Buenos Aires é uma capital repleta de atrativos, passeios e onde o turismo é bem visado e explorado devido à grande demanda de pontos turísticos e um dos seus principais atrativos e é claro um dos mais convidativos são os seus belíssimos bairros. Oficialmente a cidade de Buenos Aires está dividida em 48 bairros.

Bairros de Buenos Aires: conheça os 7 principais

Os bairros de Buenos Aires são sempre muito diferentes um do outro. Alguns são centenários, outros existem já faz algumas décadas e outros foram definidos muito recentemente, como é o caso de Puerto Madero. Além disso, Buenos Aires possui várias áreas que são conhecidas por um determinado nome e que não são bairros oficialmente, como é o caso do Microcentro.

Bairros de Buenos Aires: La Boca

Nós já contamos tudinho aqui nesse post, mas que tal uma resumida? O bairro La Boca é o bairro mais antigo da cidade, considerado o berço da história porteña. Originou-se a partir da construção de um porto no Rio de La Plata, e foi o lar de diversos imigrantes que vinham para a cidade em busca de uma nova vida e trabalho. Os imigrantes, em sua maioria europeus, construíram os famosos “Conventillos”, um tipo de moradia coletiva, construída com madeira e ferro onde cada quarto era alugado por uma família diferente.

Essas casas, hoje mantidas e preservadas como identidade do bairro, eram pintadas com restos de tintas que chegavam junto com os navios, e por isso tinham o aspecto variado de cores. Além disso, com o passar dos anos, o bairro se tornou um grande ponto de referência cultural e artística, pelo tango e renomados pintores.

caminito

O bairro abriga um dos principais pontos turísticos da cidade, o Caminito, hoje em dia um museu a céu aberto, de grande valor cultural e turístico, principalmente pela influência do tango. O trajeto do Caminito atrai centenas de turistas do mundo inteiro todos os dias, curiosos para conhecer melhor a história do lugar e ter a oportunidade de tirar algumas fotos.

Devido à procura turística, há diversas lojas de roupas e presentes, cafés e restaurantes. Além disso, é um grande espaço para artistas exporem seus trabalhos, seja ele através do tango, da pintura ou do artesanato.

O QUE FAZER NO CAMINITO

O bairro de caráter simples, formado de operários e outros trabalhadores, tornou-se a casa principalmente de imigrantes genoveses, que criaram a maior rivalidade esportiva do país, e uma das maiores do mundo: os times de futebol Boca Juniors e River Plate. Devido às disputas territoriais, o River Plate foi obrigado a se mudar do bairro, fazendo de Nuñez sua nova residência, deixando dessa forma o Bairro La Boca como bairro-lar apenas do Boca Juniors e seu famoso estádio La Bombonera.

Neste post completo você terá maiores informações sobre o bairro

Bairros de Buenos Aires: Microcentro

O Microcentro (conhecido como Centro de Buenos Aires) trata-se de uma área de aproximadamente 60 quarteirões, informalmente delimitada por edifícios administrativos, governamentais, bancários, comerciais e históricos, indo desde a Avenida Córdoba até a Avenida de Mayo. Por não existir uma delimitação exata, a área conhecida como Microcentro na verdade faz parte de outros dois bairros: San Nicolás e Montserrat.

Além dos hotéis, são poucos os edifícios residenciais pela área. Caracterizada por ser o centro financeiro do país, reunindo as matrizes de diversos bancos e a bolsa de valores, em seus altos e belíssimos edifícios. Por ali, circulam caoticamente, assim como em todos os centros urbanos, cerca de quatro milhões de pessoas todos os dias durante o horário comercial, incluindo, é claro, turistas de todas as partes do mundo.

Entre as centenas de maravilhosos edifícios que impressionam pela bela arquitetura europeia, encontram-se também vários pontos turísticos. Como exemplos, as avenidas Corrientes e 9 de Júlio, o Obelisco e a Plaza de Mayo. A praça é cercada por diversos edifícios históricos e governamentais e há anos se converteu em um palco de manifestações políticas e o lugar de reunião de mães que reivindicam o desaparecimento de seus filhos durante o processo militar, além da Catedral de Buenos Aires.

Veja o post completo sobre o Microcentro

Bairros de Buenos Aires: Recoleta

O Bairro da Recoleta, localizado na região ao Norte da capital é um dos bairros de Buenos Aires mais sofisticado e de amplo interesse arquitetônico, histórico, turístico e cultural. O bairro, em sua maior parte residencial, ainda hoje representa características aristocratas, copiando modelos arquitetônicos europeus, principalmente o francês. Contudo, é também uma região repleta de importantes e emblemáticos pontos turísticos da cidade, cultura e áreas verdes, tornando um bairro um dos lugares mais agradáveis, chamativos e interessantes para se visitar em Buenos Aires.

Nele você conhecerá a Flor Metálica, a Faculdade de Direito,o Cemitério da Recoleta, o mais famoso e mais visitado da cidade, conhecido por seus numerosos e imponentes mausoléus, abrigando diversas figuras importantes do país, entre presidentes, políticos, escritores e até Eva Perón, um dos mais procurados. Além disso, o bairro também é repleto de cultura e abriga os principais museus da cidade, além da maravilhosa livraria El Ateneo e a Biblioteca Nacional. Seu polo gastronômico se destaca sendo um dos principais da cidade.

Aqui falamos mais sobre o bairro da Recoleta

Bairros de Buenos Aires: Retiro

O bairro Retiro é belíssimo e agradável, com amplas praças e áreas verdes, residências e hotéis luxuosos, modernos e imponentes construções de enorme valor arquitetônico, comercial e turístico, fazendo com que Retiro seja, sem dúvidas, um dos bairros mais elegantes de Buenos Aires. Um dos atrativos do bairro é a Plaza General San Martín. Atualmente declarada como Lugar Histórico Nacional, devido a sua forte presença na história da cidade, desde a época da Plaza de Toros, local onde aconteciam as touradas.

A praça é o principal espaço verde no bairro Retiro, cercada de elegantes edifícios, e também é espaço para vários monumentos e esculturas famosas da cidade.

O bairro se caracteriza por possuir a Estación Retiro, uma das estações de trens da cidade. Lá, movimenta grande número de pessoas diariamente para ir às outras pequenas, belas e agradáveis cidades fora da capital, como Tigre e San Isidro. Um dos principais pontos visitados do bairro é a  Calle Florida, famosa por atrair turistas de todos os lugares. Seu trajeto é extenso, iniciando-se no bairro Retiro e indo até a área delimitada de Microcentro.

Não é necessariamente um ponto turístico, mas é considerada a rua comercial mais importante da cidade. Na rua, destinada somente para pedestres, é possível encontrar de quase tudo, desde roupas, calçados, eletrônicos, doces e vinhos.

Conheça mais sobre Retiro aqui neste post

Bairros de Buenos Aires: Palermo

O bairro de Palermo é o maior bairro de Buenos Aires. Conta com aproximadamente 16 km² de extensão. O bairro é dividido em outros diversos sub-bairros como Palermo Hollywood, Palermo Soho, Palermo Viejo, Palermo Chico, Palermo Botânico, Las Cañitas e muitos outros menos formais. Todos eles em conjunto reúnem os melhores restaurantes, bares, baladas, casas de shows, teatros, museus, que fazem de Palermo o maior pólo gastronômico, cultural e artístico da Argentina.

O bairro iniciou-se com a construção e inauguração do parque 3 de Febrero, mais conhecido como Bosques de Palermo, o maior e mais belo espaço verde da cidade com mais de 80 hectares, sendo o coração e pulmão do bairro. Pouco depois foi inaugurado também o Jardim Botânico e Jardim Zoológico, também bem próximos da região. Atualmente a área ainda conta com outros grandes pontos turísticos da cidade, como o Rosedal, Jardim Japonês, o Planetário e o Hipódromo Argentino de Palermo.

Bairros de Buenos Aires: San Telmo

San Telmo é um dos bairros de Buenos Aires que mais preserva a tradição e a cultura portenha em toda a cidade, tornando-se o lugar principal da vida artística e boêmia de Buenos Aires, além disso, é um dos mais antigos da cidade. Foi cuidadosamente conservado e desde então se firmou como um dos lugares mais interessantes da cidade, para quem quer visitar ou morar. San Telmo é bastante conhecido, e visitado, por sua incrível gastronomia.

Ao longo de sua extensão, são centenas de restaurantes, das mais tradicionais casas de parrillas de clássica decoração portenha, até os elegantes e modernos restaurantes, sendo possível achar boa culinária para todos os gostos e estilos, de todos os cantos do mundo.

Além disso, há também uma grande concentração de tradicionais cafeterias de esquina, onde até hoje moradores sentam para tomar um bom café e escutar tango. Outra forte característica do bairro é o movimento e circuito artístico. Tem de tudo um pouco: pintores que se inspiram na delicada e bela arquitetura do bairro, músicos que respiram a tradição boêmia do tango e da música contemporânea, artistas de marionete que contam histórias folclóricas, além de outros vários artistas de rua que estão sempre lá dando ao bairro novas cores e sons.

Vale ainda destacar as inúmeras livrarias, sebos, lojas de discos, antiguidades e raridades espalhadas pelo bairro. Aos domingos acontece a famosa Feira de San Telmo, com quase um quilômetro de extensão que expõe artesanato, roupas, souvenires, artes, livros, comidas típicas, couros, além dos próprios artistas de rua e música ao vivo. Destaque ainda para o Monumento Mafalda, Paseo de La Historieta, Mercado de San Telmo e circuito boêmio e gastronômico.

Veja aqui o post que fizemos exclusivamente sobre San Telmo

Bairros de Buenos Aires: Puerto Madero

Puerto Madero é conhecido como um dos mais modernos, elegantes e chamativos de Buenos Aires, recebendo centenas de turistas diariamente. Entretanto, a história da região se arrastou por quase 100 anos até ser o que é hoje. Após longas e sucessivas propostas de reurbanização, o governo recebeu auxílio de Barcelona para revitalizar o bairro.

E após um gigantesco projeto e um superinvestimento, o bairro foi tomando sua forma atual. Avenidas e ruas foram abertas, parques foram projetados, monumentos foram criados, lotes foram reaproveitados para construção de residências, edifícios comerciais, universidades, hotéis de luxo, restaurantes, centros culturais, teatros, cinemas e muito mais.

Em menos de duas décadas o bairro Puerto Madero se transformou por completo, não é atoa que está na lista dos projetos de renovação mais bem sucedidos do mundo. O belíssimo bairro é hoje não só um dos maiores pontos turísticos da cidade, mas também o de maior interesse imobiliário, tornando-o o bairro mais caro e mais exclusivo de Buenos Aires. Destaque para a Puente de La Mujer, Reserva Ecológica, Cassino de Puerto Madero e Madero Tango.

Neste post te damos informações sobre o Bairro de Puerto Madero

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.

Tem alguma dúvida?

Mês da viagem

Nome

Email

Duvida

Deseja receber nossas ofertas?