Fernetería, Colette Caffeteria e Trapizzino Shop. Cada um desses espaços com uma proposta única.
Dica Aguiar
Agora que você já sabe o mais sobre o Museu de Bellas Artes, que tal planejar os passeios na cidade? A Aguiar Buenos Aires, claro, tem as melhores experiências. Para saber mais detalhes dos serviços oferecidos, como datas, horários e valores promocionais, entre em contato através do nosso WhatsApp clicando AQUI. Ele funciona de segunda a sábado, das 8h30 às 20h30, com atendimento 100% em português.
Confira agora os passeios e shows de tango promocionais da Aguiar
Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos acompanhar nosso blog onde encontrará dicas, lista de restaurantes, hoteis e muitos passeios. E não deixe de nos SEGUIR NO INSTAGRAM para ver nossos posts diretamente de Buenos Aires.