Plaza de Mayo em Buenos Aires
Plaza de Mayo em Buenos Aires
Sempre presente em todos os roteiros turísticos em Buenos Aires, está a emblemática Plaza de Mayo (ou para os brasileiros Praça de Maio). Ela reune o maior acervo de pontos de interesse e atração na cidade e o epicentro da história e política Argentina.
Plaza de Mayo em Buenos Aires
Apesar de estar informalmente no Microcentro da cidade, a praça está localizada no tradicional bairro Montserrat, onde tem início a belíssima Avenida de Mayo. Ao seu redor, estão alguns dos mais elegantes edifícios da cidade, com os seus encantadores desenhos arquitetônicos europeus.
História
A praça é a mais antiga da cidade e seu nome é em homenagem a Revolução de 25 de maio de 1810, ocorrida ali e que deu início a independência argentina. Há anos a praça se converteu em um palco de diversas manifestações políticas e o lugar de reunião das Abuelas de Plaza de Mayo, que reivindicam o desaparecimento de seus filhos e netos durante o processo militar argentino.
Casa Rosada
A praça também está cercada de pontos históricos e turísticos, que estão entre os mais famosos de Buenos Aires. Como por exemplo, a Casa Rosada, sede da Presidência da República Argentina em Buenos Aires. O emblemático edifício de cor rosa, foi declarado monumento histórico nacional e dentro abriga ainda o Museu da Casa do Governo, com materiais relacionados aos presidentes do país.
Catedral
À direita da praça está a belíssima Catedral Metropolitana, a principal sede da igreja católica na Argentina. A catedral passou por diversas reformas desde sua inauguração no século XVI e hoje também é um Monumento Histórico Nacional, além de ser considerada uma das obras arquitetônicas mais importantes da época colonial.
Cabildo
Já do outro lado, está também El Cabildo, um edifício histórico que durante a época colonial foi sede da administração colonial espanhola e hoje serve como um museu dessa época, disponibilizando documentos, objetos e pinturas.
Outros Pontos Turísticos na Plaza de Mayo
Porém, a impressionante distribuição dos prédios não termina por aí, há também o Banco de La Nación Argentina, onde em outrora funcionava o Teatro Colón, o Edifício do Ministério de Economia de La Nación Argentina, e a Casa de La Cultura de La Ciudad.
Plaza de Mayo: proximidades
Perto dali, se encontra ainda o Café Tortoni, um dos mais emblemáticos cafés da cidade, inaugurado em 1858 para reunir as elites da cidade e que se tornou um grande e tradicional ponto turístico, destacando-se pela elegância e a sofisticada arquitetura.
Há também o início da Calle Florida, conhecida como a rua comercial mais importante da cidade, e o início da Calle Defensa, porta de entrada para o tradicional bairro de San Telmo, local onde acontecem todos os domingos a monumental Feira de artesanato de San Telmo.
Por último, a praça também é vizinha próxima do elegante bairro Puerto Madero, onde dentre outras coisas há a Puente de La Mujer, uma emblemática ponte giratória para pedestres criada pelo famoso arquiteto espanhol Santiago Calatrava, e que é dos exemplos da bela arquitetura da região, sendo bastante procurada por turistas todos os dias.
Dica Aguiar
Assim é fácil dizer que um passeio pela região da Plaza de Mayo é essencial para qualquer turista. Tranquilo e de fácil acesso, perfeito para tirar fotos, excelente local para aprender e conhecer um pouco da história da cidade e o que ela tem para oferecer. Não deixe de fora do seu roteiro!
Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.