12 curiosidades de Buenos Aires

Fizemos um post selecionando alguns dos temas mais interessantes do livro Las mil y una curiosidades de Buenos Aires, de Diego M. Zigiotto, que traz histórias que talvez você nao conheça sobre a capital argentina. Ruas, costumes, lendas, raridades desta que é uma das cidades mais interessantes do mundo.

CURIOSIDADES

DE BUENOS AIRES

CURIOSIDADES DE BUENOS AIRES

 

CURIOSIDADES DE BUENOS AIRES (1):

O ENDEREÇO DO OBELISCO!

El-Obelisco-buenos-aires-1024x768

O Obelisco de Buenos Aires tem um endereço e até um número na porta: Avenida Corrientes, 1066! Diz a lenda que em sua ponta está guardado um cofre com uma carta escrita por um de seus construtores, destinada a quem, algum dia, tenha a ousadia de demolí-lo. Foi inaugurado em 23 de maio de 1936 e mede 67,50 metros de altura e pesa 170 toneladas. Uma pequena porta dá acesso a escada de 207 degraus, que vai até a pontinha, de onde se pode ver Buenos Aires através de quatro pequenas janelas.

Saiba toda a história do Obelisco 

 

CURIOSIDADES DE BUENOS AIRES (2):

O MAIOR E O MENOR BAIRRO

Palermo Soho

Palermo é o maior bairro de Buenos Aires, com 15,9 km, e também o mais populoso, com mais de 225 mil habitantes. O menor bairro é Villa Real, com 1,2km2. O que tem maior densidade populacional é Almagro e nenhum dos 48 bairros portenhos tem mais homens que mulheres! Aproveite para conhecer Palermo, um bairro que tem verde, moda, bares, livrarias e uma atmosfera super alto astral!

Palermo Soho: bairro gastronômico e cultural 

 

CURIOSIDADES DE BUENOS AIRES (3):

QUANTAS CÚPULAS TÊM A CIDADE?

legislatura-portenha-cupula

Acertou quem respondeu 300!  O esplendor das cúpulas foi entre o fim do século XIX e o princípio do século XX, quando a cidade era riquíssima. Esse elemento arquitetônico era utilizado paa marcar as esquinas e era também um símbolo de progresso. As cúpulas de Buenos Aires nao possuem um estilo determinado e a maior concentração é na Avenida de Maio,no Microcentro e nas regiões de Congresso e Tribunales. Entre as mais famosas estão a do Congresso Nacional (com 80 metros de altura), a do Barolo, e a da Legislatura (foto).

 

CURIOSIDADES DE BUENOS AIRES (4):

58 RUAS COM NOME DE MULHER

Puerto Madero (3)

Buenos Aires tem 58 ruas com nomes de mulheres. A maior concentração é em Puerto Madero, bairro no qual todas as ruas são com nome de mulheres, em homenagem a políticas, educadoras e artistas, e ainda à fundadora das Madres da Praça de Maio, Azucena Villaflor.

 

CURIOSIDADES DE BUENOS AIRES (5):

A CASA MAIS ESTREITA DA CIDADE

casa-minima

A Casa Mínima possui apenas 2, 5 metros de largura e 13 de profundidade e encanta principalmente por sua fachada simples e simpática. Com uma alta porta de duas folhas de madeira pintadas de verde e uma adorável sacada no andar de cima, a Casa Mínima é hoje um intrigante ponto turístico que conta um pouco da sofrida história dos escravos negros na Argentina e a mais estreita da cidade! Leia nosso post completo sobre a Casa Mínima. 

 

CURIOSIDADES DE BUENOS AIRES (6):

O EDIFÍCIO INSPIRADO NA DIVINA COMÉDIA

PALACIO BAROLO PREDIO

O Palácio Barolo, inaugurado em 1923 na Avenida de Maio, foi totalmente inspirado na obra “Divina Comédia”, do italiano Dante Alighieri.  Seus construtores, o industrial Luis Barolo e o arquiteto Mario Palanti, sonhavam em trazer para Buenos Airs as cinzas do poeta. Para homenageá-lo construíram essa torre de 22 andares (mesma quantidade de estrofes dos versos da Divina Comédia), que está dividida em três partes: Inferno, Purgatório e Céu. A estrutura tem 100 metros, o mesmo número de cantos da obra. O Farol representa os “Nove Coros Angelicais”. No mesmo quarteirão está o Hotel Castelar, na Av. de Mayo, 1152. Construído por Mario Palanti, o mesmo arquiteto do Barolo, cenário preferido de intelectuales argentinos, como Oliverio Girondo, Norah Lange e Armando Discépolo. No entanto, seu visitante mais famoso foi Federico García Lorca, quem morou no hotel durante seis meses, em 1933.

 

CURIOSIDADES DE BUENOS AIRES (7):

ONDE MOROU EXUPÉRY

Galeria_Guemes_07

O edifício da Galeria Güemes, na Florida, 165, foi o primeiro arranha-céu de Buenos Aires, em 1915, com 14 andares. Foi também onde morou Antoine de Saint Exupéry, autor do Pequeno Príncipe. Dizem que se sentia tão sozinho que levou uma foca para viver na banheira. Ele detestou a cidade!  Muitos anos depois, Julio Cortázar escreveu “El Otro Cielo”, um conto onde imaginou que a Galeria  estava em Paris.O lugar segue valendo uma visita! Seu mirante é um dos mais conhecidos da cidade.

 

CURIOSIDADES DE BUENOS AIRES (8):

A LIVRARIA MAIS ANTIGA DA CIDADE

curiosidades de buenos aires livraria avilaA Livraria de Ávila, em frente à Igreja de San Ignácio, em San Telmo, é a livraria mais antiga da cidade e o único estabelecimento portenho que se mantém na ativa desde 1785! A partir da decada de 1920 começou a ser conhecida como a “Livraria do Colégio”, por estar pertinho do Colégio Nacional de Buenos Aires. O local fica em Adolfo Alsina 500, e conta com dos maiores acervos de títulos raros, esgotados e antiguidades da Argentina, passando por literatura, poesia e principalmente temas históricos. Vale pela tradição e história!

Leia mais sobre as charmosas livrarias portenhas

 

CURIOSIDADES DE BUENOS AIRES (9):

O PRIMEIRO METRÔ DA AMÉRICA LATINA

=Avenida_de_Mayo_Subte_A

A linha A do metrô de Buenos Aires, inaugurada em 1 de dezembro de 1913, foi a primeira da América Latina. Inicialmente circulava apenas entre a Praça de Maio e a Praça Miserere. Em 1914 foi estendida até a estação Primeira Junta. Até pouco tempo, ainda era possível “viajar” em um dos trens originais da época, com vagões e bancos de madeira e lustres antigos. Eram puro charme, mas foram substituídos por unidades mais modernas, com a promessa de serem restaurados. Agora a linha chega até San Pedrito, em Flores.

CURIOSIDADES DE BUENOS AIRES (10):

A PRIMEIRA OBRA DE ARTE FEITA POR UMA MULHER

fuente-nereidas

Fonte das Nereidas, de Lola Mora, foi inaugurada em 21 de maio de 1903 na rua Leandro Além e foi a primeira obra de arte feta por uma mulher em Buenos Aires. Causou escândalo na época por trazer figuras desnudas. Por pressão popular, foi trasladada em 1918 para o então recém inaugurado balneário da Costanera Sur, onde está até hoje. Aproveite para apreciá-la, passear por Puerto Madero e pela Reserva Ecológica.

 

CURIOSIDADES DE BUENOS AIRES (11):

O CHALÉ DA 9 DE JULHO

chalet-obelisco2
Se vocês prestarem bem atenção, ao passar pela Avenida 9 de Julho vão ver um chalé no alto de um edifício! Na verdade ele fica na rua Sarmiento 1113 e foi construido em 1927 pelo empresário Rafael Díaz. Ele mandou construir esse chalé no estilo de um similar em Mar del Plata, para que ele pudesse almoçar e fazer siestas depois do trabalho, antes de tomar o trem que o levava para casa, em Banfield.

 

CURIOSIDADES DE BUENOS AIRES (12):

AMOR E VINGANÇA NO KAVANAGH

 

O edifício Kavanagh é famoso em Buenos Aires por sua arquitetura, um ícone do movimento modernista argentino dos anos 30, e tambem por ter sido, durante muitos anos, um dos mais altos da América Latina, com 120 metros de altura. Mas ele também guarda uma história de amor e vingança. Reza a lenda que Corina Kavanagh, filha do proprietário, teria vivido um romance com um dos filhos da aristocrática família Anchorena, que não aceitava a relação por ela não ter título de nobreza. Por força da família, a relação chegou ao fim. Para vingar-se, a milionária teria mandado construir o enorme edifício só para tapar a vista que os Anchorena tinham de sua casa (atual Palácio San Martín, sede da Cancillería Argentina) à Basílica do Santíssimo Sacramento. A basílica havia sido construída para se converter futuramente no sepulcro da família. Hoje, o único lugar de onde se pode ver a igreja é a viela que leva o nome da rival dos Anchorena: Pasaje Kavanagh.

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e  dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.

Leia mais: 

Vielas de Buenos Aires para você descobrir

Descubra a Avenida Alvear

Guia Buenos Aires: Guia Prático de A a Z

By |2018-02-23T18:02:45+00:00outubro 12th, 2017|Categories: ARTE + CULTURA, Blog, PASSEIOS + PONTOS TURÍSTICOS, ROTEIROS + DICAS|Tags: , , , |Comentários desativados em 12 curiosidades de Buenos Aires

About the Author:

Gisele Teixeira
Jornalista, gaúcha de nascimento e do mundo por opção, vive em Buenos Aires há oito anos. É editora do blog Aquí me Quedo, declarado de interesse cultural pela Legislatura Portenha em 2015. Das coisas que mais gosta na vida: dançar tango, escrever, fotografar e viajar. É casada com o Edu e tem dois gatos, a Tita e o Polaco.