Vielas de Buenos Aires para você descobrir!
Vielas de Buenos Aires para você descobrir!
Vamos explorar algumas vielas da capital portenha, que são umas ruas pequeninas, chamadas aqui de “pasajes”. Muitas vezes, os olhares apressados ou pouco atentos podem não dar importância. No entanto, esses locais revelam muito sobre a história da cidade.
São mais de 100 vielas de Buenos Aires, que estão em diferentes bairros, como Barracas e San Telmo, mas também por Recoleta e Palermo.
Vielas de Buenos Aires
Construídas por volta de 1880, as vielas nasceram como respostas a um problema habitacional. Depois da epidemia de febre amarela, em 1871, as classes altas abandonaram o sul da cidade e foram para a região norte.
Nesta época, a inclusão de ruas interiores, que permitia aumentar o número de moradias, foi vista como uma solução. As vielas se denominavam de acordo com seus desenhos: em “cul de sac” (rua sem saída), em forma de U ou de L ou ainda para pedestres, para carros ou mistas, cobertas ou a céu aberto, públicas ou de acesso restrito.
Pasaje Libertad (Recoleta)
Em forma de “L”, a passagem Liberdad (Rue des Artisans) foi construída em 1887 pelo arquiteto italiano Giuseppe Bernasconi e está no coração da Recoleta. Contorna um grupo de casas que ocupava uma parte da quadra e tinha duas saídas, pela rua Libertad e por Arenales.
Com o passar dos anos, em função de uma briga familiar e de diversas modificações urbanas na cidade, foi dividida, transformando-se em duas vielas com entradas independentes e estética diferentes. A Rue des Artisans, com estilo parisiense, e a Pasaje Libertad, com ares mais italianos.
Onde fica? Rua Arenales, 1239 / Rua Libertad, 1240
Tanto a viela quanto as ruas próximas guardam agradáveis surpresas! Para começar a L’Academie, um brechó de luxo (chamado também de Boutique Vintage). Esta loja tem de tudo, roupas (de festas e informais), sapatos, lenços, bolsas e até joias.
Outras lojas são a Salazar Casa, Habito e ainda Harturo, três casas de decoração que são um escândalo e valem a pena visitar.
Pasaje Lanin (Barracas)
Também conhecida como “calle Lanín”, esta viela de Buenos Aires, no bairro de Barracas, abriga uma das mostras de arte urbana mais interessantes da cidade.
São 35 casas com as fachadas decoradas pelo artista plástico Marino Santa María, vizinho da quadra. Tudo começou quando ele decidiu cobrir com mosaico a frente da casa onde nasceu, cresceu e instalou o seu ateliê, no número 33 da mesma rua.
Onde fica? Rua Brandsen, 2100
A história não acaba aí, a ideia agradou os vizinhos que, aos poucos, foram pedindo que ele também enfeitasse as fachadas de suas casas. Hoje, a proposta é apoiada pelo Ministério da Cultura argentino, pela Unesco e pelo Museo Nacional de Bellas Artes.
Marino Santa María, filho de Marino Pérsico, um dos principais ceramistas argentinos, dá aulas de arte em seu ateliê, com cursos de pintura, mosaico e desenho, ensinando tudo que sabe para adultos e crianças. O artista é responsável também por outras intervenções famosas de Buenos Aires, como o retrato de Carlos Gardel na Pasaje Zelaya, no Abasto“.
Pasaje Zelaya (Abasto)
Esta é mais uma das vielas de Buenos Aires que encanta a todos pela região onde está, um dos bairros mais tangueiros, o Abasto.
São intervenções urbanas, também feitas pelo muralista Marino Santa María, entre 2002 e 2005, para homenagear o músico e enfeitar o bairro com cores, letras e partituras de tango. Em apenas duas quadras, pelo menos seis retratos do cantor Carlos Gardel.
Onde fica? Rua Zelaya, 3100
Pasaje Bollini (Recoleta)
A quarta das vielas de Buenos Aires é a Pasaje Bollini, na Recoleta, entre French e Melo. São apenas duas quadras, rodeadas de casas baixinhas e calçamento ainda de paralelepípedo, para deixar a gente bem apaixonada.
Dizem que a rua começou a ser povoada por volta de 1874, quando alguns imigrantes italianos, em função da febre amarela, foram transladados para a “Quinta Bollini”, local onde ergueram casas precárias e começaram a vender as frutas e hortaliças que plantavam e colhiam pelas redondezas.
A estes estrangeiros se somaram outros, de “mala vida”, mais tarde imortalizados por Jorge Luis Borges em seu “Evaristo Carriego” (1930), no qual descreve uma das míticas brigas entre nativos e gaúchos contra italianos, todos com o facão na mão!
Os anos passaram e a rua foi mudando de fisionomia. Hoje, esta viela é famosa por seus pubs e restaurantes, entre eles o famoso “La Dama del Bollini” (Bollini 2281), inaugurado em 1983 e refúgio de intelectuais.
Onde fica? Pasaje Bollini, 2281
Dica Aguiar
Conhecer as vielas de Buenos Aires é uma forma de mergulhar ainda mais na cultura, descobrir histórias incríveis, e se encantar ainda mais com a cidade.
Não deixe de conferir os posts do Blog. São mais de 1000 matérias com muita informação valiosa e descobrir várias dicas e curiosidades incríveis sobre a capital portenha.
Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.