Museu de Arte Hispanoamericano

Bairros de Buenos Aires: Conheça os 7 principais

Bairros de Buenos Aires: Conheça os 7 principais

Oficialmente, a cidade de Buenos Aires está dividida em 48 bairros. Alguns deles são os mais conhecidos pelos turistas devido à quantidade de atrativos que oferecem. Pensando nisso, separamos os 7 principais bairros da cidade para que você conheça e se programe. 

Bairros de Buenos Aires

Os bairros de Buenos Aires são muito diferentes um do outro. Cada um tem suas próprias características. Alguns são mais sofisticados e outros mais boêmios. Alguns são centenários e outros passaram a existir muito recentemente, como Puerto Madero.

Descubra a arquitetura dos bairros de Buenos Aires

Além disso, Buenos Aires possui várias áreas conhecidas por um determinado nome e que não são considerados bairros oficiais, como por exemplo o Microcentro. Conhecer as características de cada um vai te ajudar a escolher a hospedagem, os atrativos que quer conhecer e organizar o seu roteiro de forma mais objetiva.

Confira 12 dicas para programar melhor sua viagem para Buenos Aires

1 – La Boca

Vamos começar pelo bairro mais antigo da cidade e considerado o berço da história porteña. La Boca se tornou um grande ponto de referência cultural e artística, seja pelo tango ou por seus renomados pintores. O bairro abriga também dois dos principais pontos turísticos da cidade: o Caminito e La Bombonera. Devido à procura turística, há diversas lojas de roupas e presentes, cafés e restaurantes. Além disso, é um grande espaço para artistas exporem seus trabalhos, seja ele através do tango, da pintura ou do artesanato.

Conheça mais sobre La Boca nesse post

2 – Microcentro

O Microcentro (conhecido como Centro de Buenos Aires) trata-se de uma área de aproximadamente 60 quarteirões, informalmente delimitada por edifícios administrativos, governamentais, bancários, comerciais e históricos, indo desde a Avenida Córdoba até a Avenida de Mayo. Além dos hotéis, são poucos os edifícios residenciais pela área.

A região é caracterizada por ser o centro financeiro do país, reunindo as matrizes de diversos bancos e a bolsa de valores, em seus altos e belíssimos edifícios. Entre as centenas de maravilhosos edifícios que impressionam pela bela arquitetura europeia, encontram-se também vários pontos turísticos. Como exemplos, as avenidas Corrientes e 9 de Júlio, o Obelisco e a Plaza de Mayo.

3 – Recoleta

Em Recoleta, a arquitetura e a boa gastronomia chamam a atenção. Bem localizado, é um dos bairros favoritos dos turistas para se hospedarem, uma vez que oferece de tudo. Além de ser seguro e de fácil acesso a outros pontos da cidade. É também uma região repleta de importantes e emblemáticos pontos turísticos, cultura e áreas verdes, tornando um bairro um dos lugares mais agradáveis e interessantes para se visitar em Buenos Aires.

Nele você conhecerá a Flor Metálica, a Faculdade de Direito e o Cemitério da Recoleta, o mais famoso e mais visitado da cidade, conhecido por seus numerosos e imponentes mausoléus. Além disso, o bairro também é repleto de cultura e abriga os principais museus da cidade, como o Museu de Belas Artes, além da maravilhosa livraria El Ateneo e a Biblioteca Nacional. Seu polo gastronômico também se destaca, sendo um dos principais da cidade.

Série dos bairros: Roteiro por Recoleta

4 – Retiro

O bairro Retiro está muito bem localizado, entre o Microcentro e Recoleta. Conta com amplas praças e áreas verdes, além de residências e hotéis luxuosos, fazendo com que Retiro seja, sem dúvidas, uma das regiões mais elegantes de Buenos Aires. Um dos seus principais atrativos é a Plaza General San Martín, principal espaço verde no bairro e cercada de elegantes edifícios. Ali também encontramos palácios luxuosos com visitas guiadas e excelentes opções gastronômicas. 

5 – Palermo

Palermo é o maior bairro de Buenos Aires. Ele é dividido em outros diversos sub-bairros como Palermo Hollywood, Palermo Soho, Palermo Viejo, Palermo Chico, Palermo Botânico, Las Cañitas e muitos outros menos formais. Todos eles, em conjunto, reúnem os melhores restaurantes, bares, baladas, casas de shows, teatros, que fazem da região o maior polo gastronômico, cultural e artístico da Argentina.

Sub-bairros de Palermo: descubra os segredos de cada um

No bairro encontramos o parque 3 de Febrero, mais conhecido como Bosques de Palermo, o maior e mais belo espaço verde da cidade com mais de 80 hectares, sendo o coração e pulmão do bairro. A área conta com outros grandes pontos turísticos da cidade, como o Rosedal, o Jardim Japonês, o Planetário e o Jardim Botânico.

Série dos bairros: Roteiro por Palermo

6 – San Telmo

San Telmo é a região que mais preserva a tradição e a cultura portenha em toda a cidade, tornando-se o lugar principal da vida artística e boêmia de Buenos Aires. Com um forte polo gastronômico, podemos achar boa culinária para todos os gostos e estilos e de todos os cantos do mundo.

Outra forte característica de San Telmo é o seu movimento artístico. Vale ainda destacar as inúmeras livrarias, sebos, lojas de discos, antiguidades e raridades espalhadas pelo bairro. Aos domingos acontece a famosa Feira de San Telmo. Destaque ainda para o Monumento Mafalda, o Mercado de San Telmo e o circuito boêmio e gastronômico.

Série dos bairros: Roteiro por San Telmo

7 – Puerto Madero

Puerto Madero é conhecido como um dos mais modernos e elegantes bairros de Buenos Aires, recebendo centenas de turistas diariamente. Após um gigantesco projeto e um superinvestimento, o bairro foi tomando sua forma atual. Em menos de duas décadas, o bairro Puerto Madero se transformou por completo, não à toa que está na lista dos projetos de renovação mais bem sucedidos do mundo. Destaque para a Puente de La Mujer, Reserva Ecológica, Cassino de Puerto Madero e Madero Tango.

Série dos bairros: Roteiro por Puerto Madero

Bônus: outros bairros

Apesar de serem bairros menos conhecidos dos turistas, Chacarita, Colegiales, Villa Crespo e Caballito são bastante frequentados por moradores locais devido aos seus parques, à sua excelente oferta gastronômica e por serem importantes circuitos culturais e artísticos da cidade. A cidade também conta com outros bairros menos conhecidos e outros escondidos que valem a visita. Confira mais detalhes nos posts a seguir.

Os bairros menos conhecidos de Buenos Aires que valem uma visita

Bairros escondidos de Buenos Aires: para sair do óbvio

Dica Aguiar

Agora que você já sabe mais sobre os bairros de Buenos Aires, que tal planejar os passeios na cidade? A Aguiar, claro, tem as melhores experiências. Para saber mais detalhes dos serviços oferecidos, como datas, horários e valores promocionais, entre em contato através do nosso WhatsApp clicando AQUI. Ele funciona de segunda a sábado, das 8h30 às 20h30, com atendimento 100% em português.

Confira agora os passeios e shows de tango promocionais da Aguiar

Aguiar

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos acompanhar nosso blog onde encontrará dicas, lista de restaurantes, hoteis e muitos passeios. E não deixe de nos SEGUIR NO INSTAGRAM para ver nossos posts diretamente de Buenos Aires.

Posts relacionados
Passeios em oferta
Dicas de Buenos Aires
Roteiros digitais
Tem alguma dúvida?
Contact Form Demo
Luana Pereira
Carioca da gema, tricolor. Ama o Rio, samba, praia, dançar, música e viajar. Ama Buenos Aires e, hoje, não vive mais sem vinho argentino, asado e uma boa provoleta. Tem como meta de vida seguir conhecendo o mundo. Coordena a equipe de comunicação da Aguiar e assina os principais posts do blog.
Compartilhe!
Segue a gente!