Onde comprar livros em Buenos Aires: 5 dicas

Para os amantes da leitura, Buenos Aires é de uma riqueza incrível. De modo peculiar, a cidade oportuniza um leque gigantesco de opções. Onde comprar livros em Buenos Aires é nossa dica de ouro deste post. Acompanhe!

A capital do livro

Para que você tenha ideia, Buenos Aires já foi considerada a cidade do mundo com mais livrarias por habitante. Segundo um estudo do World Cities Culture Forum 2014, Baires contaria com 467. Número que, seguramente, já deve ter crescido bastante. O estudo não foi atualizado, mas, seguramente a cidade segue no topo (ou na briga pela liderança).  No ranking internacional, que inclui outras 25 grandes cidades, Buenos Aires aparece com 25 livrarias para cada 100 mil habitantes; seguida por Hong Kong, com 22, Madrid, com 16, e Shangai, com 15. Aplausos para cultura literária de nossos vizinhos!

Então, seguramente você encontrará uma livraria por seu caminho. E, se gosta de uma boa leitura, onde comprar livros em Buenos Aires fará parte de seu roteiro.

Onde comprar livros em Buenos Aires: avenida Corrientes

livraria -el-prometeo

Não se assuste se encontrar uma livraria aberta à meia-noite pela cidade, isso é bem comum na terra de Jorge Luis Borges. Na avenida Corrientes, um das artérias da cidade, famosa pelas pizzarias e teatros, o número é ainda maior. Entre as avenidas Callao e  9 de Julio, vale a pena um recorrido com ar de literatura. Nelas é possível encontrar livros novos e usados. Para  todos os estilos, obras de diversos cantos do mundo, dizem que muitas raridades livreiras estão pelas bandas de cá.

Confira tudo todas as dicas sobre o que fazer na avenida Corrientes 

Avenida de Mayo

Avenida de Maio é o que eu costumo chamar de paraíso para colecionadores e  mais fanáticos por literatura. Isso porque nela  predominam as livrarias ou sebos especializados em edições raras e livros antigos. Se você busca algum exemplar específico, tem grandes chances de encontrar por lá. Afinal, são 7 quarteirões de pura relíquia.

Onde comprar livros em Buenos Aires: Plaza Itália

Com todo volume de livrarias, as feiras também têm seu lugar ao sol. Uma das maiores, que é permanente, é a da Plaza Itália. São 40 postos. Desde de edições recentes até obras mais antigas. Ah, uma dica é pechinchar, na feira você, seguramente, conseguirá preços muito mais em conta. Inclua em seu roteiro! Funciona todos os dias das 10:30 às 19:30h, na avenida Santa Fé 4300 (bem na frente da Praça Itália).

Aproveite para fazer um tour e conferir todas as atrações da avenida Santa Fé

Livraria El Ateneo

Onde comprar livros em Buenos Aires requer uma lista quase que interminável. Mas, alguns endereços não podem ficar de fora. É o caso da livraria El Ateneo. A impressão é de estar em um café ou naqueles cenários de filmes clássicos. A mais famosa livraria de Buenos Aires – e uma das mais importantes do mundo, de acordo com pesquisa do jornal britânico “The Gardian” – já abrigou um teatro de ópera (o Gran Splendid) e um cinema.

livraria-el-ateneo

Atualmente conta com mais de 120 mil livros  (você leu corretamente) em suas prateleiras, um bar e um café. Hoje, ultrapassou status de livraria e já alcançou o posto de ponto turístico da capital portenha. É um deslumbre, está aqui a foto que não me deixa mentir. Nossa dica é ir com tempo, para que além de conferir seus exemplares literários, possa também aproveitar todo o cenário. Anote aí: avenida Santa Fé, 1860, Centro. Com tanta importância, temos um post exclusivo sobre ela, confira aqui.

Librería de Ávila

A livraria Ávila (Librería de Ávila) merece um destaque todo especial e você já saberá a razão. Segundo relato, na livraria teria sido vendido o primeiro livro de Buenos Aires, em meados do século dezoito. De acordo com a história, o local era uma espécie de armazém que vendia de tudo, inclusive livros. Com o passar do tempo se dedicou exclusivamente aos livros.  Inicialmente recebia o nome de “Librería del Colegio”, quando renomados escritores e figuras importantes da sociedade portenha a frequentavam . Em 1993 Miguel Ávila comprou a livraria, reformou e deu seu nome ao emblemático lugar. Lá você encontra vasta literatura argentina e grande acervo de livros sobre a América Latina. Ela está localizada na rua Adolfo Alsina, 500.

Baires e sua cultura literária reservam mesmo muito encanto e diversas opções. Aqui, nas dicas de onde comprar livros em Buenos Aires, listamos cinco, que consideramos imperdíveis, mas o número de livrarias é de perder de vista. Organize seu roteiro com as dicas que mais gostou e aproveite para planejar toda sua programação!

Te ajudamos com seu roteiro. Te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.

Tem alguma dúvida?

Mês da viagem

Nome

Email

Duvida

Deseja receber nossas ofertas?

By |2018-04-23T10:29:57+00:00abril 23rd, 2018|Categories: ARTE + CULTURA, Blog, PASSEIOS + PONTOS TURÍSTICOS, ROTEIROS + DICAS|Tags: , |Comentários desativados em Onde comprar livros em Buenos Aires: 5 dicas

About the Author:

Rachel Oliveira
Diretamente de Belo Horizonte, ela gosta mesmo é de uma prosa. Rachel é comunicóloga e pós-graduada em Marketing e Comunicação. Na Aguiar, coordena a equipe de marketing e atendimento, sempre com novas ideias e projetos. Apaixonada por cachorros, ela ama comida mineira e o vinho portenho é dono de seu coração. Cruzeirense, curte esportes e tenta ser fitness. Bem - humorada e fã de uma boa piada, é dona de uma gargalhada de muitos decibéis.