Abasto: como chegar e o que fazer na região
Abasto: como chegar e o que fazer na região
O bairro Abasto não figura oficialmente como bairro nos registros cadastrais da cidade de Buenos Aires, o correto seria dizer Balvanera.
Mas está nos mapas “emocionais” dos portenhos e se chama assim, porque funcionou de 1893 a 1984, o Mercado de Abasto Provedor, o maior centro de distribuição de frutas e verduras do país, hoje shopping Abasto (o maior da capital portenha).
O que fazer pela região
É uma região muito interessante, principalmente na parte cultural, mas devido a localização às vezes fica fora da rota turística.
Muitos apenas passam pelo Shopping e não sabem que, em seu entorno, há diversos atrativos e uma programação cultural bem ativa. Além do mais, é de fácil acesso, já que há uma parada do metrô bem no centro do bairro. Falando nisso, vamos explicar agora onde fica o Abasto.
Como chegar
O Abasto fica no bairro de Balvanera e tem a Avenida Corrientes como eixo principal da região. É nessa avenida que estão concentrados os principais teatros, livrarias, restaurantes e pizzarias da cidade, além de ter uma vida noturna incrível!
A zona do Abasto, não é parte mais famosa da avenida, conhecida como “Times Square porteña“, mas é bastante movimentada e com muita oferta gastronômica, cultural e de compras.
A principal forma de chegar até o Abasto é pelo metrô, mas depende sempre do seu ponto de partida e dos meios de transportes disponíveis na zona que está hospedado.
Para chegar vindo do centro, basta pegar a linha B (cor vermelha) sentido Juan Manuel de Rosas e descer na estação Carlos Gardel.
Nossa Dica: recomendamos acessar o Google Maps ou pelo aplicativo gratuito do governo COMO LLEGO BA.
Abasto Shopping: maior da capital
O Shopping Abasto está construído onde antes funcionava um velho mercado de frutas e verduras, datado de 1883 e reformado em 1934.
Em 1984, deixou de funcionar e passou por um longo período de abandono até ser transformado em shopping center. Atualmente é o maior da capital e conta com muitas lojas, além de livrarias, lojas de decoração, acessórios variados, o Museu de los Niños, praça de alimentação, entretenimento e cinema.
Museo de los Niños
Colorido e interativo, o Museo de los Niños é uma réplica de uma cidade de verdade e fica dentro do Shopping. Pensado para crianças até 12 anos, acaba sendo divertido para toda a família.
A ideia é potencializar o desenvolvimento infantil de uma maneira lúdica, ou seja, que os pequenos visitantes possam aprender brincando.
Bairro Once
Em volta do bairro Abasto, encontra-se a região do Once, conhecida pelo grande comércio de ruas e galerias, e como a 25 de Março em São Paulo. É possível encontrar de tudo, com preços bem acessíveis. Porém, por ser uma área de bastante movimento, recomenda-se precaução.
Onde comer em Abasto
Mas onde comer no Abasto? Além do Shopping que oferece comida rápida, a região concentra diversas pizzarias e restaurantes peruanos. Isso ocorre porque o Abasto e o bairro Once são locais onde a maioria dos imigrantes passaram a morar e também trabalhar.
Para os apaixonados dessa gastronomia, é o lugar excelente para comer ceviche, ají de gallina e outros pratos típicos do Peru.
Outra dica para os turistas com saudade da comida brasileira é o restaurante Gambino, localizado na viela (pasaje) Carlos Gardel, 3185.
É no mesmo lugar onde estão as esculturas em homenagem ao Tango e a casa de tango Carlos Gardel, é possível visitar todos os atrativos em uma única programação. Falando nisso, vamos falar de atividades culturais?
Atividades culturais
A zona do Abasto, junto com Almagro, concentra as principais salas do circuito chamado “alternativo” ou “independente” de teatro.
Estão no bairro, por exemplo, o El Camarín de las Musas (Maro Bravo, 960), um espaço que é um teatro, mas também um bar e uma galeria de arte, e ainda o Abasto Social Club (Yatay, 666). Além, é claro, do Centro Cultural Konex, mais conhecido entre os portenhos e turistas como a melhor segunda-feira da capital portenha.
Também é no Abasto que está o circuito de esculturas “Paseo del Tango“, o Museu “Carlos Gardel” e muitas pinturas espalhadas pela região, o que dá um “ar” mais artístico e rende fotos lindas.
Gostou das dicas? Comente no Instagram, quais você conheceu e nos marque. Bom passeio!
Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.