O que fazer na Recoleta: todas as dicas num só post!

O que fazer na Recoleta: todas as dicas num só post!

Recoleta é um dos bairros favoritos de turistas e moradores em Buenos Aires. E não é para menos. Repleta de atrativos, fica até difícil montar um roteiro. Mas fique tranquilo que te contaremos tudo. Descubra neste post o que fazer na Recoleta!

O que fazer na Recoleta

A Recoleta é um dos bairros mais interessantes de Buenos Aires. Tem um charme clássico e aristocrático, ótimos parques, excelentes museus, cafés e restaurantes e ainda shoppings e feirinha! Fica próximo de tudo que interessa, bem “no meio” da cidade – um pulinho para ir ao Centro de dia ou jantar em Palermo à noite.  Para completar, é perfeito para caminhar e recentemente ganhou uma linha de metrô. Ou seja, imperdível!

Cemitério da Recoleta

O coração do bairro é o Cemitério da Recoleta, construído em 1822 e primeiro cemitério público da cidade. O lugar guarda os túmulos das famílias mais poderosas de Buenos Aires e várias joias arquitetônicas – cerca de 90 abóbadas foram declaradas  Monumento Histórico Nacional em função de sua beleza.

Dentre todos, o túmulo de Evita Perón é um dos mais procurados, mas não é necessariamente o mais bonito. Bem ao lado do cemitério está a Basílica Nuestra Señora Del Pilar (foto), a igreja da aristocracia argentina e dos casamentos mais exclusivos, inaugurada em 1732. Os dois valem a pena a visita!

Saiba detalhes sobre o Cemitério da Recoleta

Centro Cultural Recoleta

Museus gratuitos

Bem ao ladinho do Cemitério está o Centro Cultural Recoleta, um lugar cheio de história. Já foi convento, prisão e asilo, entre outras coisas, até virar espaço de arte há cerca de 30 anos. O local oferece espetáculos de música, dança e teatro, mostras de artes visuais, ciclos de cinema, além de cursos e oficinas em diversas áreas artísticas. 

Leia nosso post sobre o Centro Cultural Recoleta

Museu Proibido no Tocar

passeios em Buenos Aires na primavera

O Centro Cultural Recoleta tem um espaço que você precisa visitar se tem crianças: o Museu Participativo de Ciências Prohibido No Tocar. Ocupa dois andares e divide-se em nove salas e um auditório. É um museu de ciências super didático, que em cada sala aborda um tema da área, como mecânica, percepção visual, tecnologia, eletricidade, música, ondas e sons, natureza, luz e arte, entre outras. Os adultos também aprendem muito!

O Museu em detalhes neste post especial

Feirinha de Recoleta

feirinha-de-artesanato-da-recoleta-destaque02

Bem em frente ao Centro Cultural Recoleta há uma área verde perfeita para uma paradinha durante a semana, e onde há mais de 30 anos se realiza a Feirinha de Artesanato da Recoleta, nos fins de semana e feriados. Um lugar bem interessante para comprar lembrancinhas.

A oferta vai desde bijuterias e acessórios de moda, até artigos de couro, prata, vidro, madeira e cerâmica, entre outros. Se o tempo está bom, não raro há apresentações ao ar livre, de mpusicos, malabaristas, teatro de bonecos, mímicos, palhaços e estátuas vivas. Um bom lugar para ir com as crianças!

Nest post, detalhes sobre a feira

Compras

A Recoleta oferece diversos locais para compras. Seja na Feirinha que mencionamos acima, ou nas suas lojas e shoppings. Um deles, o Patio Bullrich, é um dos mais luxuosos da cidade. Já o outro shopping da região é o Recoleta Mall, que conta com um bom mix de lojas, cinema e vários cafés bacanas para uma paradinha.

Leia mais sobre onde comprar em Buenos Aires

Museu Nacional de Belas Artes

Pertinho daí está também o Museu Nacional de Belas Artes, outro imperdível de Buenos Aires e que reúne o maior acervo de arte do país. O espaço faz um passeio por diferentes estilos, desde a idade média até o século XXI, divididos em escolas, períodos, estilos e autores, contabilizando em mais de duas mil obras.

gastos-em-buenos-aires-2019-museu-de-balas-artes

Prepare um bom tempo para visitar o lugar, que tem obras de Picasso, Monet, Van Gogh, Renoir, Francisco de Goya, Manet, Rodin, Rembrandt e muito mais. Além, é claro, dos importantes artistas argentinos. Importante: não deixe de ver a série de esculturas de Rodin!

Leia mais sobre o Museu Nacional de Belas Artes

Flor Metálica

Por último, mas não menos importante, um dos principais símbolos da capital argentina. Desde 2002, a paisagem de Buenos Aires ganhou de presente um monumento ao mesmo tempo moderno e original, uma homenagem à natureza e à vida: a Floralis Genérica, conhecida entre os brasileiros por Flor Metálica. Trata-se de um dos principais cartões postais de Buenos Aires e certamente você vai querer tirar uma foto para guardar em seu álbum de viagem.

Saiba tudo sobre a Flor Metálica aqui

Walking Tour

O que acha de conhecer esses e mais pontos turísticos em uma caminhada super agradável? E o melhor, com guia brasileiro, de forma segura e econômica? Essa é para quem realmente quer aproveitar o melhor da capital portenha! Conheça o novo passeio Walking Tour Recoleta em Buenos Aires.

Aguiar

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.

Tem alguma dúvida?

[contact-form-7 id="18493" title="Formulário do Blog"]
Posts relacionados
Passeios em oferta
Dicas de Buenos Aires
Roteiros digitais
Tem alguma dúvida?
Contact Form Demo
Gisele Teixeira
Jornalista, gaúcha de nascimento e do mundo por opção, vive em Buenos Aires há 10 anos. É editora do blog Aquí me Quedo, declarado de interesse cultural pela Legislatura Portenha em 2015. Das coisas que mais gosta na vida: dançar tango, escrever, fotografar e viajar. É casada com o Edu e tem dois gatos, a Tita e o Polaco.
Compartilhe!
Segue a gente!