Zoológico de Buenos Aires: Temaiken x Zoo Luján

Durante muito tempo Buenos Aires teve três conhecidos zoológicos, um na capital, conhecido como Zoológico de Buenos Aires e dois na província (estado) de Buenos Aires, o famoso e polêmico Zoo de Luján e o fantástico Bioparque Temaikén.

Zoológico de Buenos Aires

Antes de comentar sobre a opção de zoológico de Buenos Aires em funcionamento, temos que falar sobre o Zoológico que ficava localizado na capital. O Zoológico de Buenos Aires, também conhecido como Zoo de Palermo, era mantido pelo Governo da cidade e está interditado há mais de um ano. Ele será reaberto no formato de Eco-Parque, mas sem data confirmada de inauguração.

Zoológico de Buenos Aires: Zoo Luján

Há 77 Km da capital Buenos Aires se encontra a cidade Luján e uma das maiores e mais procuradas atrações para os turistas na Argentina: o Zoo de Luján. Mas ele não é como um zoológico comum, como tantos outros que se pode encontrar em qualquer grande cidade. O Zoológico de Luján na verdade tem uma proposta bem diferente e até polêmica: eles abrem suas jaulas para qualquer visitante poder entrar e, de certa forma, interagir com os animais, acariciando-os, tirando fotos e até alimentando-os com comida ou leite.

BAIXE AGORA NOSSO E-BOOK GRÁTIS QUE CONTA UM POUCO MAIS SOBRE O ZOOLÓGICO DE LUJÁN!

Zoológico de Buenos Aires: detalhes do Zoo Luján

depende do dia, mas é sempre depois das 18h.

A a entrada ao parque para turistas custa 500 pesos argentinos a partir de 02 anos.  É preciso planejar o transporte até o zoológico que é aconselhável que seja feito de forma segura, já que o Zoológico de Luján fica fora da capital.

O ônibus da linha 57 que sai da Capital deixa bem próximo do Zoológico, mas demora aproximadamente 2 horaspor trajeto (total 4 horas ida e volta). A parada de saída dessa linha é na Plaza Itália em Palermo (pode chegar até lá através da Linha D “Verde” de metrô). Lembrando que é preciso ter moedas ou cartão SUBE para usar o ônibus em Buenos Aires.

QUER SABER COMO SE LOCOMOVER EM BUENOS AIRES? CLIQUE AQUI!

Zoológico de Buenos Aires: Zoo Lujan e toda sua polêmica

Antes de prosseguirmos, vamos desde já tirar a dúvida que você provavelmente está pensando: Mas os animais não são selvagens e perigosos? Exatamente, eles são. O Zoológico de Luján possui um grande número de animais selvagens, como leões e tigres, que durante o período de visita permanecem calmos e pacificados para as interações humanas.

É aí que reside a polêmica do zoológico. Há uma eterna discussão sobre o real motivo desses animais estarem tão confortáveis com a tão próxima presença humana. Alguns defendem dizendo que os animais cresceram assim, rodeados por humanos, e por isso não demonstram perigo a quem se aproxima. Outros criticam dizendo que os animais são dopados.

Nós da Aguiar Buenos Aires tivemos a oportunidade de contribuir com dois cursos da empresa brasileira Biologia em Foco realizado no Zoológico de Luján para estudantes e profissionais das áreas de Biologia e Veterinária. A experiência foi incrível e a resposta dos participantes melhor ainda! Ficou a certeza de que os animais não são dopados e que ao contrário são bem cuidados.

LEIA NOSSA MATÉRIA COMPLETA SOBRE O ZOO DE LUJÁN!

Zoológico de Buenos Aires: Temaikén

Não é um zoológico. Não é um jardim botânico. Não é um áquario. Não é uma fazenda. Nem é um museu de História Natural. O Temaikén, distante cerca de 45 minutos de Buenos Aires, é uma mistura de tudo isso e um pouco mais. Conhecido por ser um bioparque, ele é administrado por uma fundação e através de programas educativos e projetos de conservação e pesquisa, contribui para reforçar a missão de lutar pela preservação do meio-ambiente. O bioparque Temaikén te convida a viver a natureza de distintas maneiras e, sobretudo, com muita diversão, especialmente para a criançada.

Zoológico de Buenos Aires: Temaikén e seus atrativos

O Temaikén tem um enorme aquário, com distintos setores de água doce e salgada e lugares para diferentes espécies, incluindo quatro tubarões. Tem também uma chácara, onde os visitantes podem alimentar bezerros e aves, ver a ordenha das vacas, pentear cabras e ovelhas, entre outras atividades.

Há também uma horta, um impressionante conjunto de 5 aviários distintos, onde mais de 2.500 aves estão agrupados de acordo com sua procedência (América, Oceania, África e Eurásia) e até cinema 360°. Por meio de efeitos especiais, o espectador é transportado a uma viagem pela natureza através do tempo e do espaço.

O Temaikén conta também com três Centros Interativos de alta tecnologia que têm por objetivo trazer informações aos visitantes e promover a preservação do meio ambiente. São eles: o Centro de Exploração Aquática; a Patagônia Interativa; e O Lugar das Aves.

CONFIRA ABAIXO O VÍDEO QUE PRODUZIMOS SOBRE O TEMAIKÉN

Zoológico de Buenos Aires: Temaiken x Zoo Luján

Ambos ficaram fora da capital. O Zoo de Luján é mais rústico e o Bioparque Temaikén mais moderno e estruturado.

O grande diferencial do Zoo de Luján realmente é a experiência única ter um contato tão próximo com animais nos quais você nunca imaginaria nem chegar perto, muito menos fotografá-los. Isso fascina turistas do mundo todo.

No Zoo de Luján os menores de idade não podem entrar em todas as jaulas, por isso muitos que viajam com pequenos, preferem o Temaikén. Mesmo assim, no Zoo de Luján há espaços para as crianças poderem interagir com pequenos animais, como coelhos, bezerros, cabras, pôneis e outros. No espaço do elefante os menores podem dar comida junto com os pais e em algumas jaulas é permitido acesso desde que esteja junto com os adultos responsáveis.

O que muitos não sabem é que o Temaikén também conta com atividades que estimulam os visitantes a envolver-se na proteção da natureza através de visitas guiadas e atividades de interação com os animais. Alguns locais permitem ao visitante tocar nos animais e conhecer de perto o trabalho da fundação, como é o caso de “animales en acción”, “encuentro con los cuidadores”e “pequenos chacareros”.

Outra coisa que muitos não sabem é que no Temaikén não há elefantes, leões e girafas.

O Zoo de Luján é bem menor que o Temaikén e sua visita dura aproximadamente 3 horas, mas em dia de filas é necessário mais tempo.

Já o Temaikén é enorme e  para visitá-lo é necessário de 4 a 6 horas e só é permitido o ingresso dos pequenos com acompanhantes maiores de 18 anos (até 3 menores por adulto, no máximo).

No Zoo de Luján é permitida a entrada de alimentos e bebidas. Mesmo assim, o zoológico possui um restaurante e lanchonetes para quando você quiser fazer uma pausa e se alimentar. Há também áreas para piquenique para você poder descansar.

Já no Temaikén não é permitido ingressar com alimentos e bebidas, mas o local conta com diversos restaurantes e lanchonetes, além de cafeterias e sorveterias.

O ingresso do Luján custa atualmente 500 pesos argentinos para a partir de 2 anos e no Temaiken custa 486pesos para adultos e 415 pesos para menores entre 2 e 10 anos. Em reais os valores são quase os mesmos.

Outro diferencial da excursão ao Zoo de Luján é a oportunidade de conhecer a Basílica de Luján, uma das igrejas mais visitadas pelos turistas que vêm ao país. Trata-se de um belo edifício em estilo neogótico data do século XIII que merece sua visita.

Zoológico de Buenos Aires: comparativo

Zoo Lujan ou Temaikén com a Aguiar Buenos Aires

Para o Zoo Luján: A Aguiar leva você incluindo traslado ida e volta para o seu hotel, guia credenciado bilíngue (espanhol e português) e uma visita opcional na belíssima Basílica de Luján, uma catedral estilo gótica característica do século XIII. Saídas diárias.

Para Temaikén: A Aguiar Buenos Aires leva você ao Temaikén com segurança, bom preço, sempre de quarta a domingo. O serviço regular dura o dia todo e inclui a entrada, coordenador  e transporte ida e volta.

Em ambos, o serviço buscamos em hotéis do Microcentro, Retiro, Recoleta, San Telmo e Puerto Madero.

Para grupos privativos, realizamos serviço exclusivo incluindo também Guia Brasileiro e horário conforme o desejo do cliente.

Maiores informações através do email info@aguiarbuenosaires.com.

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.

Tem alguma dúvida?

Mês da viagem

Nome

Email

Duvida

Deseja receber nossas ofertas?


By |2018-09-27T17:17:20+00:00agosto 9th, 2017|Categories: Blog, PASSEIOS + PONTOS TURÍSTICOS, ROTEIROS + DICAS|Comentários desativados em Zoológico de Buenos Aires: Temaiken x Zoo Luján

About the Author:

Brunna Brok
Diretora da Aguiar Buenos Aires e completamente apaixonada pela cidade. Brunna Brok é paulista, mas já vive há mais de 7 anos em Buenos Aires com o marido e dois filhos pequenos. Assina diversos posts do blog, é apresentadora do canal do youtube, gerencia o instagram e coordena as ações de marketing da Aguiar. Passa metade do dia sonhando e a outra planejando como realizá-los. Apesar do seu vício por trabalho, também ama viajar, jogar futebol, café e chocolate!