O que você não pode deixar de provar em Buenos Aires: 15 opções
O que você não pode deixar de provar em Buenos Aires: 15 opções
Viagem e gastronomia tem tudo a ver, né? Conhecer os costumes de um povo através da sua comida é uma das melhores, e mais satisfatórias, experiências culturais que se pode ter em um país. Confira neste post o que você não pode deixar de provar em Buenos Aires.
Comidas típicas
A começar pelas comidas típicas. São diversas opções maravilhosas que você precisa provar.
1 – Asado Argentino: o clássico dos clássicos. A carne argentina é famosa por sua qualidade e todo turista quer experimentar. São diversas parrillas espalhadas pela cidade para provar o famoso asado.
2 – Provoleta (foto): a provoleta é uma entrada típica dos asados argentinos. É um tipo de provolone, cortado em rodela e grelhado. Crocante por fora e derrete por dentro.
3 – Picada: seria semelhante a tábua de frios, mas pode conter outros ingredientes. É composta por vários alimentos servidos em pequenas quantidades, podendo ser uma entrada, um petisco ou até mesmo o prato principal.
4 – Locro (foto): espécie de ensopado à base de milho, feijão e abóbora, com legumes e vários tipos de carne, como o chorizo colorado, bacon, porco, e outros. Esse prato representa tanto a cultura argentina, que é um símbolo das suas festas pátrias, como o 25 de Maio e o 9 de julho.
5 – Milanesa: conhecida dos brasileiros, é uma das comidas típicas argentinas mais tradicionais. Tem até restaurante especializado no prato (El Club de la Milanesa). Por aqui é bastante comum que seja incrementada, sendo a mais tradicional, a milanesa napolitana, com presunto, queijo e molho de tomate.
Lanches típicos
Também não faltam opções de lanches para você descobrir durante os seus passeios.
6 – Choripán: famosa comida de rua de Buenos Aires. Encontramos principalmente em lanchonetes, feiras e nas Costaneras Norte e Sul. Trata-se de um pão francês recheado com o tradicional chori, a linguiça daqui. Pode ter molhos e tem até versão gourmet.
7 – Pizza Fugazzeta (foto) e fainá: a fugazzeta é um tipo de pizza argentina com muito queijo, muito mesmo, e com cebola por cima. Já a fainá é uma massa feita de farinha de grão de bico, de origem italiana e muito consumida na Argentina junto com a pizza. Vale a pena experimentar nas pizzarias da cidade.
8 – Empanada: a empanada argentina dispensa apresentações. É servida de entrada em parrillas, pizzarias ou em diversas lanchonetes. Pode ser assada ou frita e possui diversos sabores, sendo os mais comuns carne, pollo (frango) e jamón y queso (presunto e queijo).
Bebidas típicas
Todo mundo chega na Argentina querendo tomar Malbec, e não é para menos. Existem uma infinidade de rótulos de qualidade, com um valor bastante acessível. Mas há também outras bebidas típicas bem interessantes para provar. Seguem opções:
9 – Mate: um dos hábitos mais presentes na vida do argentino, “tomar unos mates” vai muito além do simples consumo, é a representação da cultura nacional.
10 – Vinho Torrontés: essa é a única uva originária da Argentina. Os melhores exemplos desse delicioso vinho branco são da região de Cafayate, em Salta.
11 – Fernet (foto): apesar de ser de origem italiana, o licor foi incorporado à cultura local, e hoje é facilmente encontrado em qualquer bar da cidade, sendo um clássico nas baladas e festas portenhas. O licor é misturado com coca e gelo e é conhecido por ser muito forte e amargo.
Doces típicos
Para finalizar, não poderíamos deixar de dar opções de doces típicos. Seja no café da manhã, no lanche ou na sobremesa, um docinho não pode faltar.
12 – Sorvete: a cultura do sorvete está muito presente em Buenos Aires. É bastante comum encontrar uma sorveteria em cada esquina da cidade, que funciona dia e noite, durante todo o ano. Famoso por sua qualidade, é considerado um dos melhores do mundo.
13 – Alfajor e doce de leite: ambos dispensam comentários. Queridinhos dos brasileiros, e dos argentinos, esses doces típicos são facilmente encontrados por toda a cidade.
14 – Chocotorta (foto): quase uma instituição argentina. Muito comum nos aniversários ou nos lanches de fim de tarde, é formada por uma camada de biscoitos de chocolate intercalados com camadas de um creme especial, feito de doce de leite e cream cheese.
15 – Medialuna e facturas: as facturas são a variedade de massas doces de padaria. Podem ter cobertura e diversos recheios. Já as medialunas são a factura mais conhecida. As mais comuns são simples, podendo ser de grasa (gordura) ou manteca (manteiga).
Dicionário da gastronomia argentina
Quer mais dicas gastronômicas? A Aguiar Buenos Aires criou um dicionário super completo com várias dicas sobre a gastronomia argentina. E o melhor, todos os nossos clientes ganham de brinde junto com outros guias digitais exclusivos. Se você já é cliente da Aguiar, não deixe de conferir em sua confirmação de reservas.
Dica Aguiar
Se você ainda não é cliente e quer saber todos os detalhes das nossas experiências, como datas, horários e valores promocionais, basta entrar em contato por meio do nosso número de WhatsApp clicando AQUI. Ele funciona de segunda à sábado de 8h às 21h, com atendimento 100% em português.
Confira agora os passeios e shows de tango promocionais da Aguiar
Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos acompanhar nosso blog onde encontrará dicas, lista de restaurantes, hoteis e muitos passeios. E não deixe de nos SEGUIR NO INSTAGRAM para ver nossos posts diretamente de Buenos Aires.