Teatros da Avenida Corrientes: os imperdíveis!

Buenos Aires é uma das capitais do mundo com maior movimento teatral. São mais de 200 palcos, com uma variedade de espetáculos que surpreende pela diversidade de gêneros. A maioria dos grandes teatros estão concentrados na avenida Corrientes. Neste post, uma seleção dos melhores lugares da chamada “Broadway portenha” para você conhecer na próxima viagem. Minha sugestão é que você chegue a Corrientes ainda no entardecer, para curtir o acender das luzes dos teatros. Aproveite também para descobrir os outros dois atrativos desta região: as livrarias e pizzarias.

TEATROS DA AVENIDA CORRIENTES:

OS IMPERDÍVEIS!

 

paseo-de-la-plaza

TEATROS DA AVENIDA CORRIENTES:

PASEO DE LA PLAZA

 

O nosso circuito pelos teatros da Avenida Corrientes começa no Paseo de la Plaza (Corrientes, 1660), um complexo cultural e comercial que conta com cinco salas de teatro, lojas e diferentes bares e restaurantes. A arquitetura do espaço simula uma cidade em miniatura, com desníveis, pontes, árvores e escadinhas por todo o lado. As salas apresentam obras de autores e diretores consagrados, com os atores mais famosos de Buenos Aires. O lugar tem ainda três outros atrativos interessantes, o The Cavern Club – um dos poucos museus sobre os Beatles fora da Inglaterra, e anda o Espacio Colette e o Terraza Teatro Bar– dedicados a shows musicais e espetáculos de stand up. Confira a programação teatral aqui.

 

le-paseo-de-la-plaza1

Leia nosso post especial sobre o Paseo de la Plaza

 

TEATROS DA AVENIDA CORRIENTES:

TEATRO SAN MARTIN

 

Inaugurado em 1960, o Teatro San Martín é um dos pulmões culturais de Buenos Aires e um dos melhores teatros da avenida Corrientes. No momento está parcialmente em reformas, mas deixamos a dica porque ele é – sim – um dos imperdíveis na cidade. O edifício é de estilo contemporâneo racionalista e fica em Corrientes, 1530. A construção tem 30 mil metros quadrados, com diferentes salas de teatro, camarins, espaço para oficinas e ainda uma sala de cinema, a Leopoldo Lugones, especializada em filmes independentes. O complexo também oferece espetáculos de dança contemporânea e diversas salas para exposições de fotografia e arte. Para completar, tem um café charmoso no térreo, onde também costumava haver show grátis. A gente espera que ele reabra renovado, mas com a mesma onda! Confira a programação aqui.

 

teatros-de-buenos-aires-_san-martin

 

TEATROS DA AVENIDA CORRIENTES:

METROPOLITAN CITI

 

A duas quadras do San Martin, em Corrientes 1343, está o imponente Metropolitan Citi, que impressiona não somente pelos espetáculos em cartaz mas também estilo da fachada, totalmente art déco, e pelo interior com detalhes de estilo racionalista, restaurados em 2013. Para ver melhor o edifício, atravesse a rua! Confira aqui a agenda teatral, que apresenta dramas, comédias e peças infantis, sempre com renomados artistas e diretores.

 

teatros-da-avenida-corrientes-metropolinta

 

TEATROS DA AVENIDA CORRIENTES:

OPERA ALLIANZ

 

Atravessando a 9 de julho está o Opera Allianz, um dos mais lindos e luxuosos teatros da avenida Corrientes. Foi reinaugurado várias vezes, após diferentes restaurações e remodelações. Tem um estilo art decó, inspirado no Cine Rex de Paris. Tem capacidade ara 2.500 pessoas e um palco por onde passaram nome como Ava Gardner e Edith Piaf. Com uma fachada imponente, o Opera fica na Corrientes, 860, e é o teatro escolhido por cantores e bandas para apresentar seus trabalhos ao vivo. Neste espaço foram apresentados os espetáculos Los Miserables, Chicago, A Noviça Rebelde, Mamma Mía! e Família Adams. Confira aqui a agenda dos espetáculos. 

teatro-em-buenos-aires-opera

 

TEATROS DA AVENIDA CORRIENTES:

GRAN REX

 

Teatro Gran Rex recebe artistas locais e internacionais desde 1937 e tem a impressionante capacidade de acomodar 3200 espectadores. Chegar a este palco é um reconhecimento inquestionável para qualquer artista. Localizado em Corrientes, 857, está bem em frente ao Opera Allianz, seu “competidor”! O edifício foi projetado por Alberto Prebisch, o mesmo arquiteto que construiu o Obelisco, e é conhecido pelo seu estilo moderno e racionalista, com detalhes sóbrios e elegantes. A fachada é toda em mármore travertino e a sala principal inspirada no Radio City de Nova Iorque.  Confira aqui a agenda teatral.

 

teatros-de-buenos-aires-gran-rex

 

Leia mais:

The Cavern Club: um tributo aos Beatles

Estátuas na Avenida Corrientes celebram artistas

Obelisco: de cartão-postal a ponto de encontro

About the Author:

Gisele Teixeira
Jornalista, gaúcha de nascimento e do mundo por opção, vive em Buenos Aires há oito anos. É editora do blog Aquí me Quedo, declarado de interesse cultural pela Legislatura Portenha em 2015. Das coisas que mais gosta na vida: dançar tango, escrever, fotografar e viajar. É casada com o Edu e tem dois gatos, a Tita e o Polaco.