Microcentro de Buenos Aires
Microcentro de Buenos Aires
Oficialmente, Buenos Aires possui 48 bairros espalhados por toda a cidade. Porém, curiosamente, nenhum deles é o Centro, mais conhecido como Microcentro. Se trata de uma área de aproximadamente 60 quarteirões, informalmente delimitada por edifícios administrativos, governamentais, bancários, comerciais e históricos, indo desde a Avenida Córdoba até a Avenida de Mayo.
Microcentro de Buenos Aires
Por não existir uma delimitação exata, a área conhecida como Microcentro na verdade faz parte de outros dois bairros: San Nicolás e Montserrat. Além dos hotéis, são poucos os edifícios residenciais pela área. Contudo, em geral, a zona é bastante caracterizada por ser o centro financeiro do país, reunindo as matrizes de diversos bancos e a bolsa de valores, em seus altos e belíssimos edifícios.
Por ali, circulam caoticamente, assim como em todos os centros urbanos, cerca de quatro milhões de pessoas todos os dias durante o horário comercial, incluindo, é claro, turistas de todas as partes do mundo.
Microcentro: o centro turístico
Entre as centenas de maravilhosos edifícios que impressionam pela bela arquitetura europeia, encontram-se também vários pontos turísticos. Como exemplos, no ponto mais central, no cruzamento das linhas de metrô e a avenidas Corrientes e 9 de Julio, se encontra o Obelisco, o monumento histórico e um dos pontos turísticos mais emblemáticos da cidade.
Um pouco adiante, encontra-se a Plaza de Mayo, localizada no cruzamento das avenidas Hipolito Yrigoyen e Balcarce, e sendo considerada é a praça mais antiga da cidade e o cenário de vários acontecimentos políticos da história argentina. A praça é cercada por diversos edifícios históricos e governamentais e há anos se converteu em um palco de manifestações políticas e o lugar de reunião de mães que reivindicam o desaparecimento de seus filhos durante o processo militar.
Em frente a Plaza de Mayo, está também a famosa e emblemática Casa Rosada, sede da presidência da República Argentina e também monumento histórico nacional. Ainda ao redor da praça, há a imponente e belíssima Catedral Metropolitana, principal sede da igreja católica na Argentina, considerada uma das obras arquitetônicas mais importantes da época colonial.
Quer conhecer a Casa Rosada por dentro? Acesse este link para saber quando há visitas guiadas
Microcentro de Buenos Aires: centro cultural
Uma das avenidas mais importantes que corta o chamado Microcentro é Avenida Corrientes, que além de ser uma das maiores da cidade, é também conhecida como a “Rua que nunca dorme” devido à vida noturna e boêmia atribuída aos bares da época de ouro do tango.
Além das grandes casas de tango, a área possui as mais tradicionais e antigas pizzarias da cidade, os mais notáveis teatros de Buenos Aires e um grandíssimo circuito de livrarias, tornando não só a área, mas como toda a Avenida, um dos pontos mais famosos da cultura portenha. Seu longo trajeto começa em Puerto Madero, e atravessa por quase toda a cidade, em bairros residenciais e comerciais.
Microcentro de Buenos Aires: centro comercial
O Microcentro consequentemente é como um imã para todos os turistas que passam pela cidade, principalmente por reunir grande parte do comércio, mas a área mais famosa para quem vem a cidade fazer algumas compras é definitivamente a Calle Florida.
Trata-se de uma rua destinada somente para pedestres e é conhecida como a rua comercial mais importante da cidade, sendo possível encontrar de quase tudo, desde roupas, calçados, eletrônicos, doces e vinhos. No cruzamento com a Avenida Córdoba o turista pode conhecer também a Galerias Pacífico, um lindo shopping que vale a pena incluir na sua programação.
Microcentro de Buenos Aires: coração da cidade
No fim, inevitavelmente, é certeza que durante sua visita a cidade, você irá passar algumas vezes pelo Microcentro, seja por prazer ou por necessidade. É sempre de fácil acesso, com diversas linhas de metrô e ônibus circulando a área, e justamente pela facilidade e acessibilidade, muitos turistas escolhem se hospedarem no próprio Microcentro, afinal, existem diversos hotéis espalhados pelo Microcentro.
Todo aquele caos que se instaurou durante o horário comercial, eventualmente se acalma durante a noite, deixando a área com as ruas praticamente vazias e silenciosas, dando lugar aos locais da vida noturna que agora se iluminam e se movimentam.
Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.