Visitas Guiadas em Buenos Aires: Listamos as principais
Visitas Guiadas em Buenos Aires: Listamos as principais
As visitas guiadas em Buenos Aires são um dos temas mais buscados para quem está programando uma viagem com um perfil mais histórico e cultural. Sabemos que há várias formas de conhecer uma cidade e uma das mais eficientes para quem gosta de saber os detalhes de cada lugar, é recorrer às visitas guiadas.
Visitas Guiadas em Buenos Aires
E é por isso que selecionamos aqui alguns dos principais pontos turísticos da capital portenha que contam com esse serviço e as principais visitas guiadas em Buenos Aires. Dessa forma, além de explorar a cidade, você pode se aprofundar na história e cultura local, e ainda deixar seu roteiro super completo.
Casa Rosada
Uma das principais visitas guiadas em Buenos Aires é a da Casa Rosada. Sede do Governo Argentino, a Casa Rosada fica num verdadeiro palácio declarado Museu Histórico Nacional em 1942. Mais importante, vários setores desse belo cartão-postal de Buenos Aires encontram-se abertos à visitação. Com duração de cerca de 1 hora, as visitas guiadas são gratuitas. Entretanto, as reservas devem ser feitas online e com antecedência.
Museu do Bicentenário
Anexo à Casa Rosada, o Museu do Bicentenário expõe cerca de 10 mil peças históricas desde o período da independência. São obras de arte, restos arqueológicos e objetos diversos. As visitas ao museu também são gratuitas, mas tenha em conta que o museu se encontra fechado nos feriados de 1º de janeiro, Sexta-Feira da Paixão, 1º de Maio e 25 de dezembro.
Catedral Metropolitana
A Catedral Metropolitana de Buenos Aires fica em frente à Praça de Maio, próxima à Casa Rosada. Trata-se de um edifício que passou por diversos contratempos, reformas e construções até, finalmente, chegar à sede definitiva. Foi desenhada pelo arquiteto italiano Antonio Masella e tem uma estrutura final em estilo neoclássico. Em relação às visitas guiadas, são feitas em grupos. Para mais informações de horários e valores, basta entrar no seu site oficial.
Cabildo na Plaza de Mayo
O Cabildo é um edifício da época colonial, localizado em frente à Casa Rosada, do outro lado da Praça de Maio. Ele foi palco de importantes decisões políticas ao longo dos anos e testemunhou momentos históricos como o processo de independência da Argentina. Hoje abriga o Museu Histórico Nacional do Cabildo e da Revolução de Maio. Definitivamente vale a visita.
Congresso Nacional
O edifício do Congresso Nacional Argentino é um deslumbrante palácio do início do século XX. Um dos destaques vai para a cúpula de 80 metros de altura. Mas há muito para ver também no interior do palácio e você pode conhecer tanto o plenário do Senado quanto o da Câmara de Deputados, se não estiverem em sessão no momento. As visitas guiadas têm duração de uma hora e são gratuitas. Outras salas que fazem parte da visita são o hall de entrada, a biblioteca e o local onde são realizados velórios de presidentes e ex-presidentes.
Leia nosso post completo sobre o Congresso Nacional Argentino
Teatro Colón
Um dos mais belos teatros da América Latina, o Colón tem mais de cem anos e uma beleza indescritível. Muitos talentos internacionais já subiram a seus palcos. Há visitas guiadas todos os dias, inclusive feriados, a partir das 9h. A duração é de 50 minutos e apesar de ser paga, vale a pena cada centavo. Mas caso possa ir no domingo, a visita é gratuita.
Palácio Barolo
Se você gosta de arte, arquitetura, fotografia, história e literatura tem que visitar o Palácio Barolo. Esse lindo edifício de escritórios comerciais já foi o mais alto da América Latina. Com projeto do italiano Mario Palanti, o desenho do Palácio Barolo é baseado na Divina Comédia, de Dante Alighieri. Por isso, inevitavelmente você passará pelo Inferno, o Purgatório e o Céu, se você decidir fazer a visita guiada. Não se deixe intimidar por isso. A visita é paga, mas vale muito a pena.
Veja aqui todos os detalhes das diversas opções de visitas guiadas ao Barolo
Cemitério da Recoleta
Os túmulos e mausoléus do Cemitério da Recoleta atraem inúmeros visitantes a cada ano. Por trás de cada um deles, existem as mais diferentes histórias de vida, como amores impossíveis, a amizade entre uma adolescente e seu cão, o coveiro que passou a vida inteira juntando dinheiro para ter seu próprio espaço no cemitério, entre tantas outras. Essas e outras histórias estão lá, por trás de belos monumentos erguidos em memória de seus protagonistas.
Manzana de las Luces
A Manzana de las Luces é uma quadra histórica da capital portenha, demarcada pelas ruas Bolívar, Alsina, Avenida Julio A. Roca (Diagonal Sur) e Perú. Foi chamada assim pela primeira vez em um jornal de 1821, como referência às instituições intelectuais presentes na área. A visita guiada é indicada principalmente para quem gosta de História e passa também por túneis construídos na época colonial.
Usina del Arte
No bairro de La Boca, a Usina del Arte é um Centro Cultural que funciona no antigo edifício da velha Usina Don Pedro de Mendoza. O prédio fazia parte da companhia Ítalo-Argentina de Eletricidade e foi desenhado pelo arquiteto italiano Giovanni Chiogna. O arquiteto optou pelo estilo neo renascentista florentino, que remitia ao norte da Itália, seu local de origem. As visitas guiadas são gratuitas e fornecem informações sobre a arquitetura e a história do local e tem duração é de cerca de 45 minutos.
Torre Monumental
Uma visita com uma vista maravilhosa. O mirante da Torre Monumental tem uma bela vista 360º da cidade, permitindo apreciar o bairro do Retiro e o Porto de Buenos Aires. Na visita, é possível ver mais de perto os detalhes da torre, como os brasões do Reino Unido e da República Argentina.
Horário de funcionamento:
Segunda, quarta, quinta e sexta: 10h30 às 16h00 (última subida).
Sábados, domingos e feriados: das 9h30 às 18h (última subida).
Ingresso: 100 pesos para argentinos e residentes. 250 pesos para estrangeiros. Quarta-feira a entrada é gratuita. Não é necessário reserva.
A Torre Monumental fecha todas as terças-feiras e nos seguintes dias: Sexta-feira Santa, Dia do Trabalho (1º de maio), Natal (25 de dezembro) e Ano Novo (1º de janeiro).
Circuito Papal – Tour Papa Francisco
O Governo da Cidade oferece três percursos diferentes para conhecer pontos da capital portenha que foram importantes na vida do Papa Francisco, como o colégio que frequentou, a Igreja onde foi batizado e a casa que viveu durante os primeiros anos de sua infância. As visitas guiadas são gratuitas e todas em espanhol. O percurso do Circuito Papal pode ser realizado tanto de ônibus, com duração de aproximadamente 3h, quanto a pé, com duração de 1h30. Há também dois circuitos: Flores e Montserrat.
Outros passeios e visitas guiadas em Buenos Aires
O Governo da Cidade organiza diversas caminhadas com visitas gratuitas pelos bairros de Buenos Aires. Você pode ver com mais detalhes na página oficial do Governo da Cidade de Buenos Aires. Se deseja conhecer os principais pontos turísticos, mas sem realizar a visita guiada, recomendamos reservar o exclusivo e completo “Selfie Tour Buenos Aires“, um passeio 100% em português que percorre os principais bairros com 20 paradas para fotografias.
Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.