Descubra o bairro de Barracas em Buenos Aires

Descubra o bairro de Barracas em Buenos Aires

Ao lado dos famosos bairros La Boca e San Telmo, Barracas foge do circuito turístico, mas tem muito a oferecer. Com muita história, muita arte e até um polo gastronômico, vale a pena conhecê-lo para desfrutar de uma outra faceta de Buenos Aires.

Barracas

No final do século XIX, Barracas era o lugar onde a aristocracia tinha suas casas de campo e mansões. Depois de um longo período de abandono, hoje, é um bairro predominantemente de classe média, com todas as suas nuances. Muitas das indústrias abandonadas estão sendo recuperadas para serem ocupadas por espaços de design. É uma boa opção combinar Barracas com uma visita ao Caminito e La Boca.

Aproveite e descubra La Boca

Como chegar

Barracas está ao lado dos bairros de La Boca e San Telmo. No entanto, não há metrôs que levam ao bairro. Do centro de Buenos Aires, é possível chegar à Estação Constitución da Linha C do metrô e caminhar até o início da Avenida Caseros (3 quadras). 

Já as linhas de ônibus 10, 12, 17, 20, 22, 70, 74, 93 e 102 conectam Barracas com outros bairros de Buenos Aires.

Agora que você já sabe como chegar no bairro, vamos conhecer os seus atrativos?

Arte urbana

Barracas é um dos principais circuitos de arte urbana da cidade. No clube de bairro Sportivo Pereyra de Barracas, está exposta a Capela Sistina do Futebol, que homenageia Diego Maradona e Lionel Messi, além de outras estrelas do futebol argentino. É inspirado no clássico afresco “A Criação de Adão”, de Michelangelo, encontrado na Capela Sistina do Vaticano, em Roma.

Ali se encontra também uma homenagem ao fantástico artista Quinquela Martín (foto) que já foi considerado o maior mural do mundo. Além da famosa Calle Lanín que falaremos a seguir. 

Arte e cultura em Palermo: descubra as melhores opções

Calle Lanín

A Rua Lanín tornou-se nos últimos anos um dos cartões postais mais coloridos de Buenos Aires. São três quadras com casas, cujas fachadas foram cobertas com mosaicos coloridos

Além das casas, ao final da rua, por onde passa a linha do trem, um paredão de tijolo foi restaurado e recebe exposições de arte.

Confira os murais de Buenos Aires mais impressionantes

Bairro Monseñor Espinosa

Ali em Barracas existe um mini bairro fechado escondido por grades verdes e que é uma verdadeira viagem no tempo. O bairro Monseñor Espinosa, construído para abrigar trabalhadores das indústrias da região, hoje é um oásis de paz e tranquilidade no meio da cidade. Possui 64 casas, no mesmo estilo em que foram construídas, e um lindo jardim interno.

Centro Metropolitano de Desenho

O Centro Metropolitano de Design (CMD) é um ponto de referência para o design na América Latina e que promove e incentiva a atividade de designers. Oferece um programa anual de eventos, incluindo o Ciudad de la Moda, além de cursos, palestras, e muito mais.

O CMD também organiza visitas guiadas e abriga pequenas lojas onde produtos absolutamente inovadores podem ser adquiridos a preços atrativos. Os visitantes podem ainda conhecer o museu do local com entrada livre e gratuita.

Templos

Barracas possui dois templos importantes e com uma arquitetura que chama a atenção. Um deles é o Templo Maçón Los Hijos del Trabajo, que possui uma das fachadas mais exóticas de Buenos Aires, com símbolos alusivos ao Antigo Egito.

Já o Templo israelita Or Torah, foi construído pela comunidade judaica de Barracas e La Boca. O edifício é de estilo oriental com uma cúpula que se destaca no bairro. No interior, existe um pátio andaluz com mosaicos multicoloridos.

Confira 12 Igrejas em Buenos Aires que você vai amar!

Iglesia Felicitas Guerrero

Felicitas Guerrero foi uma jovem viúva rica, que foi assassinada por um pretendente. Em memória da filha, os pais de Felicitas construíram este templo em 1875. O edifício apresenta um estilo eclético com influência gótica. Possui estátuas esculpidas em mármore de Carrara e uma das histórias de terror mais conhecidas na cidade.

Segundo a lenda, no aniversário da sua morte, a alma de Felicitas chora na entrada da Igreja. Atualmente, as pessoas penduram panos na Igreja e também em sua tumba. Dizem que esses panos amanhecem molhados, pois o fantasma de Felicitas os usa para secar suas lágrimas. 

Descubra mais Histórias de terror em Buenos Aires

Templo Escondido

Quase ninguém conhece e é um mistério até para os moradores do bairro: não tem fachada nem saída para a rua, nem muita publicidade. A apenas 800m da Bombonera, o Templo Escondido é uma jóia escondida no coração de Barracas e faz parte do Complexo Histórico Santa Felicitas.

De estilo neogótico, é uma reprodução em menor escala da Igreja de Lourdes, na França. Os ambientes estão ligados por túneis subterrâneos de 1893 que são uma relíquia da arquitetura original da cidade e que podem ser percorridos em visitas guiadas diurnas e noturnas. Uma verdadeira viagem no tempo. 

Casa dos leões

Falando em história de terror, uma mansão em Barracas possui uma das famosas lendas de Buenos Aires. 

O pai de uma importante família da capital do século XIX, adquiriu três leões africanos. Durante uma festa de noivado de uma das filhas da família, um dos leões conseguiu sair da jaula, atacando o noivo na frente da centena de convidados. 

Com a tristeza pela morte do noivo, a filha tirou sua vida um tempo depois. Deprimido, o pai mandou sacrificar os animais, mas mandou fazer monumentos, com o momento do ataque, para recordá-los. 

Muitos que frequentam a mansão dizem que durante a noite se escutam choros e gritos pela casa. Enquanto alguns vizinhos dizem já haver visto o fantasma do casal caminhando pelo jardim. 

Descubra também outras lendas de Buenos Aires

Gastronomia

Barracas divide com San Telmo um dos polos gastronômicos mais interessantes da cidade: a Avenida Caseros. Em apenas uma quadra, o boulevard, ao melhor estilo europeu, está repleto de restaurantes. Aproveite que você está na área e conheça também o Parque Lezama e o Museu Histórico Nacional.

Monte um roteiro completo por San Telmo

Uma outra dica em Barracas é o tradicional bodegón Los Laureles que funciona num casarão antigo do bairro e data de 1893. Além da boa gastronomia, o tango e a milonga são os protagonistas. 

Frequentado principalmente pelos locais, é normal ver argentinos levantando das mesas e dançando ao som de um bom tango ao vivo. Excelente programação tanguera, com boa comida e um ambiente que te leva a uma viagem no tempo.

Dica Aguiar: Os bodegones são restaurantes simples, geralmente em alguma casa antiga e, muitas vezes, com ambientes amplos e que oferecem uma grande variedade de comidas. Não deixe de incluir pelo menos um em sua visita a Buenos Aires. 

Bodegones de Buenos Aires: os dez mais

Para conhecer mais dicas e curiosidades incríveis sobre a capital portenha não deixe de conferir os demais posts do Blog. São mais de 1000 matérias com muita informação valiosa.

Aguiar

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.

Tem alguma dúvida?

[contact-form-7 id="18493" title="Formulário do Blog"]
Posts relacionados
Passeios em oferta
Dicas de Buenos Aires
Roteiros digitais
Tem alguma dúvida?
Contact Form Demo
Luana Pereira
Carioca da gema, tricolor. Ama o Rio, samba, praia, dançar, música e viajar. Ama Buenos Aires e, hoje, não vive mais sem vinho argentino, asado e uma boa provoleta. Tem como meta de vida seguir conhecendo o mundo. Coordena a equipe de comunicação da Aguiar e assina os principais posts do blog.
Compartilhe!
Segue a gente!