16 vielas de Buenos Aires para visitar

16 vielas de Buenos Aires para visitar

Buenos Aires é uma cidade extremamente sedutora. Entre suas atrações, as mais de cem vielas espalhadas em distintos bairros são muitas vezes uma bela surpresa para o turista. Com tantas opções, listaremos nesse post as vielas de Buenos Aires que mais amamos.

1 – Pasaje del Correo

Uma das vielas de Buenos Aires mais charmosas e agradáveis fica próxima ao famoso Cemitério da Recoleta. É a Pasaje Suizo, mais conhecida como Pasaje del Correo. Datada de 1920, conserva ainda hoje sua arquitetura original, com varandas afrancesadas, portas de madeira lustrada e faróis antigos que dão um toque europeu ao conjunto. Hoje abriga restaurantes, cafeteria, lojas de roupa, oficina de arte e muito mais.

Endereço:  Rua Vicente López, 1661 (Recoleta).

Veja nosso post completo sobre o Cemitério da Recoleta

2 – Pasaje Bollini 

Também na Recoleta, a Pasaje Bollini  reúne hoje algo de boemia e muito charme. Ali se instalaram bares e restaurantes, além das casas residenciais. Na década de 1980, o lugar costumava ser frequentado por Jorge Luis Borges, que dedicou um poema à travessa, “ La Cortada Bollini ”. Atualmente, o elegante Café la Dama de Bollini é um dos mais procurados do lugar. Costuma promover encontros de poesia, apresentações de boleros, tango ou jazz e mostras de artes plásticas.

Endereço: Rua Pacheco de Melo, 2800.

Saiba mais sobre Recoleta. o bairro que você precisa conhecer

3 – Pasaje Arribeños

A Pasaje Arribeños, pertinho do Bairro Chinês de Belgrano, é uma das mais aconchegantes vielas de Buenos Aires. Com um forte estilo colonial, possui nos fundos um belo pátio bem ao estilo da Andaluzia.

Endereço: Rua Arribeños, 2350 (Belgrano).

Conheça mais o Bairro Chinês de Buenos Aires

4 – Pasajes de Palermo

Ensaio em Buenos Aires

Entre as vielas de Buenos Aires em Palermo, destacamos Russel, Santa Rosa, Soria e Coronel Cabrer, todas pertinho da Plaza Serrano. Estreitas e com apenas uma quadra, são uma ilha de tranquilidade em meio à agitação do bairro. Nessas travessas, a arte urbana contribui para deixar a paisagem ainda mais pitoresca.

Endereço: Estão entre as ruas Cabrera, Costa Rica, Gurruchaga e Thames.

Veja como montar um roteiro super completo por Palermo

5 – Pasaje Sarmiento

Embora já não tenha exatamente o mesmo aspecto de quando surgiu, em 1893, a Pasaje Sarmiento ainda tem algo de encantador. Mesmo depois de reformas, ainda exibe belos azulejos trabalhados, canteiros cheios de plantas e uma combinação de cores nas paredes e nas portas que dão um charme especial. Localizada no bairro de Balvanera, atualmente tem pontos comerciais e casas de família. Antiga passagem de pedestres, hoje é fechada após o horário comercial por grandes portões de ferro.

Endereço: Rua Rivadavia, 2645 (Balvanera).

6 – Pasaje Olleros

A Pasaje Olleros, também conhecida como Casa Amarilla é um tesouro da arquitetura espanhola do início do século XX no bairro de Chacarita. De paredes amarelo ocre, apresenta em seu interior passarelas, um pátio andaluz de azulejos pretos e brancos e até uma fonte. Por suas características, já foi utilizada muitas vezes como set de filmagem.

Endereço: Rua Olleros, 3900 (Chacarita).

Descubra o bairro de Chacarita

7 – Pasaje de la Piedad

Escondida entre duas ruas de grande movimento, a Pasaje de la Piedad parece um pedacinho de bairro em pleno centro da cidade. Sua arquitetura possui influência francesa e italiana. Antigamente, se entrava por ali com carruagens. Hoje, ainda é possível encontrar as pequenas argolas usadas para prender os cavalos. Depois, se tornou um local bastante frequentado por artistas, escritores e músicos, dando um ar boêmio ao local.

Endereço: Início na rua Bartolomé Mitre (entre as ruas Montevideo e Paraná) – Microcentro.

Conheça os segredos do Centro de Buenos Aires

8 – Pasaje Rodolfo Rivarola

Unindo as ruas Juan Domingo Perón e Bartolomé Mitre, a Pasaje Dr. Rodolfo Rivarola tem a curiosidade de ser uma espécie de espelho. Nela, todos os edifícios de um lado são iguais aos que têm em frente. A passagem começou a ser construída em 1892 e conta com 8 prédios de 5 andares mais térreo. Nos quatro edifícios localizados nas esquinas, há também uma cúpula com um apartamento em cada uma delas.

Endereço: Rua Bartolomé Mitre, 1350 (Microcentro).

9 – Caminito

Em La Boca, está o Caminito, uma das mais famosas vielas de Buenos Aires. Com suas casas coloridas e calçamento de paralelepípedo, representa a essência do bairro. Um verdadeiro museu a céu aberto, de valor cultural inestimável e um dos preferidos pelos turistas que visitam a cidade. Imperdível.

Leia nosso post sobre o Caminito e o bairro La Boca

10 – Pasaje San Carlos 

É uma das vielas mais antigas da cidade. Nos seus cerca de 50 metros, estão quinze casas que preservam a aparência de Buenos Aires do século XIX. O detalhe dos faróis antigos, as janelas compridas com venezianas altas e varandas detalhadas, dão a sensação de paz e tranquilidade. Aproveite para visitar ali pertinho a belíssima Igreja Maria Auxiliadora e o café Las Violetas.

11 – 5 de julio

Uma das vielas mais misteriosas e ao mesmo tempo encantadoras da cidade. Em pleno bairro de San Telmo, essa rua de pedestres possui edifícios bem cuidados e de bela arquitetura.

No entanto, de acordo com historiadores, ali foram sepultados os corpos de combatentes da guerra contra os ingleses no século XIX. Ainda hoje, muitos afirmam ouvir vozes ou ruídos sem sentido. Um dos muitos mistérios da capital portenha. 

Descubra outras lendas de Buenos Aires aqui

12 – Pasaje 3 sargentos

Localizada em Retiro, a pasaje 3 sargentos abriga desde um bar de artistas míticos do final dos anos 1960 a prédios modernos. Aproveite para conhecer a Plaza San Martín que está ali do lado e todos os atrativos que a rodeiam. 

O que fazer em Retiro: saiba tudo!

13 – Pasaje San Lorenzo

No bairro de San Telmo, a Pasaje San Lorenzo é uma verdadeira viagem no tempo, com rua de paralelepípedo e casas antigas, abriga um dos segredos de Buenos Aires, e que pode passar despercebido por quem caminhe por ali: a Casa Mínima, também conhecida como a mais estreita da cidade. 

Conheça a história super interessante da Casa Mínima aqui

14 – Pasaje Lanín

A Pasaje Lanín tornou-se nos últimos anos um dos cartões postais mais coloridos de Buenos Aires. Localizada no bairro de Barracas, são três quadras com casas cujas fachadas foram cobertas com mosaicos coloridos. Além das casas, ao final da rua, por onde passa a linha do trem, um paredão de tijolo foi restaurado pelo artista e recebe exposições de arte.

Confira os murais de Buenos Aires mais impressionantes

15 – Pasaje Santos Discépolo

Essa viela para pedestres, localizada no Microcentro portenho, é um espaço único na cidade. Destaca-se por atravessar em forma de “S” a quadra delimitada pelas avenidas Lavalle, Callao, Riobamba e Corrientes. Na passagem, podemos ver um edifício racionalista, em cujo térreo foi instalada uma filial de uma rede de cafeterias que se estende com seus mesas na calçada, além de um mural em mosaicos venezianos.

16 – Pasaje Rue des Artisans

Para finalizar nossa super lista das vielas mais bonitas de Buenos Aires, citamos a parisiense Rue des Artisans, com brechós, galeria de arte, casas de decoração e outras lojas.

Uma mais linda que a outra né? Nos marque no instagram com as vielas mais bonitas de Buenos Aires na sua opinião!

Aguiar

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.

Tem alguma dúvida?

[contact-form-7 id="18493" title="Formulário do Blog"]
Posts relacionados
Passeios em oferta
Dicas de Buenos Aires
Roteiros digitais
Tem alguma dúvida?
Contact Form Demo
Adriana Albuquerque
Piauiense de nascimento, cearense de coração e casada com um portenho, Adriana adotou Buenos Aires há 9 anos. Ela é formada Comunicação Social e mãe de uma adolescente e de um filho pequeno. Uniu-se à equipe da Aguiar para produzir posts para o blog e já soma centenas de textos. Provavelmente você já leu e anotou uma dicas que ela passou. Apaixonada pelo Brasil, aprendeu a amar também Buenos Aires. Já não pode viver sem mate, o chimarrão local. Adora ler, comer e viajar.
Compartilhe!
Segue a gente!