O que fazer na Recoleta: todas as dicas num só post!

 

O QUE FAZER NA RECOLETA

 

A Recoleta é um dos bairros mais bacanas de Buenos Aires. Tem um charme clássico e aristocrático, ótimos parques, dois dos melhores museus, cafés e restaurante e ainda um shopping e feirinha!. Fica próximo de tudo que interessa, bem “no meio” da cidade – um pulinho para ir ao Centro de dia ou jantar em Palermo à noite.  Para completar, é perfeito para caminhar e recentemente ganhou uma linha de metrô. Descubra neste post o que fazer na Recoleta!

 

O QUE FAZER NA RECOLETA: CEMITÉRIO

Cemitério_da_Recoleta_Geral_Peter_Collins O que fazer na Recoleta

O coração do bairro é o Cemitério da Recoleta, construído em 1822 e primeiro cemitério público da cidade. O lugar guarda os túmulos das famílias mais poderosas de Buenos Aires e várias joias arquitetônicas – cerca de 90 abóbadas foram declaradas  Monumento Histórico Nacional em função de sua beleZa. Dentre todos, o túmulo de Evita Perón é um dos mais procurados, mas não é necessariamente o mais bonito. Bem ao lado do cemitério está a Basílica Nuestra Señora Del Pilar, a igreja da aristocracia argentina e dos casamentos mais exclusivos, inaugurada em 1732. Os dois valem a pena a visita!

Saiba detalhes sobre o Cemitério da Recoleta!

 

O QUE FAZER NA RECOLETA: CENTRO CULTURAL RECOLETA

 

Centro_Cultural_Recoleta-Recoleta_Cultural_Center
Bem ao ladinho do Cemitério está o Centro Cultural Recoleta, um lugar cheio de história. Já foi convento, prisão e asilo, entre outras coisas, até virar espaço de arte há cerca de 30 anos. O local oferece espetáculos de música, dança e teatro, mostras de artes visuais, ciclos de cinema, além de cursos e oficinas em diversas áreas artísticas. É lá que acontece o show da companhia teatral Fuerza Bruta (leia abaixo),  um dos programas imperdíveis na cidade! Aproveite qe você está na área e conheça o Camping Bar, um ótimo lugar para fazer um “pit stop”, comer um petisco e tomar uma cerveja gelada no terraço.

Leia nosso post específico sobre o Centro Cultural Recoleta!

 

O QUE FAZER NA RECOLETA: FUERZA BRUTA

4f4c-fuerzabruta O que fazer na Recoleta

Se tem um programa que você não pode deixar de fazer em Buenos Aires é este! O Fuerza Bruta é um espetáculo que mescla música, dança, acrobacias e até balada! O resultado é um estilomuito difícil de explicar com palavras. É preciso experimentar! O que a gente pode adiantar é que a estética é inovadora, com uso de um espaço cênico de grandes dimensões. A Aguiar tem um serviço exclusivo para o Fuerza Bruta, que você descobre no link abaixo.

A experiência Fuerza Bruta em Buenos Aires!

 

O QUE FAZER NA RECOLETA: MUSEU PROIBIDO NO TOCAR

Museu Prohibido No Tocar_05 O que fazer na Recoleta

O Centro Cultural Recoleta tem um espaço que você precisa visitar se tem crianças: o Museu Participativo de Ciências Prohibido No Tocar.  Não é um lugar, mas é divertido o suficiente para conquistar curiosos a partir dos 4 anos! Ocupa dois andares e divide-se em nove salas e um auditório. É um museu de ciências super didático, que em cada sala aborda um tema da área, como como mecânica, percepção visual, tecnologia, eletricidade, matemática, música, ondas e sons, natureza, luz e arte, entre outras. Os adultos também aprendem muito!

O Museu em detalhes neste post especial!

 

O QUE FAZER NA RECOLETA: FEIRINHA

Feira - Recoleta 3 O que fazer na Recoleta

Bem em frente ao Centro Cultural Recoleta há uma área verde perfeita para uma paradinha durante a semana, e onde há mais de 30 anos se realiza a Feirinha de Artesanato da Recoleta, nos fins de semana e feriados. Um lugar bem interessante para comprar lembrancinhas. A oferta vai desde bijuterias e acessórios de moda, até artigos de couro, prata, vidro, madeira e cerâmica, entre outros. Se o tempo está bom, não raro há apresentações ao ar livre, de malabaristas, teatro de bonecos, mímicos, palhaços e estátuas vivas. Um bom lugar para ir com as crianças!

Nest post, detalhes sobre a feira!

 

O QUE FAZER NA RECOLETA: COMPRAS!

Buenos Aires Design destaque_02 O que fazer na Recoleta

A Recoleta tem dois centros de compras bem interessantes. Um é o Buenos Aires Design, que fica coladinho ao Centro Cultural Recoleta, e é totalmente voltado para decoração. Uma das lojas se chama Morph e tem objetos pequenos para você levar de volta para casa (ela tem filiais em outros shopping centers, como o Abasto e as Galerias Pacífico). Este lugar abriga também uma das filiais do Hard Rock Café, um dos mais lendários bares de rock ao redor do mundo (a outra fica no Aeroparque recentemente). Inaugurado em 1995, o bar tem dois andares e capacidade para 350 pessoas. O outro shopping da região é o Recoleta Mall, que conta com um bom mix de lojas, com cinema e vários cafés bacanas para uma paradinha.

Leia mais sobre onde comprar em Buenos Aires!

 

O QUE FAZER NA RECOLETA: PALAIS DE GLACE

 

palais-glace-abre O que fazer na RecoletaBem em frente ao Centro Cultural Recoleta, atravessando a rua, há um espaço muito interessante: o Palais de Glace. O edifício foi projetado há mais de 100 anos para ser uma pista de patinação no gelo e hoje é sede de belas exposições de arte e fotografia. Se você tiver com um tempinho sobrando, de uma espiada neste lugar, que tem uma arquitetura muito linda e diferente.  Você vai identificá-lo de longe porque ele é redondo!

A curiosa história do Palais de Glace neste post!

 

O QUE FAZER NA RECOLETA:  MALBA

malba-15 O que fazer na Recoleta

Fica no bairro também um dos museus mais importantes de Buenos Aires, visita obrigatório para os amantes das artes: o Malba, espaço que nos dá um panorama da arte latino-americana do século XX. Inaugurado em 2001, o Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires surgiu para abrigar 228 obras doadas à Fundación Eduardo F. Constantini pelo empresário argentino Eduardo Constantini e entrou definitivamente para o circuito de artes da cidade. O acervo reúne obras de grandes nomes, como Frida KahloAntonio Berni, Julio Le Parc e Alejandro Xul Solar, além dos brasileiros Di Cavalcanti, Lygia Clark, Hélio Oiticica e Cândido Portinari.  É n Malba que está o famoso “Abaporu”, de Tarsila do Amaral.

O acervo do Malba, em detalhes, neste post!

 

O QUE FAZER NA RECOLETA: BELAS ARTES

 

belas artes O que fazer na Recoleta

Pertinho daí está também o Museu Nacional de Belas Artes, outro imperdível de Buenos Aires, que certamente reúne o maior acervo de arte do país.O espaço faz um passeio por diferentes estilos, desde a idade média até o século XXI, divididos em escolas, períodos, estilos e autores, contabilizando em mais de duas mil obras. As salas foram recentemente pntadas e estão lindissimas! Prepare um bom tempo para visitar o lugar, que tem obras de Picasso, Monet, Van Gogh, Renoir, Francisco de Goya, Manet, Rodin, Rembrandt e muito mais. Além, é claro, dos importantes artistas argentinos. Importante: não deixe de ver a série de esculturas de Rodin!

Leia mais sobre o Museu Nacional de Belas Artes!

 

O QUE FAZER NA RECOLETA: FLOR METÁLICA

lugares para visitar em buenos aires_flor metálica O que fazer na Recoleta

Desde 2002, nenhuma viagem a Buenos Aires fica completa sem uma passadinha por ela: pela Floralis Genérica, conhecida entre os brasileiros de Flor Metálica. É  um dos principais cartões postais de Buenos Aires e fica justamente na Recoleta. Se tiver fazendo sol, aproveite para relaxar na grama, fazer um piquenique e, claro, aquela tradicional selfie com a flor ao fundo! Curiosidade: a flor pesa 18 toneladas, tem 23 metros de altura, se fecha de noite e abre de dia!

Leia mais sobre esta curiosa flor no nosso post especial!

 

 O QUE FAZER NA RECOLETA: PASSEIO DE BIKES

 

 Biking-Buenos-Aires-tour-6-costanera-sur O que fazer na Recoleta

Para finalizar, uma dica do melhor jeito de conhecer o bairro: de bike. Se você puder, aproveite e faça o passeio “Bike Tour Parques e Praças”, que é uma delícia e percorre as principais áreas verdes da Recoleta e também de Palermo. Você vai fazer praticamente tudo o que a gente mencionou neste post, mas gastando aquelas calorias das medialunas e se divertindo muito! Quer programa mais bacana? Não se preocupe que e super tranquilo, sem subidas, sem contra-indicações!

 Tire suas dúvidas sobre o passeio de bike e reserve seu lugar!

 

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e  dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.

 

Leia mais sobre a Recoleta:

Camping Bar: Inspiração alemã na Recoleta
Onde se Hospedar em Recoleta – Os Melhores Hotéis

Recoleta: O bairro de Buenos Aires que tem que estar em seu roteiro

By |2017-07-01T08:00:54+00:00julho 1st, 2017|Categories: Blog, COMER + BEBER, PASSEIOS + PONTOS TURÍSTICOS, ROTEIROS + DICAS|Tags: , , , , , |Comentários desativados em O que fazer na Recoleta: todas as dicas num só post!

About the Author:

Gisele Teixeira
Jornalista, gaúcha de nascimento e do mundo por opção, vive em Buenos Aires há oito anos. É editora do blog Aquí me Quedo, declarado de interesse cultural pela Legislatura Portenha em 2015. Das coisas que mais gosta na vida: dançar tango, escrever, fotografar e viajar. É casada com o Edu e tem dois gatos, a Tita e o Polaco.