Arquitetura de Buenos Aires: rica e eclética

Com uma rica e diversa identidade cultural, a capital portenha seduz o visitante de diversas maneiras. Mas são o paisagismo e a bela arquitetura de Buenos Aires que conquistam o turista em primeira mão. Impossível, no caminho do aeroporto ao seu local de hospedagem, ficar imune à beleza de suas construções, parques e jardins.

Arquitetura de Buenos Aires: rica e eclética

arquitetura-de-Buenos-Aires-segunda-foto

Embora seja visível a valorização da herança cultural europeia na cidade, é notável também a grande variedade de estilos e influências. Aqui, o Art Déco, o Art Nouveau e o Neogótico – só para citar alguns –, dividem espaço com arranha-céus cobertos de vidro e de design moderno. Longe de resultar em algo de mau gosto, é para muita gente uma das capitais mais elegantes da América Latina.

Arquitetura de Buenos Aires: Período colonial

arquitetura-de-Buenos-Aires-Cabildo

Entre o final do século XIX e o início do século XX, Buenos Aires viveu um período de grande desenvolvimento. A maioria de suas construções mais imponentes é dessa época. Pouco ficou do que foi construído no período colonial. Mas há bons exemplos, como o Cabildo, a Manzana de las Luces, a Iglesia de San Ignacio e a Iglesia del Pilar.

Arquitetura de Buenos Aires: olhar atento

arquitetura-de-Buenos-Aires-cúpulas

Os edifícios típicos da época de ouro portenha utilizavam desenhos e materiais que refletiam o poder e a riqueza da burguesia. Cúpulas (são mais de 300 na cidade), torres, mansardas são característicos do período, diferenciando-se dos traços próprios da época colonial.

A Avenida de Maio, por exemplo, é uma boa área para observar exemplares do estilo art nouveau. Importante olhar pra cima e observar suas imponentes cúpulas, as estátuas e figuras que sobressaem dos edifícios. É que, em sua maioria, as partes inferiores dessas edificações foram sendo modificadas e já não conservam o estilo original.

Arquitetura de Buenos Aires: Neoclássico

arquitetura-de-Buenos-Aires-Banco-de-la-Nación

Para ver alguns exemplos de edifícios no estilo neoclássico, você pode visitar a Catedral Metropolitana de Buenos Aires (Rivadavia s/n), o Banco de la Nación Argentina (Bartolomé Mitre, 326) e a Catedral Anglicana de Saint Jean Baptiste (25 de Mayo, 276).

Arquitetura de Buenos Aires: Palácios da Avenida Alvear

arquitetura-de-Buenos-Aires-Palacio-Duhau

A elegante Avenida Alvear, na Recoleta, conserva vários belos palácios em estilo francês do século XX. É o caso do Palácio Ortiz Basualdo, onde hoje funciona a Embaixada da FrançaPalácio Pereda Girado, atual Embaixada do BrasilPalácio Concepción Unzué de Casares, atual sede do Jockey Club Argentino; e do Palácio Duhau, que hoje é um dos hotéis mais exclusivos da capital portenha.

Arquitetura de Buenos Aires: San Telmo

arquitetura-de-Buenos-Aires-San-Telmo

Na diversificada e cosmopolita arquitetura de San Telmo é clara a herança multicultural argentina. Alguns edifícios remanescentes da época colonial combinam detalhes de influência italiana com a elegância da art nouveau francesa.

O bairro, um dos mais antigos da cidade, é boêmio e singular. Com ruas estreitas e de calçamento, muitas galerias de arte e bares à moda antiga, tem um clima de passado. Muitas fachadas são originais dos idos de 1800, como no caso do Bar Britânico (esquina das Ruas Brasil e Defensa); do El Viejo Almacén (Independência e Balcarce); e El Federal (Peru e Carlos Calvo).

Arquitetura de Buenos Aires: La Boca

arquitetura-de-Buenos-Aires-Caminito

O bairro de La Boca tem, talvez, a arquitetura mais tipicamente “portenha” entre os bairros turísticos de Buenos Aires. O colorido e a alegria de suas paredes, a simplicidade dos materiais, o estilo mais despojado falam por si mesmos e seduzem tanto quanto a elegância europeia ou o charme austero dos edifícios coloniais. Além disso, o bairro abriga uma das últimas pontes transbordadoras remanescentes no mundo. A Puente Transbordador, uma imponente obra de engenharia, é hoje um ícone do bairro.

Arquitetura de Buenos Aires: Palermo

arquitetura-de-Buenos-Aires-planetário

Em Palermo um dos destaques arquitetônicos é o Planetário Galileo Galilei. Uma construção que se sobressai em meio ao parque, com uma cúpula de 20 metros de diâmetro e um design que faz lembrar um disco voador.

Mas como o bairro é imenso, pode-se ver de tudo um pouco por lá. Se você busca arquitetura urbana de classe alta, concentre-se em Palermo Chico. Nessa área estão o MALBA (Museu de Arte Latinoamericana de Buenos Aires); algumas embaixadas, como as da Bélgica e do Chile; e belas mansões de milionários (muitos deles famosos).

Em Palermo Viejo, as antigas casas, muitas recicladas com bom gosto e elegância, convivem com construções novas, edifícios de muitos andares e casas de arquitetura moderna.

Arquitetura de Buenos Aires: Puerto Madero

Melhor passeio em Buenos Aires

Entre os 48 bairros portenhos, Puerto Madero é o mais jovem e isso se vê refletido em sua arquitetura. Após a mudança do porto da cidade para outra área, a zona ficou obsoleta e subutilizada por muito tempo. Até que teve início um processo de revitalização que a transformou no que é hoje: moderna e elegante, dona do metro quadrado mais caro da capital.

Além dos velhos armazéns reciclados, que abrigam restaurantes, cinemas e outros estabelecimentos comerciais, o bairro tem imensas torres residenciais. Entre elas, destaque para as Torres El Faro, River View, le Parc Puerto Madero, Mulieris, Repsol-PF e Renoir.

A Puente de la Mujer é um dos monumentos emblemáticos do bairro, de autoria do arquiteto espanhol Santiago Calatrava.

Urbanismo e paisagismo em Buenos Aires

arquitetura-de-Buenos-Aires-jardim-Botânico

Por fim, não podemos deixar de falar no urbanismo e no paisagismo da capital portenha. Buenos Aires é uma cidade de traçado regular, com muitas praças, monumentos e grandes edifícios. O principal responsável pelas áreas verdes e o paisagismo da cidade em geral foi o francês Carlos Thays. Entre outras coisas, ele é o criador do Jardim Botânico de Buenos Aires, do Parque Tres de Febrero (Bosques de Palermo) e da Praça de Maio.

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.

Tem alguma dúvida?

Nome

Email

Mês da viagem

Duvida

Deseja receber nossas ofertas?

By | 2018-07-02T08:42:48+00:00 junho 1st, 2018|Categories: ARTE + CULTURA, Blog, PASSEIOS + PONTOS TURÍSTICOS, ROTEIROS + DICAS|Tags: , |Comentários desativados em Arquitetura de Buenos Aires: rica e eclética

About the Author:

Adriana Albuquerque
Piauiense de nascimento, cearense de coração e casada com um portenho, Adriana adotou Buenos Aires há 9 anos. Ela é formada Comunicação Social e mãe de uma adolescente e de um filho pequeno. Uniu-se à equipe da Aguiar para produzir posts para o blog e hoje é a nossa redatora mais ativa. Provavelmente você já leu e anotou uma dicas que ela passou. Apaixonada pelo Brasil, aprendeu a amar também Buenos Aires. Já não pode viver sem mate, o chimarrão local. Adora ler, comer e viajar.